Publicidade

iOS 16 vai facilitar a rotina de quem precisa lembrar de tomar remédio

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Junho de 2022 às 10h33

Link copiado!

jcomp/Freepik
jcomp/Freepik

Os novos iOS 16 e watchOS 9 ajudarão você a ter melhor controle sobre a rotina de medicamentos. A nova categoria “Medicamentos” do app Saúde permitirá inserir a rotina de remédios num calendário próprio para criar lembretes específicos e, no caso de dúvidas, até indicar qual remédio deve ser tomado por meio da câmera do iPhone.

Apesar de já ser possível criar alarmes e lembretes no celular para lembrar exatamente quando tomar remédios, ter uma interface própria para isso torna a tarefa bem mais intuitiva. A adição do app Saúde será uma aliada perfeita para usuários mais esquecidos, ou aqueles com rotinas mais cheias de medicamentos.

Continua após a publicidade

O site MacRumors observa que, na maior parte das vezes, o iPhone consegue deduzir qual remédio é a partir do rótulo — provavelmente, com uma ajudinha do Live Text. A partir daí, é só definir a dose necessária e os horários para criar lembretes recorrentes até o fim do tratamento, inclusive definir um plano de fundo personalizado para dar um toque pessoal.

Identificação inteligente

O reconhecimento de remédios do Saúde ainda é inteligente: o app é capaz de identificar interações entre os fármacos (e eventuais contraindicações) e avisar o usuário sobre elas. Além disso, é possível exportar a lista de remédios em uma lista no formato PDF, algo útil para manter familiares ou clínicos atentos sobre sua saúde.

Continua após a publicidade

No watchOS, os remédios serão todos listados no novo app Medications (“Medicamentos”, em português). Semelhante a lembretes comuns, basta selecionar as opções “Tomado” ou “Ignorar” para descartar a notificação.

Quando lança a atualização?

Tanto o watchOS 9 quanto o iOS 16 não têm data exata de lançamento, mas a Apple deve liberar a dupla para o público geral entre setembro ou outubro deste ano. Ambos os sistemas já estão em testes com desenvolvedores inscritos no Apple Beta Software Program e não deve demorar para que os usuários mais curiosos também tenham acesso garantido.