/i523568.jpeg)
iOS 15.2 ganha segunda versão beta com privacidade e notificações melhoradas
Após a chegada do iOS 15.1 e da versão 14.8.1, a Apple agora voltou suas atenções para o futuro sucessor: o iOS 15.2 chegou para testadores beta e desenvolvedores. A build atual traz alguns recursos prometidos para o sistema que não estavam disponíveis nas duas primeiras versões, como o App Privacy Report, anunciado na WWDC 2021, e a central aprimorada de notificações.
- Apple lança iOS 14.8.1 com correções de segurança para quem não roda o iOS 15
- iOS 15.1 já está disponível; confira novidades e aparelhos compatíveis
- macOS Monterey já está disponível para download e atualização
O App Privacy Report deve entregar ao usuário um relatório completo de tudo que os programas instalados no iPhone acessaram nos últimos sete dias, como fotos, localização, microfone, câmera e contatos. Essa adição vai revelar que tipo de informações os apps tem acesso, quais serviços eles se vinculam (haverá uma guia com os domínios acessados em segundo plano) e ajudar o usuário a entender melhor como a sua privacidade online pode ser violada.

Hoje em dia, as pessoas recebem dezenas de notificações por dia dos apps instalados: redes sociais, mensagens, promoções de sites de comércio eletrônico, estreias do streaming. O novo sistema do iOS exibirá um resumo em formato que lembra bastante os links compartilhados nas redes sociais: quando houver várias notificações do mesmo software, o sistema vai agrupá-los para exibir tudo de uma só vez e com mais organização.
Outra adição deste beta é a chamada de emergência, atualizada para ter o acesso aprimorado. O usuário em apuros poderá pedir socorro apenas ao pressionar o botão de ligar/desligar e o volume simultaneamente por oito segundos — antes, eram apenas três segundos, o que fazia com que a ligação fosse feita por engano. O sistema também vai identificar esse tipo de cenário emergencial se você pressionar o botão de ligar rapidamente várias vezes.

Por fim, a Apple implementou um recurso de segurança de comunicação para rastrear o aplicativo Mensagens de crianças no iPhone, iPad e Mac, com a possibilidade de avisar aos pais caso algum conteúdo sexualmente explícito seja enviado ou recebido. O software usa aprendizado de máquina do aparelho para analisar e reconhecer esse tipo de conteúdo, sem precisar de conexão com a internet ou qualquer compartilhamento externo.
Se você é inscrito no programa de testadores beta do iOS, já deve ter recebido a notificação no celular, mas, caso não tenha, acesse o aplicativo Ajustes, escolha Geral e, em seguida, selecione Atualização de Software. Como a entrega é gradual, nem todos podem recebê-la de imediato, portanto o jeito é aguardar mais algumas horas para pôr as mãos no iOS 15.2 experimental.
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.