Os 10 melhores editores de imagem para iPhone e iPad

Por Douglas Ciriaco

Os gadgets portáteis da Apple — iPod touch, iPhone e iPad — compartilham o mesmo sistema operacional entre si, o iOS. Atualmente, existem inúmeros aplicativos bem competentes para este sistema quando falamos em edição de imagem.

É possível encontrar apps com ótimos recursos sendo oferecidos de forma gratuita ou paga, e basta uma boa pesquisada para achar aquele que mais atende as suas necessidades. São várias as opções, com algumas puxando para o lado profissional enquanto outras oferecem recursos reduzidos, porém mais acessíveis.

Para facilitar a sua vida, nós preparamos uma lista com 10 dos melhores aplicativos para manipular imagens disponíveis atualmente. A seleção leva em conta avaliação na loja, peso da marca e tenta fugir dos apps que simplesmente adicionam filtros nas imagens, mas dá preferência àqueles que contam com alguns recursos básicos de edição.

Confira agora a nossa lista:

1. Adobe Lightroom

Editores de imagem iOS

Com todo o peso da marca Adobe, o Lightroom é um dos melhores aplicativos para a edição de imagem. Misturando recursos básicos e avançados, ele funciona como uma boa caixa de ferramentas para você controlar basicamente todos os aspectos de uma fotografia durante a edição.

Além disso, ele conta com um ótimo gerenciamento de mídia, garantindo uma estrutura bem organizada, intuitiva e com bom apelo visual para você encontrar as suas fotos. Para usar o Lightroom, você precisa de uma assinatura da Adobe, porém ele está disponível gratuitamente durante 30 dias.

2. Adobe Photoshop Mix

Editores de imagem iOS

O Photoshop Mix é a versão gratuita e mobile do principal editor de imagens do mundo, o Photoshop. Novamente, o peso da marca Adobe se mostra bastante presente, pois este aplicativo consegue reunir recursos simples e avançados, oferecendo tudo de forma bem acessível.

Aqui, você pode realizar inúmeras edições em uma fotografia, controlando detalhes técnicos, fazendo ajustes para melhorar a apresentação dela, aplicando filtros, recortando, adicionando bordas, controlando cor, brilho e contraste e muito mais. E, o melhor: tudo gratuitamente.

3. Autodesk Pixlr

Editores de imagem iOS

Outro aplicativo que é referência quando o assunto é a edição de imagem, o Autodesk Pixlr sempre fez muito sucesso como editor online e conta com um aplicativo mobile que sustenta muito bem a sua fama. Nele, você encontra uma série de ótimas ferramentas para edições avançadas.

Além disso, há várias predefinições por aqui que permitem a você controlar determinados aspectos de uma imagem de forma quase automática. Ou seja, o Pixlr combina de forma bastante eficaz o básico e o avançado, servindo tanto para quem não quer muito trabalho quanto para quem gosta de lidar com as minúcias deste tipo de manipulação.

4. Enlight

Editores de imagem iOS

O Enlight está entre os principais aplicativos pagos de foto de toda a App Store, o que não é pouca coisa. Seu grande sucesso vem, obviamente, pela coleção de ótimos recursos oferecidos por ele, garantindo a possibilidade de manipular cada detalhe de uma imagem.

E tudo isso dentro de um ambiente funcional, limpo e muito bem organizado, no qual você acessa recursos que vão permitir ajustes técnicos, aplicação de filtros, efeitos especiais para deixar sua foto em preto e branco ou transformá-la em uma obra de arte, sobreposição de imagens e muito, mas muito mais. Sem dúvida, o investimento aqui vale a pena.

5. Fotograf

Editores de imagem iOS

O Fotograf não traz tantos recursos quanto outros nomes desta lista quando o critério é a edição técnica das imagens. Porém, seu grande trunfo está na aplicação de filtros e efeitos, além da existência de uma série de perfis predefinidos quanto a cor, brilho, contraste, tons e outros detalhes visuais.

