Como usar o WhatsApp Pay no iPhone

Como usar o WhatsApp Pay no iPhone

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 04 de Junho de 2021 às 21h00
Imagem: Morad/Envato Elements

Realizar pagamentos pelo WhatsApp já se tornou realidade para usuários de iPhone. O recurso é bastante simples e pretende facilitar a transferência de dinheiro entre amigos e familiares para dividir uma conta de restaurante, ou presenteá-los em datas comemorativas, sem cobrança de taxa adicional — assim como funciona pelo Pix.

Tudo pode ser feito diretamente por uma simples conversa no mensageiro com rapidez e segurança. O intuito do WhatsApp Pay é de estar mais próximo do usuário em momentos casuais e realizar transferências rápidas, sem pretensão, inicialmente, de se tornar um centro de pagamento para empresas, tarefa que deverá chegar exclusivamente ao WhatsApp Business.

Abaixo, confira tudo sobre o assunto e como utilizar o WhatsApp Pay para fazer pagamentos pelo iPhone.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Como usar o WhatsApp Pay?

Entendendo melhor o recurso

Para utilizar o WhatsApp Pay, você precisa ter um cartão de débito/crédito ou pré-pago emitido pelos bancos participantes. O cartão será cadastrado no Facebook Pay para estar apto a enviar e receber dinheiro no WhatsApp. Se você não possui uma conta e/ou quer saber quais bandeiras estão disponíveis, confira a lista abaixo:

Banco Bandeira
Banco do Brasil Visa
Banco Inter Mastercard
Bradesco Visa
Itaú Mastercard
Mercado Pago Visa
Next Visa
Nubank Mastercard
Sicredi Mastercar e Visa
Woop (conta digital da Sicredi) Visa

Apesar de utilizar o Facebook Pay como meio de cadastro para fazer as transações no WhatsApp, você não precisa ter uma conta no Facebook, basta ter um dos cartões dos bancos citados acima. O recurso ficará responsável por transferir dinheiro para outra pessoa, assim como uma transferência bancária por TED, DOC ou Pix, sem cobrança de taxas. Lembre-se de que, ao receber um pagamento, você deve aceitá-lo em um prazo de dois dias. Após esse prazo, o pagamento enviado retornará ao remetente.

O WhatsApp avisa que, embora não haja uma criptografia para proteger a identidade do usuário na transação, visto que os bancos precisam autorizar as operações, o app possui um sistema de armazenamento de dados em uma rede separada para armazenar os números e códigos dos cartões com criptografia.

É necessário, também, ressaltar algumas restrições de uso ao enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp. O app esclarece que há um limite de R$ 1.000 para cada transação e cada pessoa pode receber até 20 transferências por dia, com limite de R$ 5.000 reais por mês. Após atingir esse limite, não é permitido mais enviar nem receber pagamentos.

Caso apareça alguma restrição extra de pagamento, pode ser um limite estabelecido pelo seu banco. Entre em contato com ele para entender as regras extras de envio e recebimento de dinheiro pelo WhatsApp, caso haja, e receber mais informações.

Importante: caso o WhatsApp detecte que você está utilizando o recurso de pagamento para receber dinheiro por vendas e serviços, sua conta poderá ser bloqueada. Esta função deverá estar disponível futuramente para o WhatsApp Business. Vale mencionar ainda que o WhatsApp Pay não está disponível para a versão Web ou desktop, apenas para o aplicativo em smartphone.

Cadastrando um formato de pagamento

Para começar a enviar e receber dinheiro de amigos e familiares, você precisa configurar uma forma de pagamento no Facebook Pay. Para isso, sigas os passos abaixo.

Passo 1: abra o WhatsApp e, em seguida, abra uma conversa. Toque no botão de "Anexar" ("+") > "Pagamento".

Abra uma conversa no WhatsApp, toque no botão "+" e vá em "Pagamento" para iniciar as configurações do Facebook Pay - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 2: ao abrir a tela do Facebook Pay, toque em "Continuar".

