Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Este software resolve praticamente qualquer bug no sistema de seu iPhone

Por Redação | 29 de Janeiro de 2019 às 22h00

Link copiado!

PUBLIEDITORIAL
Este software resolve praticamente qualquer bug no sistema de seu iPhone
Este software resolve praticamente qualquer bug no sistema de seu iPhone

Na maior parte do tempo, os iPhones funcionam muito bem, e problemas como travamentos ou "telas da morte" não são tão comuns. Mas eles podem acontecer, é verdade, e quando algo do tipo acontece, o desespero é imediato. Afinal, qualquer reparo em dispositivos da Apple não sai lá muito barato. Mas a boa notícia é que você mesmo pode corrigir muitos dos eventuais bugs de software que surgem — e um software ótimo para isso é o dr.fone - Repair (iOS System Recovery).

O programa é uma das várias soluções da Wondershare para o iOS (servindo também para iPads, claro), com o dr.phone - Repair, especificamente, servindo para reparar danos de software em seu dispositivo da Maçã. E, além de reparar o sistema, o software também vem com uns recursos adicionais para lá de úteis, como recuperação de dados do iPhone, transferência de dados entre seu iPhone e seu computador, copiar dados de um iPhone para um iPad (ou outro iPhone), backup de dados como contatos e fotos, e você também pode, pelo software, remover a tela de bloqueio de seu iPhone ou apagar, permanentemente, os dados de seu aparelho, deixando-o como novo.

Para começar a usar, você precisa acessar o site do dr.fone Repair e fazer o download do arquivo compatível com o macOS (e também existe uma versão do programa compatível com Windows). Você pode testar a ferramenta gratuitamente (e já garantir um reparo emergencial), e depois comprar a licença de uso por 1 ano ou para sempre — neste caso, você escolhe qual plano atende melhor às suas necessidades, com opções compatíveis com até 5 dispositivos e 1 computador, de 6 a 10 dispositivos e 1 computador, quantidade ilimitada de dispositivos e 1 computador, ou personalizar a quantidade de dispositivos e computadores necessários.

Como corrigir a "tela preta da morte"

No site da Wondershare, existe um tutorial de como consertar a tela preta do iPhone, mas a gente ensina o passo a passo em português por aqui. É importante ressaltar que o dr.Phone Repair corrige o problema sem a perda de dados — ou seja, é uma correção de fato, e não uma formatação de seu aparelho.

A tela preta do iPhone é desesperadora porque não há indicação alguma quanto ao que causou o problema, dificultando a busca por uma rápida solução. Essa tela "da morte" pode surgir tanto por causa de problemas no hardware quanto no software, que impedem o funcionamento do dispositivo. Então, primeiro você precisa descobrir se o dano está no hardware ou só no iOS mesmo.

Se a tela preta apareceu logo depois de você ter derrubado seu aparelho no chão, ou se ele foi imerso em uma grande quantidade de água (caindo no vaso sanitário, por exemplo), grandes são as chances de ser um problema relacionado ao hardware mesmo. Neste caso, é possível que o display ou outro componente físico esteja danificado — e, então, somente a assistência técnica vai te salvar.

Mas, se nada disso aconteceu, a maior probabilidade é de que o defeito esteja relacionado ao software, então o dr.phone Repair entra em ação. Malwares, atualizações corrompidas ou um firmware instável podem ser as causas do problema, e a tela preta também pode aparecer caso algum aplicativo tenha travado durante o uso. E, se apenas forçar a reinicialização do aparelho (pressionando o botão "Power" junto com o "Home" por alguns segundos, até o iPhone 6s, ou pressionar o botão "Power" junto com o o botão de redução de volume no iPhone 7 e posteriores) não resolver nada, siga os seguintes passos depois de instalar o dr.Phone Repair em seu computador e abrir o programa.

  1. Antes de clicar em "Start", conecte o iPhone ou iPad em seu computador com o cabo Lightning/USB e aguarde o programa reconhecer o dispositivo;
  2. Agora, é hora de colocar o aparelho no modo DFU, ideal para se fazer uma restauração de software profunda. Para isso, basta seguir as instruções que aparecem no dr.phone Repair, uma vez que o processo é diferente para os iPhones até o 6s, e depois do iPhone 7;
  3. O próximo passo é fornecer as informações básicas sobre seu aparelho, como modelo, versão instalada do iOS, etc., seguindo à próxima tela para fazer o download do firmware atualizado (para isso, clique em "Download");
  4. Após o download ser feito, o dr.phone Repair automaticamente começará o reparo no software do seu iPhone, e tudo o que você precisa fazer é aguardar o final do processo;
  5. No final, você precisa reiniciar seu aparelho normalmente, e verá uma mensagem do dr.Phone Repair dizendo que agora você pode enfim desplugar o aparelho do computador, ou repetir o processo se vir a necessidade de um novo reparo.

Para evitar o aparecimento da "tela preta da morte", você precisa estar sempre de olho na saúde da bateria (recurso presente no iOS 12 em "Ajustes-Bateria"). Caso ali o iOS informe que a bateria está com problemas, recomenda-se a substituição do componente. Ainda, evite fazer jailbreaks em seu iOS, instalando apenas apps aprovados pela Apple e disponíveis na App Store. Também é recomendado manter uma solução de segurança em seu aparelho, deixando-o protegido contra malwares e outros arquivos maliciosos.

Vale ressaltar que o dr.phone Repair corrige outros problemas além da "tela preta da morte", também servindo para a "tela branca da morte", para quando o aparelho fica "preso" no modo de recuperação pelo iTunes, e outros inconvenientes do tipo relacionados ao software.

Como resolver problemas de travamentos e reinicializações surpresa

O tal do "crash" no iPhone acontece quando o aparelho reinicia sozinho, ou quando ele trava durante o uso de aplicativos variados. E a Wondershare também tem um tutorial bacana ensinando como resolver o crash do iPhone, mas a gente também explica por aqui.

É verdade que esses problemas de travamentos e reinicializações não são muito comuns nos dispositivos da Apple, mas também não é algo impossível de acontecer. Na maioria dos casos, a origem do problema está em uma falha simples de software, que pode ser resolvida com o reparo rápido do dr.phone Repair. No vídeo abaixo, você vê como é fácil e rápido usar o software para dar aquele "tapa" em seu iOS sem esforço:

E, além desta solução, você pode também pode tentar as seguintes dicas:

  1. Tente apenas reiniciar seu iPhone. Ao forçar uma reinicialização, todas as operações que estão rodando em segundo plano serão encerradas, com o sistema começando a rodar do zero;
  2. Faça uma limpeza no armazenamento. Travamentos podem acontecer por falta de espaço em disco ou memória esgotada. Ao remover aplicativos desnecessários e, principalmente, limpar o conteúdo do rolo da câmera (fazendo um backup antes, claro, seja no iCloud ou em seu computador), você dá um "respiro" para seu aparelho continuar rodando as aplicações necessárias com tranquilidade. E, para dar uma limpada no cache do Safari, é só acessar os Ajustes, tocar em Safari e selecionar a opção de limpar histórico e dados dos sites visitados;
  3. Verifique se seu iOS está atualizado, rodando a versão mais recente liberada pela Apple. Em "Ajustes", é só abrir a guia "Geral" e selecionar "Atualização de Software". Caso exista uma versão atual para instalar, a hora é agora e o momento é já!