Quantidade máxima de contas gratuitas ativada no iPhone: o que fazer?

Quantidade máxima de contas gratuitas ativada no iPhone: o que fazer?

Por Thiago Furquim | Editado por Guadalupe Carniel | 12 de Junho de 2022 às 20h00
Imagem: Opollo Photography/Unsplash

Devido à limitação de contas do iCloud em um mesmo dispositivo, é possível que um iPhone usado e restaurado de fábrica emita um alerta de que o dispositivo atingiu a quantidade máxima de contas gratuitas ativada no iPhone. Essa é uma medida de segurança da Apple, mas que pode ser contornada.

Antes de saber o que fazer para contornar este problema, é preciso entender qual a importância da criação de uma conta iCloud no iPhone. Por ele, é possível armazenar e sincronizar dados essenciais, como contatos, fotos, senhas e mensagens. Clique aqui para saber mais sobre o serviço de nuvem da Apple e como utilizá-lo.

Logo, não basta apenas criar um ID Apple para utilizar ao máximo os serviços do iPhone — se não houver uma conta iCloud, não há outra plataforma que possa substituí-lo com todas as funções vitais. A má notícia é que uma conta do iCloud apenas pode ser criado em um aparelho da Apple.

Como resolver a limitação

Se nunca teve um ID Apple associado ao iCloud e adquiriu recentemente um iPhone usado, há o risco de não conseguir criar sua conta devido à restrição imposta pela Apple de permitir apenas 3 novas contas criadas por dispositivo. E não adianta formatar o sistema ou realizar reinicialização forçada no smartphone para burlar esta limitação.

No entanto, um truque simples para resolver o problema é utilizar o dispositivo Apple de outra pessoa — seja um iPhone, iPad ou Mac. Considerando de que o aparelho já possui um ID Apple configurado, é preciso finalizar a sessão para criar uma conta. Veja como:

  • No iPhone ou iPad, abra o app Ajustes. Em seguida, toque no nome do usuário, role a tela para baixo e toque em "Finalizar Sessão". Depois, volte ao Ajustes e toque em "Iniciar sessão no iPhone". Então, basta ir em "Não tem ID Apple ou esqueceu?" e criar um ID Apple com iCloud.
Finalize a sessão do ID Apple no iPhone para criar uma conta (Imagem: Thiago Furquim/Canaltech)
  • No Mac, abra o app Preferências do Sistema". Clique em "ID Apple" > "Visão Geral" e selecione "Finalizar Sessão". Depois, clique em "Criar ID Apple..." e siga as instruções na tela.
Crie um novo ID Apple com iCloud no Mac (Imagem: Thiago Furquim/Canaltech)

Lembre-se de pedir à pessoa cuja tarefa você solicitou para realizar um backup do iCloud no iPhone ou no Mac antes de encerrar o seu ID Apple. Afinal, dados não salvos podem ser removidos ao finalizar uma sessão em seus dispositivos.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.