SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Os 10 melhores apps para ler livros grátis

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Abril de 2022 às 17h30

Link copiado!

(Imagem: freestocks/Reprodução)
(Imagem: freestocks/Reprodução)

Se você deseja economizar nas suas leituras, que tal recorrer a um app para ler livros grátis? Por incrível que pareça, esse tipo de plataforma existe e é uma boa pedida para quem está com pouco dinheiro ou simplesmente não deseja investir em um livro específico. Além do benefício financeiro, essas plataformas ainda oferecem praticidade, já que os títulos são digitais.

1. Kindle

Continua após a publicidade

Quando o assunto é livro digital, a Amazon não pode ficar de fora. Além de ser uma referência na venda de livros e na idealização do Kindle, a empresa possui um aplicativo gratuito que permite ler conteúdos do catálogo. Entre best-sellers, livros estrangeiros e de escritores pequenos, os consumidores encontram muitos títulos gratuitos ou a preço de banana.

O aplicativo reúne, tal como uma estante virtual, todos os títulos adquiridos pelos usuários — inclusive por assinantes do Kindle Unlimited e do Amazon Prime. Outro trunfo do app é sincronizar arquivos salvos no Kindle, se o usuário tiver um. Isso inclui não apenas eBooks comprados na Amazon, mas também documentos salvos manualmente no dispositivo.

Além disso, é possível personalizar o tamanho e formato da letra, o layout, o brilho da página, o alinhamento e outras características visuais. Além desses recursos, que também estão presentes no Kindle, o usuário pode adicionar anotações à leitura.

Continua após a publicidade

2. Wattpad

Palco de muitas fanfics e criações que se transformaram em filmes da Netflix, o Wattpad é um app para ler livros grátis que merece a sua atenção. Alguns usuários realizam o upload de obras conhecidas na plataforma, mas o destaque são criações de escritores pequenos.

O leitor, aliás, é muito completo, com recursos para marcação de texto, compartilhamento de conteúdo e atenção especial à função para descoberta de novas obras. E, claro, além de ler qualquer produção do catálogo gratuitamente, você também pode publicar a sua obra sem custos.

Continua após a publicidade

3. Aldiko Book Reader

Com suporte para diferentes formatos, incluindo ePUB e PDF (inclusive com proteção DRM da Adobe), o Aldiko Book Reader é outro app para ler livros grátis. Além de possuir um catálogo próprio, a plataforma possui um ótimo gerenciador, que organiza seus livros de forma inteligente e automática. Além disso, há como pegar emprestado títulos de livrarias parceiras.

Continua após a publicidade

O sistema de leitura apresenta recursos avançados como marca-texto, dicionário, busca, compartilhamento e anotações. Você ainda pode configurar alguns recursos técnicos, como contraste e brilho da tela.

4. Kobo Books

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: gratuito com compras no aplicativo
Continua após a publicidade

Além de livros digitais, revistas e histórias em quadrinhos, o Kobo também oferece audiolivros. Infelizmente, a maioria do conteúdo é pago, mas é possível encontrar títulos gratuitos. Não há assinatura, a compra é feita individualmente e fica salva na sua conta.

Assim como no Wattpad, esse aplicativo permite visualizar avaliações e comentários de outros leitores, o que torna a experiência mais atrativa e dinâmica. Além disso, é possível personalizar a aparência das páginas.

5. Marvin

Continua após a publicidade
  • Compatibilidade:iOS (gratuito), iOS (pago)
  • Preço: gratuito

Diferente da maioria dos leitores digitais incluídos nesta lista, o Marvin não é o aplicativo de nenhuma loja em específico. Ele funciona, na verdade, como leitor e organizador da sua biblioteca. Em diferentes aplicativos, o serviço se divide em uma versão gratuita e outra paga de R$ 22,90 (que, obviamente, conta com recursos extras).

Com suporte para PDF (sem limitações DRM) e ePUB, ele aceita os principais formatos e garante a possibilidade de selecionar tamanho e tipo da fonte, cor do plano de fundo e controlar o brilho da tela. Permite ainda buscar por itens dentro do livro e definir gestos para acionar determinados recursos. Sistema de anotações, função marca-texto e compartilhamento também estão presentes.

