Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

FBI inicia buscas na casa do responsável pelo vazamento de informações do PRISMA

Por| 11 de Junho de 2013 às 11h45

Link copiado!

FBI inicia buscas na casa do responsável pelo vazamento de informações do PRISMA
FBI inicia buscas na casa do responsável pelo vazamento de informações do PRISMA

O FBI iniciou nesta segunda-feira (10) uma série de investigações, incluindo buscas na casa de Edward Snowden, 29 anos, que assumiu ter sido o responsável pelo vazamento de dados confidenciais do governo dos Estados Unidos sobre a operação PRISMA. O programa coleta dados eletrônicos e telefônicos de milhares de pessoas ao redor do mundo, e os documentos que vieram à tona indicam que o governo norte-americano tem acesso aos servidores das principais empresas de tecnologia do mundo como Google, Facebook, Microsoft, Apple entre outras.

Informações extraoficiais indicam que o FBI começou a sua busca por Snowden vasculhando seu computador no Havaí e interrogrando sua mãe, pai e namorada, e tudo isso enquanto o presidente Barack Obama e a Agência Nacional de Segurança se mantinham em silêncio sobre o caso. A CIA, por sua vez, busca determinar a real localização de Snowden, que está asilado em Hong Kong, na China.

Até a manhã de ontem (10), Snowden encontrava-se hospedado no Mira Hotel no centro de Hong Kong, de onde concedeu uma entrevista ao The Guardian afirmando a autoria dos vazamentos. Mas, desde então, as autoridades desconhecem seu paradeiro e para levá-lo a julgamento, o governo norte-americano já iniciou um inquérito policial e começou a pressionar alas políticas para a sua extradição. O ex-técnico da terceirizada que presta serviços ao Pentágono poderá entrar com pedido de asilo em Hong Kong, mas isto seria arriscado já que os EUA têm acordos de extradição com o país asiático. E a Islândia também poderá ser uma opção para Snowden fugir do julgamento em seu país de origem, mas para conseguir o asilo ele deverá se dirigir até lá.

"Se Snowden é realmente a fonte, o governo deve processá-lo com toda a força da lei e começar o procedimento de extradição o quanto antes. Os Estados Unidos devem deixar claro que nenhum país deve dar asilo a este indivíduo. Este é um assunto de consequências extraordinárias para a Inteligência americana", afirmou ao jornal O Globo o republicano Peter King, presidente do Subcomitê de Segurança Interna da Câmara.

Continua após a publicidade

Dentro do próprio partido republicano, algumas pessoas são contrárias ao julgamento de Edward Snowden, e afirmam que o alvo deve ser a investigação do programa de espionagem de milhares de pessoas feito pelo governo norte-americano. Representantes da sociedade civil também se encontram divididos sobre o papel do ex-técnico, com muitos afirmando que ele é um herói e outros que o têm como um traidor.

A Casa Branca está centrando suas atenções em estratégias para tentar trazer Snowden de volta ao país, que envolvem principalmente sua relação delicada com o governo chinês. E alguns representantes europeus, incluindo a chanceler alemã, Angela Merkel, exigem que Barack Obama explique sobre o programa PRISMA durante a próxima reunião do G-8, já que o programa também é usado para monitorar pessoas no exterior.