Pokémon GO: como saber se um Pokémon é realmente forte

Pokémon GO: como saber se um Pokémon é realmente forte

Por Lucas Arraz | Editado por Bruna Penilhas | 19 de Novembro de 2021 às 17h00
Reprodução/Niantic/Canaltech

Montar um bom time para disputar Ginásios e participar de batalhas com outros jogadores é um dos maiores desafios de Pokémon GO. Cada monstrinho capturado possui atributos próprios de Ataque, Defesa e Pontos de Saúde, que formam o valor de Pontos de Combate (PC), o medidor de força do jogo. Portanto, é muito importante saber se um Pokémon é forte ou não — e explicaremos como descobrir isso a seguir.

Antes, é importante entender alguns detalhes. Em GO, é possível que duas criaturas da mesma espécie mostrem valores diferentes de PC ao serem treinados ao limite e, por tanto, tenham desempenhos diferentes em batalha.

Neste game, cada espécie de Pokémon possui um valor máximo de PC determinado pelo jogo, mas nem todas as suas capturas de uma mesma espécie vão chegar a esse nível extremo de poder. Se você pegou dois Pikachu, por exemplo, a combinação básica de atributos de Ataque, Defesa e Pontos de Saúde pode ser mais forte ou mais fraca, dependendo da sua sorte. Para saber se um Pokémon é forte em GO, é necessário avaliar qual o IV deste monstrinho.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Pokémon de mesma espécie possuem IVs diferentes (Imagem: Captura de Tela/Niantic/Canaltech)

O que é IV em Pokémon?

O conjunto de atributos básicos de um monstrinho capturado é chamado no universo da franquia de individual values (IVs), ou “valores individuais” em tradução livre para o português.

Em GO, cada Pokémon possui três IVs, ou seja, um valor individual para Ataque, Defesa e Pontos de Saúde, definidos com base no máximo da espécie. Os valores são determinados aleatoriamente pelo jogo e, até o momento, não é possível alterá-los.

Como calcular o IV em Pokémon GO?

É possível ter uma ideia de quão forte é o Pokémon que você capturou em GO diretamente pelo jogo. Ao abrir a bolsa do game, o jogador pode pedir que o líder da sua equipe na aventura avalie os IVs do parceiro de batalha.

O resultado não é exato. O líder de equipe dirá quais são os atributos mais fortes da captura e exibirá uma avaliação que vai de uma estrela a três estrelas. Ainda é possível que o líder diga que aquele Pokémon é perfeito. Isso ocorre quando o capturado possui os valores máximos de IVs para Ataque, Defesa e Pontos de Saúde. Descubra como fazer a avaliação seguindo os passos a seguir:

Passo 1: toque na Pokébola na tela inicial do jogo e em seguida escolha a opção Pokémon.

Descubra o IV de um Pokémon em GO (Imagem: Captura de Tela/Niantic/Canaltech)

Passo 2: escolha o Pokémon que deseja avaliar. Agora, toque nas três linhas no canto inferior direito da tela.

Pokémon GO dá algumas dicas de como calcular o IV. (Imagem: Captura de Tela/Niantic/Canaltech)

Passo 3: seu líder de equipe lhe dará um monte de pistas, classificando o Pokémon de uma a três estrelas, e exibindo a força de cada um dos três atributos que determina o IV.

As estrelas e classificações aparecem dentro da página de cada Pokémon. (Imagem: Captura de Tela/Lucas Arraz/Canaltech)

O que é o Pokémon IV Calculator?

Para chegar a leituras exatas e descobrir o quão forte é a defesa de um Tyranitar capturado, é necessário apelar para ferramentas fora do game. Conhecer os IVs da sua bolsa em GO vai ajudar a montar times mais precisos para batalhas e defesas de ginásio.

É possível estimar os IVs exatos de um monstrinho nas chamadas “calculadoras IV”, conjunto de diferentes sites e aplicativos que fornecem uma leitura mais precisa dos IVs da sua bolsa. Geralmente, quanto maior o CP do Pokémon, mais precisa será a leitura. Combinar os resultados das “calculadoras” com a avaliação do líder de equipe é a forma mais confiável de chegar a uma leitura 100% precisa.

IVs vão de 1 a 15 em cada um dos três atributos, determinando força em % do Pokémon (Imagem: Captura de Tela/Pokémon IV Calculator)

As calculadoras possuem similaridades entre si. É possível calcular os IVs automaticamente a partir de uma captura de tela do Pokémon capturado em GO ou manualmente, digitando os valores de Pontos de Combate e Pontos de Saúde do monstrinho. O método automático, que examina a captura de tela, não costuma exibir erros em todas as ferramentas testadas.

A melhor calculadora de IVs para celular é o aplicativo chamado Poke Genie, disponível para iOS e Android. No desktop, a melhor opção é o site Pokémon IV Calculator.

Fonte: Suporte Niantic, Nintendo Life

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.