Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

iOS 16 terá tela de bloqueio personalizável estilo Android

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Junho de 2022 às 14h43

Link copiado!

Divulgação/Apple
Divulgação/Apple
Tudo sobre Apple

O iOS 16 terá uma tela de bloqueio inteiramente nova e profundamente personalizável, anunciou a Apple nesta segunda (6). Mais dinâmica, customizável e intuitiva, a nova seção agora pode ser recheada por widgets, tem notificações mais discretas e inteligentes e recebeu integração com o Modo Foco, acompanhando o usuário ao longo do dia.

Um dos principais elementos do sistema operacional da Apple, a tela de bloqueio poderá ser tão personalizada quanto a tela principal. Além de poder escolher a foto para estampar a região, o dono do iPhone poderá escolher estilo, cores, fonte do relógio, aplicar filtros e até aplicar filtros à imagem para deixá-la do jeito que preferir.

Continua após a publicidade

Expandindo o potencial dos complementos de apps, widgets também poderão ser fixados na tela de bloqueio, algo estilo ao que o Android já permite há alguns anos. Os atalhos possibilitarão que aplicativos deixem informações e opções rápidas sempre ao alcance do usuário, mesmo antes de inserir as credenciais ou desbloquear a tela via Face ID.

Notificações também foram reajustadas para essa nova tela de bloqueio — afinal de nada adiantaria ter uma seção ainda mais elegante, mas ainda lotada de avisos de apps. Agora, os alertas de aplicativos aparecem na parte de inferior da interface, ocupando menos espaço e deixando a seção menos abarrotada de informações.

Live Activities

Continua após a publicidade

Para complementar, foram apresentados as “Live Activities”, uma mistura entre notificações e widgets dinâmicos que exibe detalhes sobre apps em tempo real. Dá para ficar de olho em cronômetros, na proximidade de carros solicitados em apps de mobilidade e acompanhar o placar de jogos rolando naquele instante sem precisar desbloquear o celular.

Na dúvida sobre qual papel de parede escolher? O iOS 16 também dará uma mão nesse sentido: o novo sistema operacional sugerirá fotos a partir da galeria para estampar a seção. Além disso, há novos wallpapers animados para incrementar ainda mais a seção, incluindo uma opção integrada ao app Tempo que exibirá animações correspondentes ao clima do local.

Integração com Modo Foco

Continua após a publicidade

Numa rotina cheia de trabalho, estudos e momentos de lazer, cada momento pede uma postura diferente — por isso, há o Modo Foco. A solução da Apple adapta as notificações do aparelho para cada instante do dia, dando destaque somente para o essencial e, no iOS 16, a tela de bloqueio também será dinâmica.

Dependendo do perfil escolhido, o papel de parede, os widgets e as notificações exibidas na tela de bloqueio mudarão, exibindo somente o essencial para aquele instante.

Quando lança o iOS 16?

Por enquanto, não há previsão para o lançamento do iOS 16. Contudo, se a Apple seguir a tradição, o novo sistema operacional deve ser liberado para o público geral entre setembro e outubro deste ano.