O que fazer quando a App Store não abre

Por Ariane Velasco | 02 de Março de 2020 às 18h30
Tudo sobre

Apple

Saiba tudo sobre Apple

Ver mais

Assim como em qualquer outro software, algumas ferramentas do iOS também podem apresentar problemas de funcionamento. Uma delas é a App Store, que pode parar de funcionar por diversos fatores. Felizmente, muitos desses problemas podem ser facilmente solucionados. Saiba mais a seguir.

App Store: o que fazer quando a ferramenta não inicia

Verifique o seu ID Apple

Quando a App Store não inicia, pode ser que haja algum problema com o seu ID Apple. Geralmente, ele pode não iniciar pela necessidade de redefinir a sua senha. Para isso, basta acessar o menu “Ajustes” e tocar sobre o seu nome. Em seguida, vá até à seção “Senha e segurança” e selecione “Alterar senha”.

Se o problema não for resolvido, tente encerrar a sessão e iniciá-la novamente, o que pode ser feito também no menu “Ajustes”, selecionando a opção “iTunes e App Store”. Depois, basta tocar na sua ID e escolher “Finalizar sessão”. Por fim, em “Iniciar sessão”, você pode começar tudo novamente.

Várias configurações de seu ID Apple podem ser alteradas no menu (Captura de tela: Ariane Velasco)

Cheque se a sua conexão com a internet está ativa

Essa é uma opção muito simples, mas que também pode resolver o problema. Caso a App Store não esteja abrindo, verifique se o seu smartphone realmente está conectado a uma internet 4G, 3G ou Wi-Fi.

Se a conexão estiver ativa, verifique se não existe nenhum problema com a sua internet. Um bom jeito de testar isso é iniciando outros aplicativos. Caso eles funcionem normalmente, então o problema está na App Store.

Para verificar o status da conexão, basta arrastar o dedo para cima na tela do iPhone (Captura de tela: Ariane Velasco)

Seu software pode estar desatualizado

Se a App Store não está abrindo, isso pode indicar que o seu iOS está desatualizado. Para resolver o problema, basta ir até o menu “Ajustes” e atualizar o seu software para voltar a usar a loja de aplicativos normalmente.

Atualizar o software pode ajudar a App Store a iniciar normalmente (Captura de tela: Ariane Velasco)

Cheque a data e a hora de seu smartphone

Fatores como a data e a hora de seu iPhone também podem atrapalhar o funcionamento da App Store. Por isso, é sempre importante verificar se o horário está errado (nem que seja 1 minuto atrasado ou adiantado) e se o dia, mês e ano realmente correspondem à data do calendário. Para isso, acesse o menu “Ajustes” seguido das opções “Geral > Data e Hora”.

Ative a data e hora automáticas para não precisr alterá-las manualmente o tempo todo (Captura de tela: Ariane Velasco)

A App Store travou

Caso a App Store tenha travado ou esteja lenta durante a instalação de um aplicativo, pode significar que ele é muito pesado para a sua conexão, seja ela 3G, 4G ou Wi-Fi. Por isso, vale verificar o máximo de dados suportados por sua conexão e, caso necessário, trocá-la.

A App Store travou? Verifique sua conexão e escolha outra caso necessário (Captura de tela: Ariane Velasco)

Verifique o status da App Store

Por fim, pode ser que o problema não esteja em seu iPhone, mas sim no próprio aplicativo - que pode apresentar instabilidades de vez em quando. Caso você suspeite de que isso está acontecendo, acesse o site da Apple e verifique o status do serviço.

Os aplicativos que estão funcionando corretamente são sinalizados pela cor verde (Captura de tela: Ariane Velasco)

E você, sabia que a App Store podia parar de funcionar por tantos motivos diferentes? Conte pra gente nos comentários.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.