10 truques imperdíveis para iPhone que você precisa conhecer

10 truques imperdíveis para iPhone que você precisa conhecer

Por Lucas Wetten | Editado por Bruno Salutes | 20 de Junho de 2021 às 19h30
Foto: Adrien (Unsplash)

O iPhone é cheio de truques e sempre há novidades para aprender. Algumas conhecemos nas atualizações do sistema iOS, outras existem há muitos anos e poucos usuários da maçã conhecem e usam.

Neste artigo, descubra 10 truques interessantes e pouco conhecidos para utilizar em seu iPhone:

1. Navegue pela tela do iPhone com os atalhos escondidos

Chega de rolar de volta para cima: ao navegar em páginas longas, utilize este truque para retornar ao topo da tela: dê um toque com seu dedo na área superior do seu dispositivo, acima da tela, onde se situa a Câmera Frontal. A página vai instantaneamente subir todo o conteúdo de volta ao topo.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Clique na área superior do seu dispositivo, acima da tela, para retornar instantaneamente ao topo da página. Foto: Vojtech Bruzek (Unsplash)

Precisa retornar para uma área mais específica no meio do texto ao invés do topo da tela? Também há um truque para isso: ao invés de ir subindo tudo aos poucos, atrás do que você está procurando, segure e pressione o clique na barra lateral direita da tela de seu dispositivo, onde se situa a barra de rolagem.

Desta forma, ela ficará fixa no seu dedo enquanto você estiver com o clique pressionado. Arraste-a para cima ou para baixo e navegue por toda a página para localizar o que procura.

Fixe a barra de rolagem na lateral direita em seu dedo e navegue por ela. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

2. Use a barra de espaço do teclado como um "trackpad" do seu iPhone

Ao escrever textos em qualquer app do iPhone, é angustiante ter que apagar frases completas e prontas simplesmente para precisar ajustar alguns erros de digitação ou gramática que passaram batido. Por isso, o truque de utilizar o espaço do teclado como se fosse um "trackpad" do iPhone é tão importante.

Clique e pressione o espaço do teclado do iPhone para utilizá-lo como um trackpad. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Ao clicar e pressionar o clique no espaço do teclado, você pode navegar por todo o texto e colocar o cursor de digitação em qualquer ponto específico do seu texto, corrigindo assim pontos de desatenção sem precisar limpar tudo o que já foi escrito.

Navegue pela tela e leve o cursor de digitação a pontos específicos de seu texto. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

3. Edite prints com formas automáticas perfeitas

No recurso de edição que aparece no canto inferior esquerdo ao tirar um print da tela do iPhone, é possível customizar a imagem com o uso de algumas funções divertidas.

A edição de print possui várias funcionalidades interessantes. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Caso você use a função de lápis para desenhar formatos conhecidos - como círculos, triângulos ou corações -, o iPhone consegue identificar o padrão do seu desenho e automaticamente substituir as linhas por uma marcação perfeita - mas caso você não goste e prefira à sua maneira, basta clicar no ícone de "Voltar" no centro do topo da tela.

Desenhe um formato conhecido para que o iPhone identifique e o substitua. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Dentre os formatos conhecidos que o iPhone consegue identificar e substituir automaticamente estão: círculos, retângulos, quadrados, triângulos, estrelas e corações.

Formatos conhecidos de desenho podem ser identificados pelo iPhone. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

4. Tire prints de páginas inteiras com um clique

Caso você esteja navegando pelo Safari em alguma página da web - como uma matéria jornalística, um artigo de notícia, ou algo semelhante -, e queira tirar um print da tela de todo o conteúdo, basta você tirar o print e, na edição do print que vai aparecer no canto inferior esquerdo da sua tela, selecionar a aba de "Página Completa".

Selecione a aba de Página Completa. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

O arquivo, no entanto, não será uma imagem e sim um PDF. Por isso, caso você opte por salvar no seu dispositivo, será preciso salvá-lo no app Arquivos do iPhone ou algum aplicativo semelhante que suporte o arquivo - como Google Drive, Dropbox, entre outros.

Clique no ícone de compartilhamento no topo direito da tela. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Porém, você pode optar por não salvar o print e enviá-lo diretamente para alguém. Para fazer isso, basta clicar no ícone de compartilhamento no topo direito da tela para abrir a tela de compartilhamento - além de uma série de opções de aplicativos, você também terá uma lista de pessoas e conversas como sugestão para envio do seu print.

Compartilhe o seu print entre usuários e aplicativos. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

5.  Limpe erros na Calculadora do iPhone

Você costuma apagar toda a conta quando digita um número errado? Pare de perder o seu tempo. A Calculadora do iOS tem um truque simples para facilitar a sua vida: você pode simplesmente arrastar o dedo no campo dos dígitos, no sentido da esquerda para a direita, para apagar apenas o último dígito inserido na sua conta.

