iOS 16 deixará você remover mais 4 aplicativos pré-instalados no iPhone
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |

Uma das mudanças introduzidas pelo iOS 16 beta, lançado durante a WWDC 2022 na semana passada, foi a capacidade de remover mais aplicativos da Apple do seu iPhone. A companhia já permitia desinstalar vários softwares, mas ainda restringia alguns considerados fundamentais, como o app Câmera e o Relógio.
- Veja a tela de bloqueio personalizada do iOS 16 em funcionamento (vídeo)
- Quais iPhones vão receber o iOS 16?
Agora, a lista foi ampliada para 29 programas que você poderá excluir assim que configurar o seu celular, seja para economizar espaço, seja para usar uma alternativa mais efetiva. A Maçã parece ter finalmente entendido que os seus softwares estão longe da perfeição e concorrentes podem ter soluções melhores em determinados aspectos.
Confira a listagem dos aplicativos que podem ser apagados no iOS 16:
- Câmera
- Relógio
- Buscar
- Fitness
Apague o que quiser do seu iPhone
Vale lembrar que mesmo com o app deletado, algumas funcionalidades cruciais continuam a rodar no iPhone — como os contatos, que ficam atrelados ao aplicativo Telefone. Estes são os apps que já podiam ser deletados nas versões anteriores do iOS:
- Arquivos
- Atalhos
- Bolsa
- Bússola
- Calculadora
- Calendário
- Casa
- Clima
- Contatos
- Dicas
- FaceTime
- Gravador de Voz
- iTunes Store
- Lembretes
- Livros
- Mapas
- Medida
- Apple Music
- Notas
- Notícias
- Apple Podcasts
- Traduzir
- Apple TV
- Apple Watch
A beta do iOS 16 traz novos recursos para o iPhone, corrige bugs e traz consideráveis melhorias de desempenho. O destaque foi a tela de desbloqueio personalizável, que deve trazer mais alguns opções para deixar seu celular com a sua cara. Além disso, a ideia da companhia parece ter sido aproximar ainda mais os outros sistemas operacionais, com o iPadOS 16 e o macOS Monterey 13 muito similares em termos funcionais.
Espera-se que a Apple lance a atualização estável do sistema em setembro, junto com a nova linha de celulares iPhone 14. Até lá, um longo caminho de ajustes e adições deve ser percorrido para oferecer a melhor experiência possível aos fãs da gigante de Cupertino.