Assim, em poucos instantes você transforma uma simples fotografia capturada com seu dispositivo portátil em obra de profissional. O aplicativo é pago e, dentro dele, você pode comprar uma série de pacotes de filtros, ampliando ainda mais as possibilidades. Obviamente, cortar uma imagem e outros detalhes do gênero estão presentes neste app.

6. Fotor Photo Editor

Editores de imagem iOS

Um dos aplicativos gratuitos de foto mais bem-conceituados dentro da App Store, o Fotor é outro que combina diversos elementos para oferecer um produto final incrível e altamente eficiente. Logo de cara, ele pode se tornar responsável por capturar imagens em seu tablet ou smartphone — sim, ele funciona como câmera e tem seis modos de disparo diferentes.

Depois, tratando especificamente do editor de imagens, aqui estão inúmeros filtros, cenas predefinidas para incrementar suas fotos, stickers e outros itens para colagem, molduras especiais para montagens e muito mais. Enfim, uma caixa de ferramentas avançada para quem não quer ficar na mão na hora de registrar seus momentos e prepará-los muito bem antes de postar tudo na internet.

7. Photoristic HD

Editores de imagem iOS

O Photoristic HD é uma boa opção para quem quer dar tratamento profissional às suas imagens. Este aplicativo conta com uma série de algoritmos capazes de avaliar uma fotografia e então concluir quais os melhores ajustes para ela, tudo de forma direta e automática.

Além disso, existem diversas ferramentas para a manipulação de imagens no sentido mais específico. Ou seja, você pode controlar os detalhes, fazendo alterações de cor, brilho, contraste e muito mais. Recortes, efeitos para personalizar a sua foto e deixá-la em preto e branco ou com tom artístico e muitos filtros são alguns dos destaques do Photoristic HD.

8. PicLab HD

Editores de imagem iOS

Combinação de filtros de imagem, adesivos e ajustes técnicos, o PicLab HD é outra opção valiosa para quem procura um bom editor. Ele oferece opções diversas, como dezenas de itens que podem ser colados em uma imagem, trabalhando junto com a sua criatividade para produzir figuras divertidas.

Além disso, os efeitos visuais, os controles de cor, brilho e contraste e os filtros disponíveis também vão casar muito bem com as suas ideias na hora de preparar uma imagem para ser compartilhada com o mundo. São várias opções reunidas em uma interface limpa e bem organizada, ideal para quem quer um produto funcional e eficiente.

9. PicsArt

Editores de imagem iOS

O PicsArt é mais uma referência quando o assunto é edição de imagens em dispositivos portáteis. Com este aplicativo, você tem a possibilidade de ir muito além da simples adição de filtros em uma foto, pois ele conta com recursos para ajustes técnicos, trabalha com sobreposição de imagens e muito mais.

Ao usufruir de todos os seus recursos, você pode adicionar etiquetas e texto às suas fotos, transformar imagens simples em obras de arte por meio dos pincéis artísticos, além de uma série de ferramentas para você pintar e desenhar sobre as fotos. Enfim, um pacote completo e gratuito.

10. Snapseed

Editores de imagem iOS

A última dica de hoje é o Snapseed, aplicativo que foi recentemente adquirido pelo Google e combina recursos básicos e avançados em uma interface simples, limpa e muito elegante. Com ele, você consegue aplicar dezenas de filtros às suas imagens, mas também conta com ferramentas para edição em outros níveis.

Assim, pode controlar os ajustes técnicos, como nível de brilho, cor e contraste, além de mexer com foco, iluminação, sombras e muito mais. Ele oferece pincéis, ferramentas de corte, borragem seletiva e ferramenta de reparo, características que, combinadas, criam um aplicativo poderoso para a edição de imagens.

Gostou da nossa seleção? É bem provável que bons aplicativos tenham ficado de fora desta lista, então, se você conhece nomes que poderiam estar aqui, não deixe de registrar sua dica na caixa de comentários.