Publicidade

Chegada do Linux 5.12 deve atrasar, acredita Linus Torvalds

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Março de 2021 às 16h50

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

Linus Torvalds demonstrou sua preocupação de que o trabalho na versão 5.12 do kernel do Linux possa atrasar mais do que o esperado. Em seu relatório semanal, o “Pai do Linux” anunciou que a versão candidata à final RC5 (Release Candidate 5) é maior que a média para o atual estágio de desenvolvimento, mas que, se o ritmo se mantiver, será necessária uma semana extra de testes e o lançamento de um oitavo Release Candidate antes do Linux 5.12.

Torvalds culpou as dificuldades com drivers, especialmente os de GPU e rede, para o possível atraso. A maioria dos ajustes feitos na quinta versão de testes foram desses componentes, responsáveis por controlar funções cruciais nos computadores, mas também houve correções menores no Arch, no sistema de arquivos, no SELinux, perf e na documentação.

Continua após a publicidade

Segundo o desenvolvedor, a io_uring — interface de kernel para realização de operações mais rápidas e mais eficientes — continua a apresentar problemas, especialmente devido a correções de manipulação de sinal. “Removemos uma boa quantidade de problemas, mas o momento certamente não é bom”, acrescentou Torvalds.

“Então, novamente, não é nada realmente assustador, apenas um pouco mais [de problemas] do que eu gostaria de ter em um RC5”, finalizou o especialista.

Se for necessário o lançamento da RC8, o novo kernel do Linux pode ficar pronto só no final de abril.

Lançamentos semanais

Continua após a publicidade

Desde o início do mês, Torvalds e desenvolvedores parceiros de todo o mundo estão trabalhando em correções do kernel 5.12 do Linux. Toda semana, eles liberam uma nova versão de testes e fazem correções para as falhas encontradas na anterior.

Em razão disso, os lançamentos RC não são recomendados para usuários comuns e muito menos para máquinas de produção. A RC1, por exemplo, continha um bug que poderia comprometer todo o sistema, por conta de problemas com arquivos swaps. O kernel, ao tentar despejar o conteúdo da memória neste tipo de arquivo, acabava jogando em outras partes aleatórias do mesmo disco, o que levava a sobreposição de dados existentes e de metadados que poderiam comprometer todo o drive.

A janela de mesclagem do Linux 5.12 não foi a maior dos últimos tempos, com cerca de 508 mil linhas de código adicionadas e 312 mil linhas de código removidas, o que resultou em um saldo positivo de 196 mil linhas. Para se ter uma ideia, o kernel 5.11 teve 596 mil linhas adicionadas e o 5.10 teve um saldo de 284 mil novas linhas.

Continua após a publicidade

É usuário do Linux? O que acha da possibilidade de um novo possível adiamento? Deixe sua opinião.

Fonte: Linus Torvalds