Continua após a publicidade

6. Moon+ Reader

Leitor de e-books completo, o Moon+ Reader também não está vinculado a nenhuma loja e suporta uma gama variada de formatos. Você pode ler arquivos em TXT, HTML, ePUB, PDF, MOBI, UMD, FB2, CHM, CBR, CBZ, RAR, ZIP e OPDS. De documentos básicos até histórias em quadrinhos, a plataforma contempla quase tudo.

Assim como outras opções da lista, essa oferece inúmeras ferramentas para editar a aparência da página. O serviço é compatível apenas com Android e se divide em dois aplicativos, um gratuito e outro pago, que dispensa propagandas e oferece recursos adicionais.

Continua após a publicidade

7. EbookDroid

  • Compatibilidade: Android
  • Preço: gratuito

Outro aplicativo para ler livros grátis é o EbookDroid, também exclusivo para celulares com Android. Ainda que não ofereça um design muito moderno, o serviço cumpre o básico. Totalmente gratuito e sem anúncios, a experiência do usuário é tranquila e fluída. Grande parte dos formatos é aceita e, como nos demais casos, o usuário é servido com recursos de personalização da leitura. Há, contudo, um grande ponto negativo: o idioma principal é o inglês e, infelizmente, não há tradução para o nosso idioma.

Continua após a publicidade

8. Foxit PDF Editor

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: gratuito com compras dentro do app

Mais uma solução popular entre os leitores econômicos, o Foxit é uma mistura interessante de aplicativo de leitura e recursos para edição de PDF. Além das funções mais básicas, já citadas em outros aplicativos, o serviço oferece vantagens adicionais. Uma delas é a possibilidade de unir arquivos para a criação de um novo documento, adicionar áudio e vídeo em um PDF ou até mesmo digitalizar arquivos.

Continua após a publicidade

O download e uso do aplicativo são gratuitos. Mas, para acessar funcionalidades mais avançadas, como a junção de documentos em PDF, é necessário aderir ao plano de assinatura do Foxit. Infelizmente, para ler algum conteúdo, é preciso fazer o upload manual, já que não há catálogo.

9. FullReader

  • Compatibilidade: Android
  • Preço: gratuito

Conhecido originalmente pelo nome de FReader, o FullReader é um aplicativo para leitura bastante completo. Ele dá suporte a maioria dos formatos de arquivos de texto, alguns formatos comuns nas histórias em quadrinhos (como CBR e CBZ) e ainda executa arquivos em mp3. Portanto, além de livros digitais, a plataforma também pode abrigar audiolivros.

Além das ferramentas básicas de qualquer leitor de livros digitais, o FullReader oferece funções mais avançadas, como o backups automáticos para o Google Drive ou o Dropbox, modo noturno, além de um dicionário para tradução que dá suporte a dezenas de idiomas. O aplicativo é totalmente gratuito, mas há um campo para doações voluntárias que pode ser acessado direto pelo programa.

10. Apple Books

  • Compatibilidade: iOS
  • Preço: gratuito

Em determinados momentos, a melhor opção é aquela mais óbvia, e se o que você quer fazer é ler livros digitais no seu iPad ou iPhone, o Apple Books (ou apenas "Livros") pode ser a saída ideal. Com um design bonito, leve, simples de entender e extremamente funcional como só a Apple sabe fazer, o Books possui um catálogo amplo. É possível garimpar diversos títulos gratuitos ou em oferta, mas a maioria dos conteúdos é pago.

Talvez a plataforma ofereça uma das melhores interfaces dessa lista, junto a uma experiência fluída e agradável. Como de praxe, é possível personalizar a exibição das páginas, marcar trechos e recorrer a outras ferramentas básicas. O Apple Books já vem instalado de fábrica em todos os iPhones e iPads da fabricante, mas se você deletou o programa do seu dispositivo é possível baixá-lo novamente na App Store de maneira gratuita.

Esses são apenas alguns aplicativos para ler livros grátis. Além deles, você pode recorrer a sites que fornecem títulos sem nenhum custo. Claro que muitos deles violam os direitos autorais e a intenção não é incentivar essa prática. Com sorte e paciência, é possível encontrar soluções satisfatórias e que respeitem a legislação atual.