Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como calcular CP em Pokémon GO

Por| Editado por Bruna Penilhas | 14 de Abril de 2022 às 14h46

Link copiado!

Divulgação/The Pokémon Company
Divulgação/The Pokémon Company

Diferente dos jogos de consoles, Pokémon GO troca atributos independentes dos monstrinhos da franquia por um único medidor. No lugar de números para ataque, defesa e velocidade, a aventura desenvolvida pela Niantic para celulares e dispositivos móveis expressa a força de um Pokémon com um único número: o Combat Power (CP) ou Poder de Combate (PC).

O PC expressa a soma de atributos de ataque, defesa e pontos de saúde de um Pokémon. Para saber o quão bom é o PC de uma captura, ou o quão alto ficará esse valor quando o monstrinho atingir o nível máximo, o caminho mais fácil é utilizar uma das calculadoras desenvolvidas por fãs. A prática ajuda os treinadores a montarem times mais precisos para batalhas e defesas de ginásio.

Continua após a publicidade

É possível estimar o PC máximo que um monstrinho atingirá em níveis maiores nas chamadas “calculadoras IV”. O conjunto de diferentes sites e aplicativos fornece uma leitura precisa dos IVs da sua bolsa. O número de IV, sigla em inglês para o termo “valor Individual”, determina o quão forte é um Pokémon, de acordo com o PC máximo que ele pode atingir.

As calculadoras são diversas, mas possuem similaridades entre si. É possível calcular o PC máximo a partir de uma captura de tela do Pokémon capturado em GO ou manualmente, digitando os valores de Pontos de Combate atuais do monstrinho e o nível do treinador. Enquanto maior for o level do treinador, mais os Pokémon podem ser treinados para atingirem um PC maior.

A melhor calculadora de IVs para celular é o aplicativo chamado Poke Genie, disponível para iOS e Android. No desktop, a melhor opção é o site Pokémon IV Calculator. Vale lembrar que a Niantic não recomenda o uso de aplicativos terceiros que pedem acesso a senha e as informações pessoais de treinadores. O jogador sempre deve preferir calculadoras de IV que funcionem independentemente de Pokémon GO para evitar o banimento da conta.

Continua após a publicidade

Pokémon igual, PC diferente?

Cada Pokémon em GO possui um PC ao ser pego, que indica o quão bem este monstrinho específico sairá em batalha. Nem todos os Pokémon possuem o mesmo PC. Por exemplo, se o treinador pegou dois Pikachu, eles não terão necessariamente o mesmo PC.

Fatores diferentes influenciam na falta de similaridade. Um monstrinho pode ter mais ataque e defesa que outro da mesma espécie, resultando na diferença dos valores. O nível do Pokémon também é fator decisivo. Capturas mais treinadas com Poeira Estelar e Doces, tem mais PC.

Continua após a publicidade

Conforme o jogador aumenta o nível de Treinador, o PC dos Pokémon pegos pelo mapa são geralmente maiores. No entanto, alguns tipos de Pokémon sempre terão um PC naturalmente menor.

Pokémon GO está disponível para celulares e dispositivos móveis iOS e Android. O jogo pode ser baixado gratuitamente na Apple Store e Google Play Store, respectivamente.