Jogos para celular produzidos na América Latina

Jogos para celular produzidos na América Latina

Por Rodrigo Folter | Editado por Bruno Salutes | 04 de Agosto de 2021 às 09h30
twenty20photos

A indústria de jogos eletrônicos cresceu muito desde o seu início e alcançou a posição de setor que mais gera renda e mais cresce dentro da indústria do entretenimento, que engloba o cinema e a música, por exemplo. Quando pensamos nisso, países como Estados Unidos ou Japão vêm a cabeça, pelo tradicionalismo no campo.

A verdade é que o mundo inteiro joga e o mundo inteiro produz, cada canto a sua maneira. O setor latino conta com milhões de jogadores ativos, crescendo anualmente, e também conta com centenas de estúdios espalhados pelos países que ganham cada vez mais força e visibilidade.

Série Perguntados

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: gratuito (compras internas opcionais)
  • Tamanho: cerca de 130 MB para Android e

Diretamente da Argentina o título mescla diversão, competição e aprendizado onde podemos jogar com nossos amigos e parentes respondendo perguntas sobre arte, esportes, ciência e outros temas. Com mais de 600 milhões de downloads no mundo todo, o jogo é um sucesso absoluto dentro e fora da Argentina.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Jogado em turnos, duas pessoas competem para somar seis personagens, correspondendo as categorias de perguntas, para levar a partida. O jogo permite utilizar "power ups" para eliminar respostas erradas e facilitar o acerto, e a cada rodada o jogador pode somar coletar somente três personagens, dando ao rival chance de igualar.

A série principal está no segundo jogo, mas também é possível encontrar outros títulos, como Perguntados Cars e Triviatopia Run, todos disponíveis para Android e iOS e presente em mais de 180 países.

Produção argentina foca em diversão e aprendizado (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Série KleptoCats 

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: gratuito (compras internas opcionais)
  • Tamanho: cerca de 160 MB para Android e 430 MB para iOS (versão 1.24)

Que gatos são seres mágicos e fofos ninguém duvida. Os donos da internet também são protagonistas dessa produção da HyperBeard que vem diretamente do México para a tela do mundo todo. O jogo está no segundo volume e consiste em usar seu fiel gatinho para encontrar objetos e enfeitar sua casa.

Os donos dos felinos, ou os humanos deles, sabem que eles adoram nos presentear com o que encontram e ao dar uma voltinha utilizando um portal mágico eles vão trazendo objetos que você precisa para enfeitar e as vezes sair de um cômodo da casa.

KleptoCats é uma experiência casual fofa, que não requer muita concentração para progredir, mas que se torna viciante pela surpresa constante dos presentes que recebe.

Lide com gatinhos temperamentais nesse fofo jogo mexicano (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Bullet Boy

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: gratuito (compras internas opcionais)
  • Tamanho: cerca de 110 MB para Android e 160 MB para iOS (versão 34 para Android e 1.1 para iOS)

Conhecido por churrasco e jogadores de futebol que mordem, o Uruguai vem conquistando espaço na indústria com ótimas produções para celular e a Pomelo Games é um dos maiores destaques com diversos jogos que captam a atenção do público.

Bullet Boy testa seus reflexos ao colocar um corajoso garoto para ser lançado por canhões ao redor do mapa até completar a fase. O truque é que muitos desses canhões se movimentam e obstáculos são colocados no caminho do jogador.

Com uma trilha empolgante e dezenas de fases para testar sua habilidade, Bullet Boy é um carismático jogo uruguaio que vale a pena conhecer, assim como outros títulos da empresa.

Desvie de obstáculos e complete o trajeto em Bullet Boy (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Arrog

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: R$ 5,99 para Android e R$ 4,90 para iOS
  • Tamanho: cerca de 120 MB para Android e 240 MB para iOS (versão 1.0 para Android e 1.3 para iOS)

Diretamente dos estúdios Hermanos Magia e Leap Game Studios do Peru, Arrog chegou no mercado em 2020 e conquistou a atenção do público e alguns prêmios, como Melhor Jogo Diversidade no Big Game Festival, maior evento da América Latina para jogos independentes.

Mesclando aventura com quebra-cabeças, o jogo é uma bela experiência visual feita a mão e conta também com uma excelente trilha sonora para acompanhar o jogador durante a jogatina. Nessa experiência sua função é ajudar um homem a viajar pelos seus sonhos entendendo e aceitando a morte.

Arrog carrega tudo o que há de melhor na expressão artística que só os jogos conseguem entregar: falar de um tema em que temos dificuldade de lidar de maneira lúdica e bela.

Resolva os quebra-cabeças e acompanhe a trajetória que trata de luto e aceitação (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Slice and Rise

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: gratuito
  • Tamanho: cerca de 50 MB para Android e 250 MB para iOS (versão 2.2 para Android e 1.4 para iOS)

Outro jogo que vem da terra dos incas, Slice and Rise coloca o jogador na pele de um samurai que precisa escapar da lava que sobe por uma torre. Conforme o jogador alcança pontos mais altos, obstáculos são colocados em seu caminho, como outros samurais e jaulas que o prende.

Enquanto sobe, o jogador coleta moedas que podem ser trocadas por buffs, como escudos e imãs, que facilitam a escalada e possibilitam que o jogador quebre seus recordes. Também é possível comprar skins novas com as moedas, para ter ainda mais estilo enquanto escala.

A Leap Game Studios traz uma experiência casual desafiadora que comunica muito bem os desafios a seguir através de pistas sonoras e visuais na tela.

Teste seu reflexo nesse desafio da Leap Games Studios (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Qual jogo latino-americano mais gosta? Nos conte nos comentários.

Fonte: Big FestivalEtermax, HyperBeard, Pomelo Games, Playdigious, Leap Game Studios

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.