Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Steam: como aumentar a velocidade do download dos seus games

Por| 26 de Fevereiro de 2020 às 08h20

Link copiado!

Steam: como aumentar a velocidade do download dos seus games
Steam: como aumentar a velocidade do download dos seus games

O Steam ainda é a maior plataforma de distribuição digital de jogos. Com mais de 30 mil títulos em seu catálogo, o marketplace criado pela Valve reúne todas as publishers do setor — incluindo as independentes —, no intuito de oferecer a você a oportunidade de comprar o jogo que quiser, quando quiser, na comodidade da casa e, o melhor de tudo, geralmente a preços bem razoáveis.

Entretanto, receber um jogo digitalmente implica em fazer o download dele e, verdade seja dita, apesar da evolução da banda larga e das conexões fixas e móveis, ainda sofremos de tempos em tempos com downloads bem lentos, por vários fatores.

Pensando nisso, o Canaltech reuniu a seguir algumas dicas para você aumentar a velocidade de download dos jogos no Steam.

1. Ajuste suas configurações de internet

Continua após a publicidade

A primeira dica para aprimorar a taxa de download do Steam fica, ironicamente, fora do Steam. Você deve alterar algumas configurações de conexão com a internet no próprio Windows, mas para entender o motivo, é preciso um pouco de contexto.

Veja bem, o app do Steam conta com um navegador próprio de internet que, embora tenha links diretos, não é tão veloz quanto os browsers que usamos normalmente, como por exemplo o Chrome, Edge ou Firefox. Quando você clica em um link dentro da loja, pode notar essa diferença em um pequeno atraso (delay) entre o seu clique e a abertura da página em questão. Isso acontece por causa da detecção automática de propriedades de conexão — uma função do Windows que, dentro do Steam, faz com que o app selecione o servidor mais próximo de sua localização para executar tarefas online.

Mas nem sempre “o servidor mais próximo” é o mais indicado: às vezes, ele pode estar congestionado devido a uma promoção regional da loja, ou a sua fornecedora de internet pode estar congestionada. Então precisamos corrigir isso:

  1. Digitar “Opções da Internet” na barra de busca ao lado do menu Iniciar
  2. Na janela de “Propriedades da Internet” que vai abrir, acessar a aba “Conexões” e, em seguida, “Configurações da LAN”
  3. Na janela seguinte, veja como a opção “Detectar automaticamente as configurações” está acionada. Isso é padrão do Windows: desative essa caixinha e clique em “OK”
Continua após a publicidade

Com isso, o atraso no carregamento das páginas deve ser bem reduzido dentro da loja virtual. Consequentemente, o download de qualquer jogo seguirá um caminho menos congestionado, apresentando mais velocidade e estabilidade.

Ah, e vale citar: essa é uma opção segura para a maioria dos downloads, não apenas para o Steam. Em todo o caso, diante de qualquer dificuldade ou erro, basta você fazer o mesmo caminho e reabilitar a opção de detecção automática.

2. Mude as configurações de download do Steam

Continua após a publicidade

Esta é uma medida bem parecida com a opção número um, com a diferença de que, aqui, o processo todo é conduzido dentro do app do Steam: lembra quando dissemos que a loja da Valve automaticamente escolhe o servidor mais próximo de você? Bom, o que acontece se um servidor localizado, digamos, nos Estados Unidos, está super congestionado porque você se deu conta de que o marketplace está com aquelas promoções arrasadoras de fim de ano ou meio de ano?

Nesses casos, um servidor mais distante pode apresentar latência de conexão e tráfego consideravelmente menores, oferecendo downloads mais rápidos mesmo quando localizados mais longe de sua posição. E para definir um servidor por conta própria, você deve:

  1. Logar-se em sua conta Steam e acessar a página principal
  2. Clique em “Steam” no menu superior e, no menu em cascata que se abrir, selecionar a opção “Configurações”
  3. Na nova janela, escolha a opção “Downloads” e atente-se ao menu “Região de Download”. Aqui, você pode se sentir tentado a escolher uma opção longe de você, mas segure a onda: você ainda deve escolher uma opção próxima — a mudança que procuramos não é aqui, mas é nessa janela
  4. Veja que ao próximo ao seletor de regiões, temos a guia “Limitar downloads à seguinte velocidade” — se ele tem algum valor específico, abra este menu e selecione a opção “Sem limite”. Dê “OK” em seguida
Continua após a publicidade

Com isso, a velocidade de download dos jogos deve melhorar consideravelmente. O motivo: mesmo que a região esteja em sua proximidade, eliminar o limite de download faz com que o Steam consiga usar mais da sua banda larga para direcionar seu tráfego de forma otimizada, efetivamente promovendo downloads mais rápidos.

Normalmente, a mudança é imediata, mas se você se sentir mais confortável, pode fechar e reiniciar o Steam para confirmar as mudanças feitas e as novas velocidades.

3. Compre um SSD

A última dica para ampliar a velocidade de download do Steam é um pouco mais técnica e envolve trocar o seu disco rígido comum (HDD) por um disco de estado sólido (SSD). Se você é um leitor contumaz do Canaltech, já reconheceu a sigla: os discos de estado sólido são a tecnologia escolhida pela Sony para compor o armazenamento interno do PlayStation 5, previsto para lançamento em dezembro de 2020. Um de seus grandes benefícios é a leitura rápida de arquivos, reduzindo absurdamente o tempo de loading dos jogos em execução.

Continua após a publicidade

No caso do Steam, você pode transferir toda a pasta “Steam” para um SSD externo (o Canaltech Ofertas ocasionalmente mostra ofertas de alguns modelos, ou você pode buscar em e-commerces mundiais), usando a opção de mover todo o conteúdo para o disco novo. Mas não é uma simples questão de “copiar e colar”, lamentavelmente. O processo exige um pouquinho de atenção, mas é bastante simples:

  1. Se logue em sua conta no Steam e acesse o painel principal
  2. No menu superior, clique em “Steam”, “Configurações” e “Downloads”, nesta ordem
  3. Na janela que se abriu, clique em “Pastas de Biblioteca” e, em seguida “Adicionar Pasta”
  4. A partir daqui, é só localizar o seu SSD, selecioná-lo e clicar em "OK" para as mudanças terem efeito

Na próxima vez que for instalar um jogo pelo Steam, basta selecionar o seu SSD como destino.

Continua após a publicidade

Mais facilmente, porém, é você trocar o seu próprio HDD por um SSD: claro, isso envolve uma visita à assistência técnica (a não ser que você saiba fazer isso por conta própria), mas uma vez feito, é somente uma questão de copiar e colar a pasta raiz do Steam para o novo disco. A vantagem dessa última opção é que não é apenas o Steam que vai melhorar, mas sim o desempenho do seu computador inteiro de uma forma geral.

Essas foram três dicas bem simples para você aprimorar a velocidade de download e desempenho do seu Steam. Conte se deu tudo certo nos comentários e se tiver alguma sugestão de tutorial que queira ver aqui no Canaltech, também pode nos contar aí embaixo!