iOS 15.2 ganha segunda versão beta com privacidade e notificações melhoradas

iOS 15.2 ganha segunda versão beta com privacidade e notificações melhoradas

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Novembro de 2021 às 14h27
Alveni Lisboa/Canaltech

Após a chegada do iOS 15.1 e da versão 14.8.1, a Apple agora voltou suas atenções para o futuro sucessor: o iOS 15.2 chegou para testadores beta e desenvolvedores. A build atual traz alguns recursos prometidos para o sistema que não estavam disponíveis nas duas primeiras versões, como o App Privacy Report, anunciado na WWDC 2021, e a central aprimorada de notificações.

O App Privacy Report deve entregar ao usuário um relatório completo de tudo que os programas instalados no iPhone acessaram nos últimos sete dias, como fotos, localização, microfone, câmera e contatos. Essa adição vai revelar que tipo de informações os apps tem acesso, quais serviços eles se vinculam (haverá uma guia com os domínios acessados em segundo plano) e ajudar o usuário a entender melhor como a sua privacidade online pode ser violada.

O Privacy Report exibirá quais dados cada aplicativo acessa (Imagem: Divulgação/Apple)

Hoje em dia, as pessoas recebem dezenas de notificações por dia dos apps instalados: redes sociais, mensagens, promoções de sites de comércio eletrônico, estreias do streaming. O novo sistema do iOS exibirá um resumo em formato que lembra bastante os links compartilhados nas redes sociais: quando houver várias notificações do mesmo software, o sistema vai agrupá-los para exibir tudo de uma só vez e com mais organização.

Outra adição deste beta é a chamada de emergência, atualizada para ter o acesso aprimorado. O usuário em apuros poderá pedir socorro apenas ao pressionar o botão de ligar/desligar e o volume simultaneamente por oito segundos — antes, eram apenas três segundos, o que fazia com que a ligação fosse feita por engano. O sistema também vai identificar esse tipo de cenário emergencial se você pressionar o botão de ligar rapidamente várias vezes.

As notificações estão com essa nova aparência (Imagem: zeroxdown/Reddit)

Por fim, a Apple implementou um recurso de segurança de comunicação para rastrear o aplicativo Mensagens de crianças no iPhone, iPad e Mac, com a possibilidade de avisar aos pais caso algum conteúdo sexualmente explícito seja enviado ou recebido. O software usa aprendizado de máquina do aparelho para analisar e reconhecer esse tipo de conteúdo, sem precisar de conexão com a internet ou qualquer compartilhamento externo.

Se você é inscrito no programa de testadores beta do iOS, já deve ter recebido a notificação no celular, mas, caso não tenha, acesse o aplicativo Ajustes, escolha Geral e, em seguida, selecione Atualização de Software. Como a entrega é gradual, nem todos podem recebê-la de imediato, portanto o jeito é aguardar mais algumas horas para pôr as mãos no iOS 15.2 experimental.

Fonte: MacRumors, Reddit  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.