Novo bug trava iPhones e impede acesso à mensagens

Por Redação | 15 de Fevereiro de 2018 às 10h43
TUDO SOBRE

Apple

Uma sequência de caracteres especiais, mais uma vez, está sendo responsável por causar travamentos no iOS e impedir completamente o acesso ao aplicativo de mensagens. A falha atinge até mesmo as versões mais recentes do sistema operacional, bastando que o texto em questão apareça nas notificações para que o uso do software de comunicação seja completamente bloqueado.

Ao receber a sequência de caracteres especiais no idioma telugo, uma das línguas oficiais mais faladas da Índia, o usuário continua conseguindo utilizar o celular normalmente. Entretanto, ao tentar acessar o aplicativo de mensagens, vê o aparelho reiniciar e retornar à tela inicial do sistema operacional, com uma nova tentativa repetindo o mesmo ciclo.

Entretanto, é importante citar que o recebimento da mensagem problemática não acarreta em nenhum tipo de tentativa de intrusão ou risco de segurança para os usuários de iPhone. O problema causa, na realidade, uma inconveniência como tantas outras já proporcionadas por mensagens desse tipo no passado, que se aproveitam de problemas no processamento de caracteres especiais no sistema para incomodar os donos de aparelhos com o iOS.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Casos desse tipo existem desde 2012, com novas ocorrências periódicas. No começo de fevereiro, por exemplo, o problema foi noticiado a partir de um código disponível no depositório de desenvolvimento de aplicações GitHub, também causando a reinicialização indesejada de aparelhos. Em outros casos, não apenas o app de mensagens nativo do iOS, como o WhatsApp e outras soluções do tipo.

Apesar de afetar todas as versões do iOS liberadas para o público, a falha que surgiu nesta quarta-feira (14) não atinge os usuários da versão 11.3 do sistema operacional, que ainda está em fase final de testes Beta junto a utilizadores selecionados. É uma boa notícia, que pode livrar a todos do problema bem em breve.

Até lá, entretanto, a única solução é pedir para que outro contato envie uma mensagem de texto pelo app de Mensagens, de forma que ela seja a mais recente a ser carregada pelo sistema. Na sequência, a indicação é deletar toda a conversa com o usuário que enviou os caracteres especiais, já que acessá-la gerará uma reinicialização do aparelho.

Por outro lado, o usuário que não desejar fazer isso, caso existam conversas importantes ou arquivos que seriam deletados nesse processo, sempre pode aguardar o lançamento de uma nova versão do iOS. Diante de problemas desse tipo, a Apple costuma liberar updates emergenciais para o sistema operacional, apesar de, até o momento em que essa reportagem foi escrita, ela ainda não ter se pronunciado sobre o assunto.

Fonte: The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.