Melhores jogos com o tema LGBTQIA+ para celular
Por Rodrigo Folter • Editado por Bruno Salutes |
Jogos eletrônicos possuem uma capacidade de nos aproximar, seja jogando em rede com outras pessoas, ou mesmo offline, fazendo parte de uma narrativa que normalmente não teria contato. Essa capacidade única é uma característica básica da forma de arte, a interação.
- Dia do orgulho LGBT | 10 líderes tech que representam diversidade
- LGBTech: com que ferramentas a comunidade LGBTQIA+ pode contar no Brasil?
- Dia do Orgulho LGBTQIA+ | 10 filmes, séries e documentários para maratonar
Muitas pessoas ainda lutam para encontrar um espaço em que possam viver em paz e ser quem elas são sem medo de críticas ou olhares tortos. Ainda temos um longo caminho a percorrer, e empatia nunca é demais.
Nesse momento podemos olhar para os jogos e encontrar alguns títulos que provocam o questionamento em questões sociais importantes e que ainda não foram totalmente resolvidas.
A Normal Lost Phone
- Compatbilidade: Android, iOS
- Preço: R$18,99 para Android e R$10,90 para iOS
- Tamanho: 100 MB para Android e 110 MB para iOS (versão 2.0 para Android e 1.4 para iOS)
Imagine encontrar um celular perdido na rua e ao ligar ver que algumas mensagens preocupadas do pai da pessoa que perdeu o celular. A partir dessa simples premissa começa um jogo de quebra-cabeças onde você vai construindo com as peças que vai descobrindo ao longo do caminho.
A narrativa do jogo gira em torno do medo que muitas pessoas que fazem parte da comunidade LGBTQIA+ têm. É possível encontrar isso sendo dito em mensagens, mas de forma mais sutil é possível ver na própria ideia de um jogo ser um puzzle, onde tudo é protegido através de uma senha.
O jogo é relativamente curto, mas os puzzles são difíceis de resolver por necessitar de muita atenção, lógica e tentativa erro. Ao descobrir mais sobre Sam, a pessoa que perdeu o celular, é possível ver um ser humano feliz, repleto de hobbies, medos e também sonhos, assim como qualquer outro.
One Night, Hot Springs
- Compatibilidade: Android
- Preço: Gratuito
- Tamanho: 90 MB aproximadamente (versão 1.49)
Muitas vezes não percebemos como algumas ações que são simples para a maioria das pessoas podem ser difíceis para outras. Nesse belíssimo jogo vivemos como Haru, uma jovem que é convidada para viajar com sua amiga e comemorar o aniversário dela para um parque de águas termais. Legal, né?
A partir dessa simples premissa passamos a ter uma visão de como o dia a dia pode ser cheio de dúvidas, medos e julgamento próprio. O jogo passa mensagens hora de maneira óbvia, através de dialógos diretos, hora através de nuances como a roupa usada pela protagonista.
A partir da mecânica de escolhas podemos tomar caminhos diferentes para a narrativa e os artistas por trás tomam bastante cuidado na forma em que a questão é abordada. É um jogo bastante didático e que se apoia em questões normais do dia a dia para expor que não há diferença entre nós.
Longstory
- Compatibilidade: Android, iOS
- Preço: Primeiro capítulo gratuito (oferece compras internas)
- Tamanho: Aproximadamente 248 MB o jogo base (versã 9.0)
Se passando em um ambiente colegial, Longstory é um dating sim com temática LGBT que oferece liberdade de escolhas que vão de diálogos a qual pronome prefere que utilizem.
Como Sasse, nova estudande do colegial, o jogador trabalha para se enturmar em um país diferente. Tabalhando com diversas nuances que vão desde a música no menu principal cuja letra fala de uma nova história, um novo começo, até detalhes nas animações das personagens.
O jogo é bastante simples e lida com questões de preconceito de forma direta, com dialógos afiados e escolhas que afetam o relacionamento do personagem com o ambiente e pessoas específicas. É uma experiência que coloca o jogador na pele de preconceitos que muitas vezes não se conhece.
Qual o teu jogo com temática LGBTQIA+ favorito? Conte para a gente nos comentários.