Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Entenda como a Apple vai melhorar os controles de games rodados no iPad

Por| 26 de Junho de 2020 às 16h30

Link copiado!

Apple/reprodução
Apple/reprodução
Tudo sobre Apple

Entre as novidades dos sistemas operacionais da Apple — iOS, iPadOS e tvOS — está o suporte melhorado para controles em jogos. Como parte de seu evento para desenvolvedores, a WWDC, a empresa deu mais detalhes de como funcionará a integração de mouse e teclado no iPad, além dos recursos avançados para gamepads.

Uma das vantagens apontadas pela Apple para a compatibilidade do iPad com teclado e mouse em jogos é a possibilidade de converter títulos de outras plataformas, provavelmente do Windows.

Um ponto importante não destacado pela empresa para o recurso, mas que pode ser encontrado em outros anúncios da WWDC, é que o suporte também é um recurso de acessibilidade. Já que permite usar não apenas toques na tela e o controle por movimento, como também teclados adaptados e trackballs.

Continua após a publicidade

Os acessórios já são aceitos no iPadOS 13.4, mas a integração na versão 14 permitirá, por exemplo, esconder o cursor do mouse para controlar a câmera do jogo, aplicar zoom no game com gestos (ou a rolagem da roda do mouse) e muito mais.

Criadores de jogos terão que escolher entre duas implementações diferentes de controles para mouse e teclado. A API UIKit mantém o funcionamento atual compatível com multitarefas e comando por gestos. Já as novas APIs GCKeyboard e GCMouse foram pensadas do zero para jogos, especialmente os executados apenas em tela cheia, sem os elementos de interface do sistema, desativação de gestos e a possibilidade de esconder o cursor do mouse.

Continua após a publicidade

Mais controle

Outro vídeo disponibilizado pela Apple explica os novos recursos oferecidos para integrar controles nos sistemas da empresa. Desenvolvedores de jogos terão à disposição recursos como vibração em gamepads, sensores de movimento, luzes, nível de bateria, além de ferramentas para permitir a redefinição de botões e comandos.

Para isso, a Maçã oferecerá a API GCController, com suporte para controles como o gamepad Elite da Microsoft ou o DualShock 4 da Sony, além do controle adaptativo para Xbox. A GCController terá perfis próprios para os dois principais controles de videogame da atualidade, com suporte ao trackpad, barra de luz e sensor de movimento do DS4; para o Xbox Elite Controller, a ferramenta implementará os botões programáveis e vibração dos gatilhos.

Continua após a publicidade

A API permitirá também adaptar automaticamente as representações dos botões na tela, substituindo o conjunto ABXY adotado na família Xbox pelos ícones de triângulo, quadrado, círculo e X da linha Playstation.

Voltada para criadores de jogos, a documentação completa dos novos recursos pode ser consultada no site da Apple para desenvolvedores de apps.

Fonte: Apple (1, 2)