iOS 16 introduz suporte para Joy-Cons do Nintendo Switch no iPhone

iOS 16 introduz suporte para Joy-Cons do Nintendo Switch no iPhone

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Junho de 2022 às 14h03
Enrique Vidal Flores/Unsplash

O iPhone enfim terá suporte nativo para os controles do Nintendo Switch no iOS 16. Assim como o macOS, será possível aproveitar um bom jogo no celular com os periféricos da Nintendo, seja ele um Joy-con tradicional ou Switch Pro Controller.

A descoberta partiu de desenvolvedores membros do Apple Beta Software Program, que experimentam a primeira prévia do iOS 16 desde ontem (6). Ao tentar conectar um controle da Nintendo, o iPhone é capaz de reconhecê-lo e nomeá-lo de forma apropriada, assim como identificar as entradas (botões e analógicos) para proporcionar a jogatina.

Complementando o relato, um gerente de engenharia da Apple, Nat Brown, comentou em outro tuíte que os joy-cons também podem funcionar separadamente — ou seja, um par de controles pode ser separado entre dois jogadores, assim como no Nintendo Switch. Para isso, é necessário parear os periféricos ao celular, apertar e segurar os botões “print” e “Home” ao mesmo tempo por alguns segundos e pronto.

Não só Joy-Cons

Além dos controles da Nintendo, o iOS 16 também introduziu compatibilidade com o 8Bitdo e o Logitech F710. É possível que outros controles também estejam com compatibilidade em preparação.

Naturalmente por estar incluído em um software ainda experimental, o suporte ainda pode ter problemas e deve passar por refinamentos até a versão final. Além disso, segundo o site 9to5Mac, a compatibilidade de controles pode ser levada também para versões anteriores do iOS, uma vez que ela pode ser distribuída por atualização (via OTA).

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.