Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

iPhone começa a vibrar sem notificação e incomoda usuários

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Maio de 2024 às 17h00

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech

Diversos relatos nas redes sociais apontam para um problema de “vibração fantasma” do iPhone: o aparelho começa a vibrar mesmo sem nenhuma notificação no momento. A pessoa, então, abre o celular e vê que não há nada novo. 

Uma publicação de 24 de maio feita no X pelo perfil @caismila fala sobre o problema e já acumula mais de 16 mil compartilhamentos na rede, além de várias respostas de consumidores que também passam pela mesma situação. As mesmas reclamações também foram encontradas no Instagram

Continua após a publicidade

Por que isso acontece?

Até o momento, não existe uma causa confirmada para o incidente, que pode ser um bug do sistema ou um problema relacionado a um app específico. Alguns relatos dizem que a vibração acontece após receber mensagens de conversas arquivadas no WhatsApp, enquanto outras pessoas dizem que o aviso é acompanhado do ícone de geolocalização na tela, mas ainda não é possível indicar o motivo por trás do ocorrido. 

O engenheiro Victor Candemil é uma das pessoas que passou pela situação: "acontece uma vibração com o celular desbloqueado, como se tivesse recebido uma notificação, mas não tem nada de novo para ver. Já está há uns quatro ou cinco dias assim", comenta.

O Canaltech entrou em contato com a Apple para obter mais informações, mas ainda não teve retorno da empresa — a matéria será atualizada com uma eventual resposta.

Vale notar que o problema parece afetar muitos brasileiros, mas não existem relatos do ocorrido em outras regiões no fórum oficial da Apple e em comunidades sobre iOS no Reddit. Alguns comentários sobre o problema em inglês foram publicados no Reddit em setembro do ano passado, mas não existem mensagens mais recentes.

Como resolver a vibração fantasma do iPhone?

Ainda não dá para resolver o problema sem descobrir a causa dele. Nesse caso, vale a pena testar alguns métodos e verificar se o celular para de vibrar sem motivo:

Continua após a publicidade
  • Reinicie o aparelho;
  • Desative e ative a vibração novamente;
  • Caso o ícone de localização apareça, toque para ver qual aplicativo está usando-a e veja as configurações de notificação;
  • Atualize os apps do sistema.

A situação provavelmente será corrigida com uma atualização do próprio iOS ou do aplicativo responsável pelas notificações. Enquanto isso, você pode relatar o problema no canal oficial de feedback da Apple (em inglês) em apple.com/feedback/iphone