Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Justiça francesa acusa Google e Apple por práticas comerciais abusivas

Por| 14 de Março de 2018 às 16h05

Link copiado!

Justiça francesa acusa Google e Apple por práticas comerciais abusivas
Justiça francesa acusa Google e Apple por práticas comerciais abusivas
Tudo sobre Apple

A Justiça da França recebeu uma ação contra a Apple e a Google. De acordo com o processo legal, ambas as empresas são acusadas de práticas comerciais abusivas, devido às relações que suas lojas de aplicativos, App Store e Google Play, respectivamente, mantêm com os desenvolvedores.

Três objeções foram levadas à côrte:

  1. Não há possibilidade de negociação quanto às comissões repassadas aos desenvolvedores de aplicativos, uma vez que as lojas definem os valores;
  2. Os termos dos contratos também não estão abertos a negociações, o que pode ser visto como uma forma de imposição unilateral; e
  3. Esses termos de contrato são modificados pelas empresas sem avisos prévios e de forma a resguardar os interesses das empresas.

Bruno Le Maire, Ministro das Finanças da França, comentou o caso: "Poderosas como são, a Google e a Apple não deveriam tratar as nossas startups e nossos desenvolvedores da forma que atualmente fazem". Durante a mesma entrevista, concedida à Reuters, Le Maire também disse que espera que "a União Europeia feche buracos em sua política de impostos que beneficiam Google, Apple, Facebook e Amazon", já no início de 2019. Segundo o ministro, sanções devem ser aplicadas, resultando em milhões de euros devidos pelas gigantes da tecnologia.

Continua após a publicidade

A União Europeia determinou como ilegal a isenção que alguns países do continente haviam concedido a empresas de tecnologia, como a Irlanda que perdoou mais de 13 bilhões de euros em impostos devidos pela Apple. Tanto o país quanto a empresa tentam recorrer na justiça europeia contra a decisão.

Fonte: 9to5mac