Como usar dois chips no iPhone

Como usar dois chips no iPhone

Por Lucas Wetten | Editado por Bruno Salutes | 02 de Fevereiro de 2022 às 10h20
Imagem: Vựa Táo/Unsplash

A utilização de dois chips em um mesmo iPhone é um recurso que foi amplamente pedida pelos usuários e atendida pela Apple na atualização do iOS 12.1, porém, em partes. A novidade ficou restrita somente às mais recentes gerações do smartphone, que podem receber um segundo chip e usá-lo simultaneamente com o principal no aparelho, no formato digital eSIM.

O formato de chip digital eSIM é o responsável por tornar as novas gerações de iPhone Dual SIM, permitindo a ativação de mais um plano de celular por operadoras que oferecem este tipo de serviço.

As vantagens são enormes, visto que é possível ter dois números para fazer ligações, podendo defini-los como uso pessoal e profissional, utilizar o WhatsApp e o WhatsApp Business, adicionar um número quando estiver em outro país, ter mais um plano de dados para pacote de internet, entre outros.

Além disso, o segundo número também poderá ser configurado para os apps FaceTime e iMessage, associados à conta do ID Apple do usuário. Entenda a seguir tudo o que você precisa saber sobre o eSIM:

O que é e como funciona o eSIM

Antes de qualquer coisa, vamos esclarecer do que se trata um eSIM. Também conhecido como SIM Virtual, é um chip fabricado diretamente dentro do hardware, ou seja, dentro do próprio aparelho. Logo, não existe nada físico em relação a ele, não sendo necessário inseri-lo ou removê-lo do aparelho. O eSIM precisa ser suportado e ativado através de uma operadora de celular. Para saber mais sobre a tecnologia eSIM, leia neste artigo:

iPhones compatíveis com o eSIM

Veja listados abaixo todos os modelos de iPhone que são compatíveis com o recurso da tecnologia eSIM:

  • iPhone XR, XS e iPhone XS Max;
  • iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max;
  • iPhone SE (2ª geração, de 2020, também conhecido como iPhone 9);
  • iPhone 12, 12 Mini, 12 Pro e 12 Pro Max;
  • iPhone 13, 13 Mini, 13 Pro e 13 Pro Max.

Operadoras que oferecem o serviço no Brasil

Abaixo, você encontra as aperadoras que oferecem este tipo de serviço no Brasil, além dos links diretos para suas páginas de informações sobre o serviço de cada operadora:

Conforme você vai notar, existem promoções para a aquisição de um eSIM. No entanto, o valor cobrado por um chip virtual costuma ser exatamente o mesmo valor de um chip físico, afinal, cobra-se pela aquisição do novo número de telefone, ou seja, da nova conta que vai se abrir com a operadora em questão.

Como inserir o eSIM no iPhone

Os iPhones compatíveis possuem quatro maneiras de inserir um eSIM no aparelho. Confira abaixo cada um deles:

1. Escanear um código QR

Caso a operadora trabalhe com o método de instalação do chip eSIM pelo código QR, basta apontar a câmera para o local indicado e aguardar a detecção do plano de celular. Depois, toque em "Continuar" e "Adicionar Plano Celular". Caso seja solicitado um código de confirmação, consulte a empresa responsável.

Insira o código QR disponibilizado pela sua operadora de celular (Captura de tela: Lucas Wetten)

2. Usar um aplicativo da operadora

É possível que a operadora ative o plano eSIM no iPhone através do seu próprio aplicativo disponível na App Store do iOS. Para este caso, basta baixá-lo e seguir as instruções para assinar um plano ativo e inserir o chip digital no dispositivo.

3. Instalar um plano atribuído

Caso a operadora atribua um plano digital para o seu smartphone, ela irá solicitar que você inicie a instalação. Se for este o seu caso, aguarde a notificação aparecer com a informação: "Plano de Celular Pronto para Instalação", ou encontre-a ao abrir os Ajustes do iPhone. Toque nela e vá em "Continuar" para prosseguir com a instalação.

A informação virá como uma atualização nos Ajustes do seu iPhone (Captura de tela: Fábio Jordão)

4. Insira as informações manualmente

Se nenhum dos métodos acima forem utilizados, é possível que você precise inserir as informações manualmente. Para isto, siga os passos abaixo:

  1. Abra os Ajustes do seu iPhone e entre em "Celular";

  2. Na tela seguinte, toque em "Adicionar Plano Celular";

  3. Depois, clique em "Inserir Detalhes Manualmente", na área inferior da tela;

  4. Digite o Código de Ativação disponibilizado pela sua operadora.
Insira manualmente os detalhes do chip eSIM no seu iPhone (Captura de tela: Lucas Wetten)

Como configurar e ativar o eSIM no iPhone

Após utilizar um dos métodos acima para instalar os dados do chip eSIM no iPhone, está na hora de configurá-lo para usar no seu iOS que irá aparecer após o reconhecimento do chip digital. Siga as etapas abaixo para prosseguir com o processo:

  1. Na tela de configuração do seu iPhone, toque em "Continuar";

  2. Toque nas etiquetas para atribuir novos nomes de identificação aos dois números de celular;

  3. Escolha uma etiqueta personalizada ou atribua uma sugerida pelo iOS. Depois, toque em "OK". Ao final do processo, clique em "Continuar";

  4. Escolha, pela etiqueta, a linha padrão que deverá ser usada para enviar mensagens ou ligar para pessoas que não estão nos contatos. Caso estejam, você poderá atribuir depois a linha que preferir no app Contatos. Depois, toque em "Continuar";

    Defina a etiqueta de cada um dos números do seu iPhone (Captura de tela: Fábio Jordão)
  5. Escolha os números que você deseja para usar com os apps FaceTime e iMessage atribuídos à sua conta do ID Apple. Em seguida, toque em "Continuar" e confirme a ação, clicando em "OK";

    Defina os números para o FaceTime e o iMessage do seu iPhone (Captura de tela: Fábio Jordão)
  6. Configurando corretamente o seu eSIM, você terá dois planos de celular ao mesmo tempo em seu iPhone. Você poderá conferir na Central de Controle do iOS o status do sinal de cada número e utilizá-lo para ligações e mensagens, naturalmente conforme as possibilidades do plano de dados contratado com a sua operadora de celular.

    Confira o sinal de ambos os chips na Central de Controle do seu iPhone (Captura de tela: Fábio Jordão)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.