Arraste o seu dedo na tela, da esquerda para a direita, para apagar apenas o último dígito. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Desta forma, você poderá retomar rapidamente à sua conta, sem precisar mais clicar em "AC" para limpar tudo da tela e recomeçá-la do zero.

Com este truque, apenas o último número digitado será apagado. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

6. Use o Modo de Visualização do Leitor do Safari

Você sabia que é possível alterar a cor do fundo de um artigo, notícia e conteúdos de texto em geral pelo Safari? Assim como a fonte do texto e o tamanho da fonte? Para facilitar a sua leitura, ative o Modo de Visualização do Leitor.

Entre em um site pelo Safari que possua conteúdo de texto - artigos jornalísticos, notícias em geral -, clique no símbolo de "aA" no topo esquerdo da tela, logo ao lado da URL, e depois clique em "Mostrar Visualização do Leitor".

Com esta função, é possível aumentar ou diminuir a fonte do texto, alterar a sua fonte dentre 9 opções disponibilizadas pelo Safari ou mudar a cor do fundo do site para branco, sépia, cinza-escuro ou preto.

Conheça o Modo de Visualização do Leitor do Safari. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

7. Ative o Timer para enquanto estiver ouvindo música

Para quem costuma ouvir músicas para dormir, ativar um Timer para desligar o som é uma boa opção. Enquanto alguma música estiver sendo reproduzida, entre no aplicativo do Relógio > Timer > defina o tempo do seu Timer e clique em "Ao Terminar".

Vá em Timer > Clique em Ao Terminar. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Na tela seguinte, desça até o final e selecione "Parar Reprodução". Quando o seu Timer configurado terminar, ele vai automaticamente parar a música que estiver tocando, independente de qual aplicativo a reprodução esteja vindo.

Selecione para parar a reprodução ao final do Timer configurado. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech

8. Oculte mídias do rolo da câmera do seu iPhone

Caso você possua mídias - sejam fotos, vídeos ou capturas de tela - que não quer que fiquem com fácil acesso no seu rolo da câmera, mas não deseja excluir, a funcionalidade de ocultar itens é uma boa ideia. Selecione quais mídias deseja esconder, clique no ícone do canto esquerdo inferior para abrir a janela de opções e selecione "Ocultar" - você vai notar que as mídias selecionadas vão desaparecer do rolo da câmera do seu iPhone.

Oculte mídias do rolo da câmera. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Na tela principal do aplicativo "Fotos", desça até o final e encontre "Itens Ocultos" - lá estarão todas as suas mídias escondidas. Para fazer com que elas apareçam novamente no rolo da câmera do seu iPhone, é só seguir o mesmo processo: selecione quais mídias deseja esconder, clique no ícone do canto esquerdo inferior para abrir a janela de opções e selecione "Não Ocultar".

Encontre a pasta de mídias ocultas do rolo da câmera. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

9. Utilize o recurso de priorização de download

Ao baixar ou atualizar diversos aplicativos de uma vez, há momentos em que temos pressa ou urgência para entrar em algum deles, como, por exemplo, no WhatsApp - que pausa o envio e recebimento de mensagens durante a sua atualização, assim como outros apps de comunicação.

Uma funcionalidade que poucos sabem é que é possível priorizar o download de algum dos aplicativos. Quando downloads simultâneos estiverem acontecendo, pressione o dedo por alguns segundos no ícone do app de sua preferência até que uma janela de opções se abra e clique em "Priorizar Download".

Utilize o recurso de priorização de download. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech

10. Ative o teclado de uma mão só no iPhone

Para quem costuma digitar mesmo quando uma das mãos está ocupada, existe um recurso pouco usado que é o teclado de uma mão só. Nos Ajustes do iPhone, vá em Geral > Teclado > Teclado de Uma Mão > selecione se quer ativar o lado esquerdo ou direito, e pronto, abra o teclado para testá-lo.

Vá em Ajustes > Geral > Teclado > Teclado de Uma Mão. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Uma outra forma mais simples de acessá-lo sem precisar ir nos Ajustes é pressionando o ícone de globo ou de emoji no seu teclado. Ao fazer isso, uma janela de opções vai se abrir, dando as opções do teclado para a mão esquerda, para a mão direita ou retornar ao normal.

Pressione o ícone de globo ou de emoji para abrir as opções. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Para voltar ao tamanho normal, há uma seta branca no lado oposto ao teclado - clique nela para que o teclado se abra por completo. Para reabrir o teclado de uma mão só facilmente, pressione por alguns segundos o ícone de um círculo redondo para ver as opções do teclado de ambos os lados.

Clique na seta branca para retornar ao teclado normal. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.