Os melhores jogos de Tower Defense para Android e iPhone

Os melhores jogos de Tower Defense para Android e iPhone

Por Rodrigo Folter | Editado por Bruno Salutes | 24 de Junho de 2021 às 19h50
Tirachard

Quem não gosta de um bom jogo de estratégia? Ainda mais quando temos que defender algo importante, evocando o sentimento de proteção inerente ao homem. É possível traçar uma linha do tempo que nos leva à Space Invaders, onde era necessário defender seu território de alienígenas invasores.

O "bobinho" jogo desenvolvido por Tomohiro Nishikado chegou quando tudo ainda era mato e começou a desbravar um novo lugar dentro da indústria.

Décadas se passaram, diversas inovações tecnólogicas chegaram ao público e muitos títulos marcantes foram lançados, pavimentando a estrada criada nos anos 70 para que os jogos mobile pudessem brilhar. E nos mobile o, hoje estabelecido, gênero de tower defense encontrou uma plataforma que caiu como uma luva.

Muitos grandes títulos já foram lançados e uma das mexe com os gamers é pensar o que pode vir a seguir? O que os próximos anos reservam? Não temos a resposta para essa pergunta, mas alguns grandes títulos já foram lançados e podem ser conferidos hoje, na palma da sua mão.

Série Plants vs Zombies

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: Gratuito (compras internas opcionais)
  • Tamanho: Aproximadamente 1.0 GB (versão 8.9)

Altamente intuitivo, divertido e cômico, o jogo te leva por diversas eras da humanidade mostrando plantas com habilidades que protegeriam até embaixadas.

A ideia bizarra de proteger um jardim de zumbis é exatamente o que faz desse jogo especial. A criatividade da PopCap Games mantém o jogo divertido mesmo depois de quase dez anos do lançamento do segundo título, exclusivo para smartphones.

Enquanto o terceiro título da série não chega, vale reviver as histórias de seus antecessores.

Cenário egípcio de PvZ 2 para mobile (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Série Kingdom Rush

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: Gratuito (compras internas opcionais)
  • Tamanho: 200 MB aproximadamente (versão 5.1 no Android e 3.9 no iOS)

Próximo de completar dez anos de existência, a série continua instigante mesmo depois de tanto tempo. O jogo base, originalmente lançado gratuitamente via browser, segue uma estética medieval com combate estratégico de fácil aprendizado.

Os desafios propostos para cada fase encorajam o jogador a retornar a cada desafio com o propósito de melhorar suas habilidades e tropas para desafios maiores ao longo do enredo.

O jogo também conta com compras internas, personagens exclusivos que só podem ser adquiridos assim. Os únicos personagens que despertam curiosidade para a compra são Thor e Oni, seres mitológicos, mas mesmo eles não são necessários para vencer o jogo.

Posicione suas torres e soldados para proteger o reino (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Clash of Clans

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: Gratuito (compras internas opcionais)
  • Tamanho: 315 MB aproximadamente (versão 14.93)

Outro clássico dos mobiles, Clash of Clans é um game em progresso que já dura sete anos e não tem previsão de parar. Com personagens cativantes a Supercell mescla Tower Defense com elementos competitivos para entregar uma experiência social complexa e completa.

Começar em uma minúscula vila ameaçada por goblins e chegar a glória através de grandes clãs parece uma jornada difícil, mas o esforço e dedicação vale a pena. Monte seu exército conforme evolui e desbloqueia novas unidades para atacar as vilas de outros jogadores.

Nese momento a estratégia entra em ação. É necessário pensar onde as tropas iniciaram o combate para conseguir o maior saque possível e retornar para sua vila para um belo descanso. Mas assim como você pode atacar uma vila, outros podem fazer o mesmo com você. Elabore formas de proteger suas construções com muros, canhões e torres e impedir o avanço inimigo.

O jogo se adaptou com o passar dos anos ao introduzir um sistema de passe de temporada, chamado de Bilhete Dourado, onde é possível ganhar novas tropas e bônus para ajudar a crescer com mais velocidade. O sistema levanta críticas ao dar vantagem sobre jogadores que não possuem, mas é uma forma da empresa manter o jogo em constante evolução.

É incrível ver a dedicação do time por trás do jogo para manter o título por tantos anos, então pegue seu escudo, sua espada e torne-se um líder estratégico nesse cativante universo entregue a nos pela Supercell.

Defesa de vila em Clash of Clans (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Clash Royale

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: Gratuito (compras internas opcionais)
  • Tamanho: 1 GB aproximadamente (versão 3.6)

Se originando através do universo do último nome da lista, Clash Royale é um tower defense mais frenético. O combate em tempo real com outro jogador é um respiro interessante para o estúdio.

O objetivo de destruir as torres inimigas é bem simples, e as mecânicas fáceis de aprender. Para cada vitória, baús são acumulados para ganhar mais cartas e fortalecer seus personagens ou ganhar novos, ainda mais poderosos, e variar suas composições.

O jogo também conta com um sistema de clãs onde os jogadores interagem entre si tentam fortalecer em comunidade.

Duele em tempo real com outro jogador para derrubar a torre dele (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Série Royale Revolt!

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: Gratuito (compras internas opcionais)
  • Tamanho: 617 MB aproximadamente (versão 7.1)

Uma fusão de Clash of Clans com Clash Royal pode melhor explicar o jogo da Flaregames. O jogo consiste em montar uma base e atacar a base de outros jogadores, só que a diferença é que você controla uma espécie de líder e decide quando inserir mais soldados para auxiliar na invasão à base inimiga.

O que chama atenção é a beleza visual do jogo, tanto nos momentos de ação quanto na sua própria base. Existe um capricho nos detalhes que salta aos olhos e com uma mecânica de rápido aprendizado o jogo pode ser uma solução para quem busca algo diferente dos jogos da Supercell.

Controle de ataque à vila inimiga (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Conta para a gente, qual tower defense é o seu favorito?

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.