Durante audiência no Congresso dos EUA, Amazon é comparada com drogas
Por Stephanie Kohn | •

Nesta quarta-feira (29), durante audiência no Subcomitê do Poder Judiciário do Senado dos EUA em Política Antitruste, Política de Concorrência e Direitos do Consumidor (House Judiciary Antitrust Subcommittee), Jeff Bezos, CEO da Amazon, passou por momentos de tensão.
- Em audiência no Congresso dos EUA, Sundar Pichai é atacado logo na 1ª pergunta
- Em depoimento ao Congresso dos EUA, Tim Cook ressalta "mediocridade" da Apple
Representantes democratas do comitê,que está investigando as quatro principais empresas de tecnologia do mundo - Google, Apple, Amazon e Facebook -, forçaram o executivo a ouvir histórias de pequenos comerciantes que foram "esmagados" pela dominância da Amazon.
David Cicilline, um dos membros do comitê, recontou a jornada de um vendedor que ia muito bem na plataforma de Bezos até que a Amazon resolveu vender uma cópia de seu produto por um preço menor. A história em questão, segundo o democrata, é comum entre os comerciantes, que alegam que a Amazon é "grande demais para ser ignorada" e até os concorrentes precisam operar dentro do seu ecossistema.
"Nós chamamos a Amazon de heroína", disse Cicilline ao citar um dos vendedores entrevistados. Isso porque a varejista atua como uma droga que, no início é muito boa, mas depois gera uma dependência horrível.
Outro momento de bastante inquietação foi a apresentação de um vídeo que mostrava um vendedor de livros que alegou ter sido retirado da Amazon sem qualquer explicação e que suplicou por ajuda. Lucy McBath, outro membro do comitê, pediu explicações ao CEO: "Sr. Bezos, vou finalizar minha parte dando ao livreiro a oportunidade de finalmente ser ouvido por você", disse.
O fundador da Amazon, por sua vez, foi firme ao dizer que histórias isoladas não representam a imagem completa do relacionamento da companhia com os demais varejistas. "Eu não aceito a premissa do seu comentário. Não é assim que operamos nossos negócios", falou.
O depoimento chamou atenção mais pelo CEO do que pelo teor da conversa. Bezos, diferente de seus colegas que também participaram da audiência, como Mark Zuckerberg, por exemplo, nunca tinha enfrentado o Congresso antes.
Vale mencionar que, enquanto Bezos estava na audiência, as ações da Amazon subiam mais de 1% e fecharam o dia na Nasdaq em US$ 3.033,53.
Fonte: FastCompany