Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

10 biografias de grandes nomes da tecnologia

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Setembro de 2023 às 17h00

Link copiado!

Reprodução/Editora Intrínseca
Reprodução/Editora Intrínseca

Além de saber a história de muitas empresas e produtos famosos do mundo da tecnologia, também é interessante conhecer as pesoas por trás desses feitos. Há uma variedade de biografias disponíveis sobre as personalidades — controversas ou nem tanto — ­responsáveis por produtos e sistemas inovadores que marcam gerações.

10 biografias famosas de grandes nomes da tecnologia

O Canaltech separou 10 obras interessantes sobre a vida e as criações de alguns dos principais nomes do mercado de tecnologia. Os livros são listados em ordem cronológica de lançamento:

1. Weaving the Web: The Original Design and Ultimate Destiny of the World Wide Web (1999)

O primeiro livro não é exatamente uma autobiografia, mas sim a visão de Tim Berners-Lee sobre a criação da Rede Mundial de Computadores. A obra aborda todo o processo de criação e as motivações desde a década de 1980 até o lançamento da WWW em 1991.

Além da história por trás da criação, também é possível acompanhar algumas das visões de Berners-Lee para o futuro da internet. Como o livro é de 1999, é uma opção interessante para conferir o recorte histórico da época e as previsões feitas. Infelizmente nunca houve uma versão brasileira desta obra.

2. Só Por Prazer - Linux, Os Bastidores Da Sua Criação (2001)

Só Por Prazer - Linux, Os Bastidores Da Sua Criação é a autobiografia de Linus Torvalds, criador do sistema operacional Linux. O responsável por liderar um projeto capaz de revolucionar o uso de ferramentas de código-aberto conta todos os bastidores do processo, além de boas pinceladas sobre a vida pessoal dessa figura quase sempre avessa à exposição.

O livro foi disponibilizado no Brasil pela editora Campus, com tradução de Flavia Beatriz Rossler. No entanto, a obra está fora de estoque nas livrarias brasileiras ­— então, fica a dica de tentar garimpá-lo em algum sebo.

3. iWoz: A verdadeira história da Apple segundo seu cofundador (2006)

Steve Wozniak é cofundador da Apple e ajudou a desenvolver os primeiros computadores da Maçã. em iWoz: A verdadeira história da Apple segundo seu cofundador, escrito em conjunto com Gina Smith, ele conta a sua própria versão da história da empresa — quase uma “biografia da Apple”, com vários relatos de bastidores e uma abordagem divertida.

A obra já foi um best seller pelo The New York Times e ganhou uma versão em português pela editora Évora, com tradução de Ethevaldo Siqueira.

4. Grace Hopper and the Invention of the Information Age (2009)

Grace Hopper tem uma das histórias mais incríveis na computação. Em meio a um segmento dominado por homens, a analista de sistemas superou problemas pessoais e se tornou uma das pioneiras das linguagens de programação, no que ajudou a moldar a era da informação e criar a base para o desenvolvimento de computadores nas décadas seguintes.

A biografia Grace Hopper and the Invention of the Information Age, escrita por Kurt W. Beyer, traz vários detalhes inéditos nos âmbitos profissional e pessoal de Hopper. O livro, no entanto, não possui versão em português brasileiro.

5. Steve Jobs (2011)

A biografia Steve Jobs, escrita por Walter Isaacson, é um dos registros mais completos sobre a vida do ex-CEO da Apple e uma das figuras mais importantes da tecnologia no século 21. A versão brasileira é publicada pela editora Intrínseca, com tradução de Rogério W. Galindo.

O livro conta com diversas entrevistas com Jobs e pessoas próximas a ele. Lançado apenas algumas semanas após a morte do co-fundador da Maçã, a obra vendeu mais de três milhões de cópias nos Estados Unidos, segundo o New York Times, e ainda serviu de inspiração para o filme biográfico Steve Jobs, de 2015.

6. A loja de tudo: Jeff Bezos e a era da Amazon (2014)

A obra A loja de tudo: Jeff Bezos e a era da Amazon cruza os caminhos da vida de Jeff Bezos e da evolução da Amazon, que começou apenas como uma loja de livros e expandiu os serviços até virar uma gigante do varejo mundial. É uma obra interessante para conferir toda a evolução da empresa e as estratégias usadas pelo CEO.

A obra é escrita pelo jornalista Brad Stone, traduzida para a versão brasileira por Andrea Gottlieb de Castro Neves e publicada por aqui pela editora Intrínseca. Para conhecer a história, o autor entrevistou funcionários, executivos, familiares e amigos próximos de Jeff Bezos.

7. Os Inovadores - Uma Biografia da Revolução Digital (2014)

Apenas uma biografia não é suficiente para resumir décadas de história da computação e da tecnologia, por isso o biógrafo Walter Isaacson publicou Os Inovadores - Uma Biografia da Revolução Digital para contar a história de algumas das figuras mais importantes de todo o processo.

O livro conta com histórias da primeira programadora de todos os tempos, Ada Lovelace, do de um dos pioneiros da ciência da computação, Alan Turing, e passa para nomes mais recentes, como o fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, o fundador da Microsoft, Bill Gates, e os cofundadores da Apple já mencionados anteriormente, Scott Wozniak e Steve Jobs.

No Brasil, a obra foi lançada pela editora Companhia das Letras com tradução de Renata Guerra.

8. A Única Mulher (2019)

A Única Mulher, de Marie Benedict, na verdade é um romance: a obra é inspirada na vida de Hedy Lamar, atriz de cinema que escapa da Áustria durante a Segunda Guerra Mundial, constrói uma carreira em Hollywood e cria um sistema de comunicação sem fio que serviu como base para tecnologias de telefonia móvel, GPS e Wi-Fi.

Apesar de não ser uma obra documental, o texto permite saber mais sobre uma das figuras mais importantes no processo de moldar elementos que são a de algumas das principais tecnologias da atualidade, especialmente durante um contexto de guerra. A versão brasileira é publicada pela editora Planeta.

9. A regra é não ter regras: A Netflix e a cultura da reinvenção (2020)

Como a Netflix saltou de um serviço de locação de DVDs para uma gigante do streaming e do audiovisual mundial? Essa pergunta pode ser respondida em detalhes pelo próprio CEO da empresa, Reed Hastings, no livro A regra é não ter regras: A Netflix e a cultura da reinvenção.

Escrito em conjunto com a autora Erin Meyer, o livro reúne entrevistas com funcionários da Netflix ao longo dos anos, combinadas com opiniões do próprio CEO. A versão brasileira foi lançada pela editora Intrínseca com tradução de Alexandre Raposo.

10. Elon Musk (2023)

Goste dele ou não, fato é que Elon Musk é uma das personalidades mais intrigantes da tecnologia nos últimos anos. O dono da Tesla e da SpaceX já fez propostas ambiciosas para chegar a Marte e recentemente fica nos holofotes por causa das medidas adotadas no X (antigo Twitter) após a compra da rede social.

A biografia Elon Musk, escrita por Walter Isacsson — sua terceira obra na lista —, traz detalhes exclusivos desde a infância do bilionário até as investidas mais atuais no comando do Twitter, incluindo um relato sobre a mudança de servidores por conta própria que causou instabilidade na plataforma.

A versão brasileira foi lançada em setembro deste ano pela editora Intrínseca e tradução de Rogério W. Galindo.

Caso você prefira consumir os livros de forma digital, pode usar apps como Kindle e Google Play Livros.