Para que servem os botões laterais do iPhone?

Para que servem os botões laterais do iPhone?

Por Lucas Wetten | Editado por Bruno Salutes | 09 de Agosto de 2021 às 23h00
Foto: Alexander Andrews (Unsplash)

Desde a primeira geração do iPhone, apresentada por Steve Jobs em janeiro de 2007, os telefones celulares da Apple possuem a mesma estrutura física em relação aos seus botões laterais: são dois botões e uma chave de ativação no lado esquerdo e um único botão no lado direito. Mas você sabe exatamente para que serve cada um deles?

Naturalmente, ao utilizar o iPhone no dia a dia, é possível ir aprendendo com algumas de suas funções, mas é interessante saber ao fundo quais as suas reais funcionalidades para o melhor uso do seu aparelho.

Descubra abaixo para que serve cada um dos botões laterais do seu iPhone:

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Botão do lado direito

Única tecla do lado direito do seu dispositivo, a principal função do botão do lado direito é de apagar a tela do seu iPhone quando você precisar — e consequentemente bloqueá-lo com o código de acesso, se você tiver uma senha configurada.

Porém, ele também outra função essencial, a de desligar ou reiniciar o seu aparelho iOS. Ao ser pressionado simultaneamente ao botão Home ou ao botão de aumentar volume — isto vai depender do modelo do seu dispositivo — por alguns segundos, a tela de desligar vai aparecer para você.

No entanto, caso você pressione as mesmas teclas por mais de 10 segundos, o seu aparelho vai realizar a reinicialização forçada do sistema. Este processo é indicado somente se o seu iPhone estiver realmente travado em uma tela, de modo que você não consiga resolver o problema para que ele retorne à normalidade.

Botão do lado direito do iPhone. Foto: Alexander Andrews (Unsplash)

Chave de ativação (lado esquerdo)

Localizada no topo da lateral esquerda do iPhone, a chave de ativação alterna o dispositivo entre os modos Silencioso e de Toque. Quando a chave estiver para trás, o iPhone estará no Modo Silencioso e você verá uma marcação na cor vermelha junto à chave.

Isto significa que toques e alertas não tocarão mais no seu iPhone, porém, ele ainda poderá reproduzir sons, como de músicas, vídeos e podcasts, e também toques programados, como de alarmes, Timers ou despertadores configurados no Modo Horário de Sono.

Chave de ativação do iPhone. Foto: Benny Bowden (Unsplash)

Botão de aumentar volume (lado esquerdo)

Definitivamente a tecla mais usada no lado esquerdo, o botão de aumentar volume do iPhone está localizado no meio das teclas da lateral esquerda e é principalmente utilizado — como o próprio nome sugere — para controlar o volume do seu aparelho, aumentando-o quando necessário. Ao apertá-lo, você vai notar a barra de volume aparecer na área superior esquerda tela e o seu nível vai aumentar enquanto você estiver com o dedo pressionado no botão.

Porém, ele também funciona como um atalho para disparar fotos ou iniciar a gravação de um vídeo, não apenas se limitando ao app nativo da Câmera do iPhone, mas podendo ser usado também com esta função em outros aplicativos que utilizem a câmera do iOS, como para tirar uma foto ou gravar um vídeo nos stories do Instagram.

Nos iPhones da geração X em diante, o botão de aumentar volume substitui o botão Home com a importante função de desligar ou de reiniciar o seu dispositivo, ao ser apertado simultaneamente com a tecla do lado direito.

Botão de aumentar volume do iPhone. Foto: Benny Bowden (Unsplash)

Botão de diminuir volume (lado esquerdo)

Com menos utilidades do que a tecla de cima, o botão de diminuir volume basicamente tem a função que o próprio nome já diz, de controlar o volume do seu dispositivo, de modo a diminui-lo quando você precisar. Ao apertá-lo, você vai notar a barra de volume aparecer na área superior esquerda tela e o seu nível vai diminuir enquanto você estiver com o dedo pressionado no botão.

Botão de diminuir volume do iPhone. Foto: Benny Bowden (Unsplash)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.