Steam: como aumentar a velocidade do download dos seus games

Steam: como aumentar a velocidade do download dos seus games

Por Rafael Arbulu | 26 de Fevereiro de 2020 às 08h20

O Steam ainda é a maior plataforma de distribuição digital de jogos. Com mais de 30 mil títulos em seu catálogo, o marketplace criado pela Valve reúne todas as publishers do setor — incluindo as independentes —, no intuito de oferecer a você a oportunidade de comprar o jogo que quiser, quando quiser, na comodidade da casa e, o melhor de tudo, geralmente a preços bem razoáveis.

Entretanto, receber um jogo digitalmente implica em fazer o download dele e, verdade seja dita, apesar da evolução da banda larga e das conexões fixas e móveis, ainda sofremos de tempos em tempos com downloads bem lentos, por vários fatores.

Pensando nisso, o Canaltech reuniu a seguir algumas dicas para você aumentar a velocidade de download dos jogos no Steam.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

1. Ajuste suas configurações de internet

A primeira dica para aprimorar a taxa de download do Steam fica, ironicamente, fora do Steam. Você deve alterar algumas configurações de conexão com a internet no próprio Windows, mas para entender o motivo, é preciso um pouco de contexto.

Veja bem, o app do Steam conta com um navegador próprio de internet que, embora tenha links diretos, não é tão veloz quanto os browsers que usamos normalmente, como por exemplo o Chrome, Edge ou Firefox. Quando você clica em um link dentro da loja, pode notar essa diferença em um pequeno atraso (delay) entre o seu clique e a abertura da página em questão. Isso acontece por causa da detecção automática de propriedades de conexão — uma função do Windows que, dentro do Steam, faz com que o app selecione o servidor mais próximo de sua localização para executar tarefas online.

Mas nem sempre “o servidor mais próximo” é o mais indicado: às vezes, ele pode estar congestionado devido a uma promoção regional da loja, ou a sua fornecedora de internet pode estar congestionada. Então precisamos corrigir isso:

  1. Digitar “Opções da Internet” na barra de busca ao lado do menu Iniciar
  2. Na janela de “Propriedades da Internet” que vai abrir, acessar a aba “Conexões” e, em seguida, “Configurações da LAN”
  3. Na janela seguinte, veja como a opção “Detectar automaticamente as configurações” está acionada. Isso é padrão do Windows: desative essa caixinha e clique em “OK”
(Montagem: Rafael Arbulu/Canaltech)

Com isso, o atraso no carregamento das páginas deve ser bem reduzido dentro da loja virtual. Consequentemente, o download de qualquer jogo seguirá um caminho menos congestionado, apresentando mais velocidade e estabilidade.

Ah, e vale citar: essa é uma opção segura para a maioria dos downloads, não apenas para o Steam. Em todo o caso, diante de qualquer dificuldade ou erro, basta você fazer o mesmo caminho e reabilitar a opção de detecção automática.

2. Mude as configurações de download do Steam

Esta é uma medida bem parecida com a opção número um, com a diferença de que, aqui, o processo todo é conduzido dentro do app do Steam: lembra quando dissemos que a loja da Valve automaticamente escolhe o servidor mais próximo de você? Bom, o que acontece se um servidor localizado, digamos, nos Estados Unidos, está super congestionado porque você se deu conta de que o marketplace está com aquelas promoções arrasadoras de fim de ano ou meio de ano?

Nesses casos, um servidor mais distante pode apresentar latência de conexão e tráfego consideravelmente menores, oferecendo downloads mais rápidos mesmo quando localizados mais longe de sua posição. E para definir um servidor por conta própria, você deve:

  1. Logar-se em sua conta Steam e acessar a página principal
  2. Clique em “Steam” no menu superior e, no menu em cascata que se abrir, selecionar a opção “Configurações”
  3. Na nova janela, escolha a opção “Downloads” e atente-se ao menu “Região de Download”. Aqui, você pode se sentir tentado a escolher uma opção longe de você, mas segure a onda: você ainda deve escolher uma opção próxima — a mudança que procuramos não é aqui, mas é nessa janela
  4. Veja que ao próximo ao seletor de regiões, temos a guia “Limitar downloads à seguinte velocidade” — se ele tem algum valor específico, abra este menu e selecione a opção “Sem limite”. Dê “OK” em seguida
(Montagem: Rafael Arbulu/Canaltech)

Com isso, a velocidade de download dos jogos deve melhorar consideravelmente. O motivo: mesmo que a região esteja em sua proximidade, eliminar o limite de download faz com que o Steam consiga usar mais da sua banda larga para direcionar seu tráfego de forma otimizada, efetivamente promovendo downloads mais rápidos.

Normalmente, a mudança é imediata, mas se você se sentir mais confortável, pode fechar e reiniciar o Steam para confirmar as mudanças feitas e as novas velocidades.

3. Compre um SSD

A última dica para ampliar a velocidade de download do Steam é um pouco mais técnica e envolve trocar o seu disco rígido comum (HDD) por um disco de estado sólido (SSD). Se você é um leitor contumaz do Canaltech, já reconheceu a sigla: os discos de estado sólido são a tecnologia escolhida pela Sony para compor o armazenamento interno do PlayStation 5, previsto para lançamento em dezembro de 2020. Um de seus grandes benefícios é a leitura rápida de arquivos, reduzindo absurdamente o tempo de loading dos jogos em execução.

No caso do Steam, você pode transferir toda a pasta “Steam” para um SSD externo (o Canaltech Ofertas ocasionalmente mostra ofertas de alguns modelos, ou você pode buscar em e-commerces mundiais), usando a opção de mover todo o conteúdo para o disco novo. Mas não é uma simples questão de “copiar e colar”, lamentavelmente. O processo exige um pouquinho de atenção, mas é bastante simples:

  1. Se logue em sua conta no Steam e acesse o painel principal
  2. No menu superior, clique em “Steam”, “Configurações” e “Downloads”, nesta ordem
  3. Na janela que se abriu, clique em “Pastas de Biblioteca” e, em seguida “Adicionar Pasta”
  4. A partir daqui, é só localizar o seu SSD, selecioná-lo e clicar em "OK" para as mudanças terem efeito
(Captura de Imagem: Rafael Arbulu/Canaltech)

Na próxima vez que for instalar um jogo pelo Steam, basta selecionar o seu SSD como destino.

Mais facilmente, porém, é você trocar o seu próprio HDD por um SSD: claro, isso envolve uma visita à assistência técnica (a não ser que você saiba fazer isso por conta própria), mas uma vez feito, é somente uma questão de copiar e colar a pasta raiz do Steam para o novo disco. A vantagem dessa última opção é que não é apenas o Steam que vai melhorar, mas sim o desempenho do seu computador inteiro de uma forma geral.

Essas foram três dicas bem simples para você aprimorar a velocidade de download e desempenho do seu Steam. Conte se deu tudo certo nos comentários e se tiver alguma sugestão de tutorial que queira ver aqui no Canaltech, também pode nos contar aí embaixo!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.