Elementary OS 6 é liberado com tema escuro, suporte a gestos e mais; confira

Elementary OS 6 é liberado com tema escuro, suporte a gestos e mais; confira

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 12 de Agosto de 2021 às 11h48
Igor Almenara/Canaltech

Desde a última terça-feira (10), a atualização do elementary OS 6 Odin já está disponível para download. Caracterizada como “a maior atualização da plataforma” pelos seus desenvolvedores, a distribuição Linux personalizada baseada no Ubuntu focou seus esforços no retrabalho da interface, em suporte aprimorado para gestos em touchpads e em um novo padrão para a loja de apps.

Primeiro, as mudanças visuais: o elementary OS finalmente recebeu suporte ao tema escuro nas aplicações nativas. A opção foi inserida no menu "Aparência" e, basicamente, deixa um tom de cinza escuro em vários elementos da interface, em especial janelas e programas padrões do sistema operacional.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Para combinar, o usuário pode escolher opções de cor de destaque para o sistema. A paleta afetará o tom que compõe elementos secundários, como botões e interruptores, então é mais como um toque final para combinar com um bom papel de parede.

Gestos mais inteligentes

O toque múltiplo no touchpad agora leva a resultados diferentes. Arrastar com três dedos no sensor abre a visualização de todas as janelas e, quando desliza o trio para os lados, o usuário alterna entre ambientes de trabalho.

Toques de dois dedos também foram embarcados com mais capacidades em apps. No balão de notificações, por exemplo, arrastar com dois dedos exclui mensagens visualizadas, enquanto na loja de aplicativos nativa AppCenter, passa entre capturas de tela disponíveis para divulgação.

AppCenter recheado com Flatpak

O meio mais simples para se baixar programas no elementary OS é o AppCenter e, agora, tudo que está disponível por lá se encontra no formato Flatpak. Trata-se de um contêiner que mantém softwares isolados e sua adição proporciona maior segurança e privacidade aos utilizadores, já dificulta que um aplicativo bisbilhote a atividade do computador.

A loja nativa é o caminho mais rápido para se baixar aplicativos novos (Imagem: Reprodução/elementary)

Novidades nos apps nativos

A primeira e talvez maior das novidades em softwares nativos é o novo programa Tasks, que serve para gerenciar tarefas diárias dos utilizadores. Ainda que outros programas concorrentes realizem o mesmo, inclusive direto da web, ter o programa instalado por padrão garante uma agenda de lembretes sempre à mão e bem integrada com o restante do sistema.

O Tasks pode ajudar a vida dos usuários com a rotina muito lotada (ou com uma memória não muito confiável) (Imagem: Reprodução/elementary)

Quem também recebeu alterações foram os apps Camera (com interface retrabalhada e novos recursos) e Mail, reconstruído sobre novo código, mas com as mesmas funcionalidades.

Fora isso, alguns complementos foram adicionados em cantos menos evidentes. O menu de contexto (botão direito do mouse) agora oferece um atalho para tira print, o painel de energia mostra a carga de periféricos conectados ao computador e o Files, o explorador de arquivos do elementary, agora tem uma coluna lateral para adicionar pastas favoritas.

A coluna lateral permite colocar pastas em destaque para acesso rápido, mas ainda não suporta a cópia de arquivos com "arrasta e solta" (Imagem: Reprodução/elementary)

A atualização está disponível para todos e a distribuição adota o sistema “pague o quanto quiser” — que vai de gratuito ao infinito. O download pode ser feito diretamente ou por torrent a partir do site oficial do elementary OS.

Fonte: elementary (1, 2)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.