Publicidade

iOS 16 vai permitir resolução automática de captchas no iPhone

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Junho de 2022 às 15h54

Link copiado!

Apple
Apple

O iOS 16 pode trazer um baita diferencial para quem precisa lidar com muitos cadastros e logins no celular, porque o sistema deve ignorar os famosos captchas. Os donos de iPhone terão o mecanismo automaticamente resolvido, assim será possível evitar a perda de tempo com cálculos ou procurando imagens de hidrantes.

Os captchas são usados para verificar se você é humano, com o objetivo de evitar o uso de robôs para realizar determinadas atividades, como fazer login, criar contas falsas ou postar mensagens. O mecanismo proposto pela Apple só seria eficiente em aplicativos e sites compatíveis, mas não deixa de ser uma excelente notícia para evitar esse procedimento tão chato.

Continua após a publicidade

Este recurso ainda está em fase de testes, mas já pode ser experimentado por quem possui o iOS 16 beta instalado. É só acessar as configurações do aparelho e pressionar em ID Apple > Senha e segurança > Verificação automática. Quando ativado, o iCloud verificará de forma instantânea e privativa o seu dispositivo, graças à integração com a conta da Maçã.

Na prática, o recurso já exige alguma forma de autenticação do usuário, seja com a digital ou reconhecimento facial, portanto é meio óbvio se tratar de uma pessoa real. O sistema então verifica o dispositivo e libera um token de acesso para o aplicativo ou site. A ideia é basicamente a mesma usada para evitar a digitação de nomes de usuário e senha ao fazer login.

Chega de clicar em figuras ou resolver cálculos matemáticos

Continua após a publicidade

A vantagem do método de superação de captcha é a rapidez e, principalmente, a acessibilidade que proporciona. Hoje, quem possui algum tipo de deficiência visual pode ter dificuldade de resolver alguns mecanismos de segurança, pois nem todos possuem alternativa em som.

Cloudflare e Fastly, duas das principais empresas de segurança de sites do mundo, já anunciaram o suporte aos tokens de acesso privado. Isso significa que milhões de sites e apps desenvolvidos com soluções de ambas as plataformas poderão ser resolvidos imediatamente.

O sistema da Apple ainda está em fase experimental no iOS 16 beta, portanto muita coisa pode mudar até o lançamento, previsto para ocorrer em setembro ou outubro deste ano. Por enquanto, donos de iPhone e iPad poderão contar com a verificação automática de usuário habilitada por padrão. Este recurso também será suportado no macOS Ventura, ou seja, os usuários devem dar adeus à resolução de captchas também em desktops e notebooks da gigante de Cupertino.

Fonte: Apple