3 jogos parecidos com Candy Crush para você conhecer

3 jogos parecidos com Candy Crush para você conhecer

Por Rodrigo Folter | Editado por Bruno Salutes | 13 de Julho de 2021 às 20h40
Reprodução

Candy Crush foi, e continua sendo, um sucesso, devido a algumas características. Aprender as mecânicas é fácil, só precisa combinar três ou mais doces da mesma cor e isso gera uma reação, mas masterizar é o ponto difícil já que vai se tornando progressivamente mais desafiador. O aspecto casual do jogo é outra de suas forças, sendo possível jogar uma fase entre estações de metrô, esperando o médico ou na fila do banco. Não existe a necessidade de jogar horas a fio.

É extremamente satisfatório terminar uma fase particularmente difícil, receber aquela dose de dopamina que percorre nosso corpo e nos enche de satisfação porque, como disse, o jogo vai se tornando progressivamente mais difícil. Se fosse simples demais, jamais teria durado tanto tempo, muito menos ter gerado uma enorme leva de títulos similares.

10000000

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: R$ 9,99 para Android e R$ 16,90 para iOS
  • Tamanho: cerca de 30 MB para Android e (versão 1.9)

Combine pela sua liberdade é o lema desse jogo produzido pela EightyEight Games. Mesclando quebra-cabeça com RPG e "dungeon crawl", esse jogo se destaca pela complexidade e diversão proporcionada.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Ao acordar em uma masmorra algumas coisas chamam a atenção na tela. Um placar zerado e abaixo outro com 10000000, número necessário para comprar sua liberdade, algumas portas barricadas com madeira e uma grande porta que pode ser ultrapassada. Com essas informações o jogador pode navegar e ir aos níveis gradativamente mais difíceis.

No lugar de joias ou doces que causam efeitos quando cominados, existem espadas, varinhas, escudos, pedras, madeiras e chaves. Cada um desses objetos devem ser juntados em três ou mais, quanto maior a junção, melhor a execução das habilidades. Conforme o protagonista caminha pelo mapa obstáculos como zumbis ou dragões surgem, cada um com diferentes níveis de força, e entra a estratégia de juntar os objetos no momento certo para ter o maior nível de poder durante as lutas.

Alguns objetos coletados servem para serem usados na sua masmorra, liberando novos locais como centro de treinamento onde pode aprender novas habilidades e liberar "power ups" específicos como "Tesoureiro" que faz cair mais ouro dos baús. É uma mistura doida, mas que diverte e se apresenta como uma experiência mais complexa no estilo.

Supere as masmorras para pagar sua dívida e sair da prisão (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Two Dots

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: gratuito (compras internas opcionais)
  • Tamanho: cerca de 150 MB para Android e 750 MB para iOS (versão 7.2)

Com humor ao explicar as mecânicas do jogo, Two Dots dá uma quebrada com o estilo visual presente na maioria dos jogos ao estilo Candy Crush da King, trabalhando com círculos e linhas para que o jogador faça o maior número de pontos possível.

A cada par de fases novos desafios colocam a atenção e estratégia do jogador em cheque e cada movimento mal calculado pode te fazer perder pontos ou até mesmo a fase. O modo como as peças são estruturadas a cada fase muda, indo de um quadrado cheio de peças a retângulos com obstáculos entre uma e outra. Essa progressão de dificuldade ganha um bônus ao conectar o jogo com o Facebook, onde é possível ver a pontuação de seus amigos e ultrapassá-los.

A cada dez fases um novo mundo que é liberado e o jogo se renova com desafios diferentes, condizentes ao novo cenário, como espalhar água por todo o ambiente e também poderes especiais que ajudarão a superar os quebra-cabeças com mais facilidade. É o jogo ideal para divertir e fazer pensar. Isto é, enquanto tiver vidas o suficiente.

Resolva os problemas para avançar rumo a diferentes mundos em Dots (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Bejeweled Blitz

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: gratuito (compras internas opcionais)
  • Tamanho: cerca de 90 MB para Android e 140 para iOS (versão 2.23)

Há anos a Electronic Arts vem investindo pesado para os dispositivos móveis e Bejeweled Blitz, produzido pela Popcap Games é a experiência mais eletrizante que o estilo de jogo entregou até hoje. Como o próprio nome diz, o jogador precisa pensar rápido e fazer o maior número de pontos em apenas 60 segundos para progredir e liberar "power ups" que auxiliam nas partidas.

Ao subir de nível gemas especiais vão sendo liberadas para serem utilizadas por número limitadas vezes a cada partida, mas oferecem diversos bônus diferentes para aumentar sua pontuação. Elas também podem ter o nível aumentado para serem utilizadas mais vezes. Só três delas podem ser equipadas simultaneamente, então cabe a você decidir quais melhor se adéquam ao seu estilo.

Bejeweled Blitz tem foco na agilidade de raciocínio e competição em rede. Semanalmente é disponibilizado um ranqueamento com os melhores jogadores do servidor, além de poder comparar seu desempenho com amigos através da conexão com o Facebook. Prepare-se para ter sua agilidade e raciocínio postos a prática e suba no ranking.

Experimente a versão do clássico pela EA nesse desafio em 60 segundos (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Qual o seu jogo favorito parecido com Candy Crush? Conta para nós.

Fonte: Sucesso de Candy Crush, Bejeweled Blitz, Two Dots

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.