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Pesquisa Games Brasil 2021 mostra crescimento do consumo de jogos com isolamento

Por  • Editado por Claudio Yuge | 

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Geanna8/Envato
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Estudos em todo mundo mostram que o mercado de games cresceu durante a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2). E o mais novo levantamento da Pesquisa Games Brasil (PGB) 2021 confirma que jogos passaram a ter uma importância maior com o isolamento. 

Segundo o estudo, 46% dos entrevistados disseram ter jogado mais com o isolamento social. De acordo os organizadores do trabalho, a PGB 2020 foi realizada em fevereiro do ano passado, antes do início da pandemia, o que ajuda a ter um bom comparativo agora. 

Além disso, as pessoas também estão investindo mais em games. Do total, 42,2% disse ter gasto mais dinheiro com jogos digitais durante o isolamento social. Mais de 2/3 disse que pode ter assistido a mais conteúdos relacionados a games no último ano. 

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Tal dado coloca o Brasil em linha com a tendência mundial. Segundo o levantamento do SuperData divulgado em janeiro de 2021, a receita com games cresceu 12% no ano passado com a COVID-19. O mercado de jogos mobile ainda é hegemônico no topo, sendo responsável 58% do faturamento anual do setor.

Perfil do gamer brasileiro

O estudo mais uma vez mostra que as mulheres são maioria entre o público gamer. Em 2021, o levantamento encontrou que 51,5% do total de jogadores é composto por mulheres. 

O trabalho aponta que o púbico brasileiro é adulto, com mais de 40% do total entre 20 e 30 anos. Do total, apenas 10% é menor de 19 anos. O dado também corrobora com um estudo do Statista que aponta que a idade média dos jogadores mundialmente é de 33 anos, ou seja, adulta. 

Um dado inédito do trabalho diz respeito à etnia dos participantes. Embora a maioria ainda se identifique como branca, a soma de pretos e pardos é hegemônica, com 50,3% do total. 

O estudo ainda identifica que os dispositivos mobile são a plataforma preferencial dos entrevistados. No total, 41,6% disse que smartphone é sua primeira opção para jogos, seguido de consoles de mesa (25,8%) e computador (18,3%). 

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O trabalho possui uma versão gratuita com acesso liberado pelo site oficial da PGB. O levantamento foi realizado pela Blend New Research, ESPM, Go Gamers e Sioux Group. No total, 12.498 pessoas participaram da pesquisa, em 26 estados da federação entre 7 e 22 de fevereiro de 2021.

Fonte: PGB