Inicie a configuração tocando em "Continuar" - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 3: leia os Termos de Compromisso do Facebook Pay, toque na chave seletora para concordar e, por fim, toque em "Continuar".

Toque no seletor para concordar com os termos do Facebook Pay - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 4: crie um código PIN de 6 dígitos.

Crie uma sequência numérica PIN para o Facebook Pay - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 5: toque em "Usar o Face ID/Touch ID" para autenticar os pagamentos por biometria ao invés de inseri o código PIN.

Se desejar, escolha a forma de autenticação biométrica do seu iPhone - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 6: digite seu nome completo e CPF. Depois, toque em "Avançar".

Digite seu nome completo e CPF no Facebook Pay - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 7: insira seu endereço completo nos campos especificados e toque em "Avançar".

Confirme seu endereço completo - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 8: coloque os dados do cartão, validade e o código de segurança. Confirme tocando em "Avançar".

Digite o número do cartão associado à conta de banco para enviar e receber dinheiro - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 9: selecione a opção "Verificar agora" para que o Facebook Pay confirme seu cartão.

Abaixo da tela, toque em "Verificar Agora" para confirmar seu cartão bancário - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 10: escolha um método de verificação do cartão. Depois, toque em "Avançar".

Escolha um método de verificação para continuar o processo - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 11: confirme o código enviado para seu banco e/ou e-mail cadastrado.

Digite o código de confirmação enviado pelo banco - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 12: toque em "OK" para confirmar o cadastro.

Após a validação, toque em "OK" para finalizar o cadastro - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Como enviar dinheiro

Se você terminou de configurar seu cartão bancário no Facebook Pay, está na hora de efetuar sua primeira transferência pelo WhatsApp. Para enviar dinheiro, siga o passo a passo.

Passo 1: abra a conversa da pessoa que você enviar o dinheiro e, depois, toque em "Anexar" ("+") > "Pagamento".

Toque em "Pagamento" para iniciar uma transferência de dinheiro - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 2: coloque o valor que deseja transferir e, caso deseje, coloque uma mensagem sobre o pagamento. Em seguida, toque em "Pagar".

Confirme o valor e toque no botão de pagamento - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 3: use o Face ID/Touch ID ou código PIN para confirmar a transferência.

Confirme a transferência pela biometria do iPhone ou pelo código PIN - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Como receber dinheiro

Conforme explicamos no artigo, todo o dinheiro recebido pelo WhatsApp será transferido para a conta bancária associada ao cartão cadastrado no Facebook Pay. Ao receber um aviso de transferência de dinheiro para sua conta, basta tocar em "Aceitar Pagamento" e verificar no aplicativo do seu banco a quantia recebida.

Toque em "Aceitar pagamento" para receber o dinheiro transferido - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Como ver o histórico de pagamentos

Todo o histórico de pagamento dos cartões cadastrados no Facebook Pay podem ser facilmente acessados pelo WhatsApp. Para isso, basta ir em "Configurações" > "Pagamentos" > "Facebook Pay" > "(seu cartão)" > "Solicitar relatório de pagamentos". Depois, toque novamente em "Solicitar relatório" e, por fim, "Baixar relatório".

Toque na opção acima e siga as instruções indicadas para baixar um relatório - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Como remover um cartão do Facebook Pay

Caso você queira remover os dados de um cartão cadastrado no Facebook Pay, vá para a aba de "Configurações" do WhatsApp e, depois, toque em "Pagamentos" > "Facebook Pay" > "(seu cartão)" > "Remover o Facebook Pay". Por fim, toque em "Remover o Facebook Pay" novamente para confirmar a exclusão.

Toque em "Remover o Facebook Pay" para retirar o cartão cadastrado - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

O cartão removido não ficará mais disponível para ser usado para enviar ou receber dinheiro pelo WhatsApp Pay.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.