Pokémon GO | O que são as Rotas e como usar o novo recurso do game
Por Durval Ramos • Editado por Jones Oliveira |

A Niantic trouxe um novo recurso para Pokémon GO para celebrar o sétimo aniversário do jogo. As Rotas são uma funcionalidade que chega ao aplicativo nesta semana com o objetivo de incentivar a exploração e fazer com que os jogadores conheçam mais da cidade onde moram ao mesmo tempo em que também estimula a interação entre os usuários.
A ideia é recriar a dinâmica que sempre foi bastante presente na franquia Pokémon nos consoles da Nintendo. Nos jogos tradicionais, as rotas são os caminhos que ligam uma cidade à outra e onde os jogadores exploram em busca de novos monstrinhos ou entram em batalhas com outros treinadores. Lembra dos episódios em que Ash estava apenas viajando? É mais ou menos isso.
A diferença é que, em Pokémon GO, não vai ser preciso se embrenhar no meio do mato e tampouco pegar uma rodovia em direção a um município vizinho. A proposta é um pouco mais simples e consiste em compartilhar trajetos para que outros jogadores sigam pelo mesmo caminho, vejam pontos de destaque e encontre alguns Pokémon e outras surpresas enquanto encaram a vizinhança sob um novo olhar.
Da mesma forma, você também pode conferir as Rotas criadas por outros usuários. Assim, um trajeto destacado aparecerá no mapa do jogo indicando o caminho deixado por outros treinadores, o que traz algumas vantagens para você e seus Pokémon — além de aumentar as chances de encontrar outros usuários para conversar e fazer novas amizades.
Quais as vantagens de usar as Rotas
Além desse aspecto social que a Niantic destacou como o grande diferencial das Rotas, a novidade também traz alguns bônus para os jogadores de Pokémon GO. A principal delas é que seguir os passos de outros treinadores traz algumas vantagens para seus Pokémon, facilitando sua evolução.
O primeiro ponto é que as Rotas fornecem mais doces para o Pokémon definido como companheiro. Isso significa que, ao seguir o trajeto deixado por outros jogadores, a distância necessária para conseguir novas guloseimas para seu monstrinho diminui. E como os Doces são usados para evoluir as criaturinhas, explorar a nova função é um caminho bem eficiente para ficar mais forte.
Além disso, esses caminhos também tornam os Incensos mais eficazes. Ao utilizar o item, mais Pokémon vão ser atraídos. O detalhe é que a Niantic destaca que isso acontece principalmente se você estiver explorando uma Rota pela primeira vez.
Fechando a lista de benefícios, Pokémon GO também dará um bônus de experiência para a primeira rota concluída no dia e, ao final de uma semana, o total extra recebido é ainda maior. Trata-se da mesma lógica que foi aplicada aos bônus de captura e que ajudaram muitos treinadores a subirem de nível.
Um novo lendário pelo caminho
Para celebrar o lançamento das Rotas, Pokémon GO trouxe um evento comemorativo que vai dar aos jogadores nada menos do que um Pokémon Lendário. Trata-se de Zygarde, uma criaturinha capaz de mudar de forma que foi introduzida na geração X e Y.
O diferencial do monstrinho é que essa sua forma depende do total de Células Zygarde que o jogador possui. E, como você bem pode ter imaginado, esses itens vão estar espalhados pelas Rotas recém lançadas do game.
Dessa forma, enquanto estiver explorando um trajeto deixado por outros jogadores, você vai se deparar com um brilho verde na tela. Esses itens são usados na pesquisa especial “De A a Zygarde” que, quando concluída, libera o Lendário para captura.
Como criar uma Rota em Pokémon GO
Como a ideia das Rotas não é fazer ninguém sair andando a esmo por aí, a nova mecânica é baseada em conectar um ponto de partida e um de chegada. Assim, ao ativar a função, o aplicativo registra o trajeto feito pelo jogador e o envia para a comunidade.
E isso vai ser feito a partir das Poképaradas e dos ginásios, que vão funcionar como esses checkpoints. Basta escolher um desses locais e selecionar a opção de gravar seus passos. A partir disso, o jogo vai mapear o caminho que você fez até determinado ponto. Lá, você vai escolher uma nova parada e definir o ponto final.
Em seguida, é preciso fornecer algumas informações básicas sobre a Rota e esses dados são enviados para análise pela Niantic. Caso tudo esteja nos conformes, o seu caminho vai poder ser acessado por outros usuários.
A desenvolvedora destaca, no entanto, que a novidade ainda está em fase de implementação e que nem todo mundo terá acesso ao recurso de imediato. Contudo, a expectativa é que mais e mais jogadores possam explorar a função já nas próximas semanas.