TikTok deixará de fuçar a área de transferência após ser flagrado pelo iOS 14
Por Rubens Eishima |
Um dos novos recursos de privacidade do iOS 14, a notificação de uso da área de transferência pelos aplicativos já está surtindo efeito antes mesmo do lançamento oficial do sistema. O TikTok já anunciou que não irá mais checar os textos copiados pelo usuário no iPhone, após ser flagrado acessando o recurso de maneira excessiva.
- WWDC 2020 | Navegador Safari recebe controles de privacidade aprimorados
- DuckDuckGo Browser | Privacidade e simplicidade sem muita firula [análise]
- Mudança no app do Google vai facilitar buscas no modo anônimo
O acesso abusivo do app aos conteúdos desse espaço foi registrado em diversos vídeos publicados no Twitter. Em um deles o TikTok é flagrado pelo novo recurso do iOS 14, capturando os textos copiados praticamente a cada palavra digitada no aplicativo.
Em resposta ao jornal britânico The Telegraph, um representante do TikTok afirmou que a notificação era disparada devido a um recurso do app para “identificar comportamentos repetitivos”. O porta-voz afirmou que uma atualização já enviada para aprovação da Apple removerá o recurso “para eliminar qualquer confusão potencial”.
Problema não é novo
O acesso indiscriminado dos aplicativos aos conteúdos na área de transferência do iPhone foi divulgado no começo do ano pelos pesquisadores Talal Haj Bakry e Tommy Mysk.
Com a distribuição da versão Beta do iOS 14, aplicativos e jogos como o Call of Duty Mobile, Plants vs Zombies Heroes, Aliexpress, AccuWeather, Twitter e Patreon foram gravados acessando o recurso em situações inesperadas. Desenvolvedores de alguns dos aplicativos flagrados se comprometeram a corrigir o seu funcionamento.
Após terem seu trabalho reconhecido pela Apple, os pesquisadores que revelaram o problema agora esperam que o Google implemente um recurso semelhante no Android.
Fonte: Telegraph