Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

iOS 16.1 enfim disponibilizará as Bibliotecas Compartilhadas do iCloud

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Outubro de 2022 às 11h28

Link copiado!

Reprodução/Apple
Reprodução/Apple

A Biblioteca de Fotos Compartilhadas do iCloud deve finalmente chegar ao iOS 16. Anunciada como uma das novidades do sistema, a mudança traz um toque de inteligência quando o usuário precisa liberar o acesso a mídias para várias pessoas ao mesmo tempo.

O recurso não ficou totalmente pronto para o lançamento do sistema operacional, por isso a Apple optou por adiar o lançamento para 24 de outubro junto com o iOS 16.1. Os desenvolvedores não disseram porque decidiram postergar a distribuição, o que pegou muita gente de surpresa ao instalar a atualização.

A biblioteca compartilhada permite criar grupos com membros da família, amigos, colegas de trabalho ou pessoas específicas para ter acesso a uma pasta gerenciada em conjunto. Qualquer pessoa autorizada pode adicionar ou remover fotos, fazer edições nas mídias, criar notas com comentários ou acrescentar subpastas, com tais modificações visíveis para todos.

Continua após a publicidade

Não confundir com os álbuns compartilhados

É importante destacar a diferença entre a Biblioteca do iCloud com os álbuns compartilhados. O último já existe já anos e permite que a visualização e o download de conteúdos guardados. No caso da Biblioteca Compartilhada, você pode convidar as pessoas para incluir ou editar os conteúdos livremente, sem precisar ficar dando autorização toda hora e com sincronização em tempo real.

Um dos problemas de se trabalhar com arquivos na nuvem é a necessidade de conceder acesso a pastas e arquivos individualmente. Quando se lida com pouca coisa isso não chega a ser um empecilho, mas trabalhar com muitos arquivos pode ser uma pedra no sapato.

Continua após a publicidade

Os membros do grupo podem compartilhar fotos da sua própria biblioteca sem precisar de ajustes extras. Será possível definir uma data de início e de término do acesso ou selecionar automaticamente usuários com base no reconhecimento das pessoas nas fotos.

Esse conteúdo compartilhado poderá ser transformado em Memórias e Fotos em Destaque pelo aplicativo de Fotos do iPhone. A Maçã espera trazer um toque de saudosismo e aproximar ainda mais as pessoas com essas lembranças compartilhadas, como ocorre no Google Fotos.

A Beta 2 do iOS 16.1 teve como um dos destaques a resolução do problema com o indicador de bateria. Para alguns usuários, o ícone do tanque de energia não mudava conforme o aparelho gastava energia. Ainda não está claro o que mais o software deve trazer, mas os usuários estão esperançosos de quem sejam corrigidos vários bugs que incomodaram no último mês.