Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Desenvolvedores criticam Apple sobre nova medida de segurança de dados no iOS 13

Por| 20 de Agosto de 2019 às 17h21

Link copiado!

Desenvolvedores criticam Apple sobre nova medida de segurança de dados no iOS 13
Desenvolvedores criticam Apple sobre nova medida de segurança de dados no iOS 13
Tudo sobre Apple

Um grupo de desenvolvedores enviou uma carta a Tim Cook, CEO da Apple, questionando sobre mudanças na questão da segurança do iOS 13, alegando que a nova versão do sistema operacional irá prejudicar os seus negócios.

Com o iOS 13, a Apple tem o objetivo de reduzir o abuso cometido por aplicativos de terceiros no rastreamento da localização do usuário. Segundo os desenvolvedores, essa prática seria um comportamento anticompetitivo.

Atualmente, aplicativos perguntam ao usuário, antes de ser executado pela primeira vez, se ele deseja "Permitir sempre" ativar os recursos de localização. Caso a resposta seja positiva, esses apps teêm acesso maior do que o realmente necessário em relação aos dados de localização do usuário.

Mas agora, no iOS 13, uma nova opção é apresentada com o "Permitir uma vez", sendo possível experimentar e analisar o aplicativo para saber se, de fato, será preciso disponibilizar os dados de localização a todo tempo. A opção será exibida junto com as já existentes "Permitir durante o uso" e "Não permitir".

Continua após a publicidade

A opção "Sempre permitir" continuará disponível, mas será preciso um pouco mais de esforço do usuário, que deverá ir até as configurações do iOS para ativá-la manualmente. Além disso, um pop-up com "Sempre permitir" deve aparecer com uma certa frequência ao longo do uso do app.

De acordo com o argumento dos desenvolvedores, a nova medida deve confundir alguns usuários, que podem acreditar que o aplicativo não está funcionando corretamente, ao menos até que descubram a possibilidade de alterar a configuração. Assim, o uso dos apps pode ser abandonado. Em relação às práticas anticompetitivas, os desenvolvedores alegam que aplicativos nativos da Apple não passarão por essa nova verificação.

"Nós entendemos que existem desenvolvedores, especificamente de aplicativos de mensagens, que estavam usando isso como um backdoor para coletar dados de usuário. Mesmo que concordemos que lacunas como essas devam ser fechadas, o plano atual da Apple terá consequências indesejadas: de fechar efetivamente aplicativos que possuam uma motivação real para a necessidade de localização em tempo real", diz o email com a carta.

Continua após a publicidade

A carta foi assinada por CEOs de empresas desenvolvedoras de apps como Tile, Happn, Life360, entre outras. Em resposta à imprensa sobre o email, a Apple afirmou que as mudanças feitas em seu sistema operacional acontecem a favor do usuário e de sua privacidade, e que qualquer aplicativo disponível na App Store passará pelos mesmos procedimentos.

Fonte: Tech Crunch via The Information