Como desligar o iPhone

Como desligar o iPhone

Por Lucas Wetten | Editado por Guadalupe Carniel | 16 de Fevereiro de 2022 às 14h05
Imagem: Mia Baker/Unsplash

Ainda que seja em situações pontuais, desligar o iPhone pode ser útil para limpar o cache geral acumulado, livrar-se de um bug do sistema, ou quando levá-lo a uma assistência técnica. Um botão físico com defeito obrigaria o usuário a aguardar até que acabasse a bateria do smartphone para, depois, poder reiniciá-lo.

Embora o iPhone seja um dispositivo com excelente durabilidade, seus componentes internos também são suscetíveis a falhas assim como qualquer outro aparelho eletrônico. Neste sentido, não é incomum surgir problemas com os botões físicos do smartphone e não conseguir usar funções básicas, como alterar o volume ou desligá-lo.

Devido à isso, a Apple implementou uma função no sistema iOS que permite desligar o seu iPhone sem a necessidade do botão lateral. Isto pode ser especialmente útil para novos usuários de smartphones da Apple, que tenham adquirido aparelhos usados e que não estejam nas melhores condições.

Seja para aprender como desligar o iPhone XR, considerado o modelo de entrada para muitos usuários Android, ou como desligar o iPhone 11 ou 12, os modelos mais populares dentre os apresentados recentemente pela empresa da maçã, vale entender como usar esta prática solução do iOS.

Confira abaixo como fazer para desligar o seu iPhone, seja através dos botões físicos ou através da função do sistema:

1ª Forma: utilizando os botões físicos do seu iPhone.

  • Modelos de iPhone com o botão superior (até a geração 5S ou anterior, e modelo SE da 1ª geração): pressione o botão superior por alguns segundos, até que a tela de desligamento apareça. Depois, basta arrastar da esquerda para a direita a opção de desligar;

  • Modelos de iPhone com o botão lateral (desde a geração 6 e modelo SE da 2ª geração): pressione o botão da lateral direita por alguns segundos, até que a tela de desligamento apareça. Depois, basta arrastar da esquerda para a direita a opção de desligar.
Na tela de desligamento, arraste para desligar o seu iPhone (Captura de tela: Lucas Wetten)

2ª Forma: sem utilizar os botões físicos do seu iPhone.

  1. Nos Ajustes do seu iPhone, entre em "Geral";

  2. Na tela seguinte, desça tudo e clique em "Desligar";

  3. A tela de desligamento vai aparecer, arraste da esquerda para a direita a opção de desligar.
Na tela de desligamento, arraste para desligar o seu iPhone (Captura de tela: Lucas Wetten)

Como ligar o iPhone novamente

1ª Forma: utilizando os botões físicos do seu iPhone.

  • Modelos de iPhone com o botão superior (até a geração 5S ou anterior, e modelo SE da 1ª geração): pressione o botão superior por alguns segundos, até que o logo da Apple apareça na tela. Este processo pode demorar um pouco, dependendo do modelo do seu dispositivo;

  • Modelos de iPhone com o botão lateral (desde a geração 6 e modelo SE da 2ª geração): pressione o botão da lateral direita por alguns segundos, até que o logo da Apple apareça na tela. Este processo pode demorar um pouco, dependendo do modelo do seu dispositivo.

2ª Forma: sem utilizar os botões físicos do seu iPhone.

Para religá-lo sem precisar dos botões físicos, basta conectá-lo a uma fonte de alimentação. Após alguns segundos, o aparelho deve ser novamente ligado. O processo pode demorar um pouco, dependendo do modelo do seu dispositivo.

Como reiniciar o iPhone

1ª Forma: utilizando os botões físicos do seu iPhone.

  • Modelos de iPhone com o botão Home (até a geração 8 e modelos SE): pressione ao mesmo tempo o botão Home e o botão da lateral direita ou o botão superior do seu iPhone até que a tela se apague e o logo da Apple apareça;

  • Modelos de iPhone sem o botão Home (desde a geração do iPhone X): aperte rapidamente apenas uma vez o botão aumentar volume, depois faça o mesmo com o botão de diminuir volume. Após isto, mantenha pressionado o botão da lateral direita do seu iPhone, até que a tela se apague e o logo da Apple apareça.

2ª Forma: sem utilizar os botões físicos do seu iPhone.

  1. Para forçar a reinicialização do seu iPhone sem usar os botões físicos, é preciso do AssistiveTouch. Nos Ajustes do seu aparelho, entre em "Acessibilidade";

  2. Na tela seguinte, toque em "AssistiveTouch". Na tela do recurso, ative-o e clique para customizá-lo, em "Personalizar Menu Principal";

  3. Na lista de recursos, procure por "Reiniciar" e adicione-o ao menu do AssistiveTouch;

    Ative o AssistiveTouch e adicione a função de reiniciar o seu iPhone (Captura de tela: Lucas Wetten)
  4. Para reiniciá-lo sem usar os botões físicos, acione o AssistiveTouch e clique em "Reiniciar". Será preciso confirmar a ação.

    Acione o AssistiveTouch e clique para reiniciar o seu iPhone (Captura de tela: Lucas Wetten)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.