Publicidade

Presidente da Microsoft defende investigação da App Store

Por| 19 de Junho de 2020 às 14h50

Link copiado!

What Mobile
What Mobile

O presidente da Microsoft, Brad Smith, declarou que os órgãos responsáveis por investigar práticas anticompetitivas na Europa e nos Estados Unidos precisam avaliar as políticas das lojas de aplicativos. A declaração aconteceu em uma entrevista ao site Politico.com poucos dias após a Comissão Europeia anunciar duas investigações sobre práticas antitruste da Apple.

Apesar de não citar nominalmente a Apple, um porta-voz da Microsoft confirmou que o executivo se referia à concorrente. Smith destacou que as barreiras impostas pela Apple são muito maiores do que as que renderam uma multa de quase R$ 3 bilhões à Microsoft no começo do século.

“Chegou a hora — não importa se estamos tratando de Washington ou Bruxelas — para uma conversa mais cuidadosa sobre a natureza das lojas de apps, as regras impostas, os preços e taxas que são cobrados e se há uma justificativa na legislação antitruste para tudo o que foi criado”, declarou Smith.
Continua após a publicidade

A Apple será investigada pela Comissão Europeia (CE) por uma série de restrições impostas em sua loja de apps. O órgão analisará, entre outras coisas, se a proibição de indicar que é possível assinar um serviço fora do app viola o direito de escolha do consumidor.

Segundo a CE, alguns apps deixaram de oferecer assinaturas, enquanto outros simplesmente aumentaram os preços dos pacotes oferecidos no iPhone, para compensar a comissão cobrada pela Apple, que pode chegar a 30%.

Fonte: Politico