Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como preservar a bateria do iPhone | 8 dicas práticas

Por| Editado por Bruno Salutes | 05 de Setembro de 2022 às 23h00

Link copiado!

Unsplash/Daniel Korpai
Unsplash/Daniel Korpai
Tudo sobre Apple

Descobrir como preservar a bateria do iPhone pode ser uma ótima maneira de aproveitar seu melhor desempenho a longo prazo. Afinal, existem alguns cuidados diários, bem como configurações de sistema que permitem que você prolongue a saúde da sua bateria, ou seja, sua eficiência de carregamento e capacidade de carga.

Pensando nisso, o sistema iOS oferece algumas ferramentas desenvolvidas para reduzir o estresse e também o desgaste da bateria. Combinando tais recursos com hábitos saudáveis de carregamento, é possível que sua bateria ofereça desempenho máximo por mais momentos. Confira algumas dicas!

1. Ajuste de brilho automático

Continua após a publicidade

Ativar o ajuste de brilho automático pode ser uma maneira simples de preservar a saúde da sua bateria a longo prazo. Tal recurso utiliza o sensor de luz do iPhone para identificar contrastes entre diferentes ambientes. Ou seja, ele permite que seu celular aumente e reduza a luminosidade da tela somente quando necessário.

Sendo assim, é possível preservar não só a duração da bateria, mas também limitar o impacto do consumo de energia em tela ligada a longo prazo. Inclusive, esse recurso pode ser um diferencial ainda maior em diferentes modelos de iPhone, a medida que versões mais recentes substituíram a tecnologia de tela LCD pela OLED.

Diferenças entre modelos de iPhone

Continua após a publicidade

O painel LCD é considerado uma tecnologia de tela transmissiva pela necessidade de se manter ligado a todo o momento para reproduzir cores. Já o painel OLED é considerado uma tecnologia emissiva, a medida que são utilizados elementos orgânicos para emitir luzes e cores individualmente em cada pixel da tela. Tal diferença, é o que torna o consumo de energia das telas OLED um pouco menor.

2. Remova a capa antes de carregar

Outro cuidado simples que pode ajudar a preservar a bateria do iPhone é remover a capa protetora durante o carregamento. Isso porque carregar seu dispositivo dentro de alguns tipos de capinha pode gerar calor excessivo, afetando a capacidade máxima da bateria. Sendo assim, é recomendado pela Apple que você remova a capinha do celular antes de colocá-lo para carregar para mantê-lo em temperatura ambiente.

3. Ative o Carregamento Otimizado

Continua após a publicidade

Ativar o recurso "Carregamento otimizado" permite que seu iPhone aprenda sobre sua rotina diária e identifique padrões de carregamento. Isso significa que o carregamento otimizado ajuda a reduzir o desgaste da bateria, ao longo do tempo, mantendo ela otimizada em 80% em alguns momentos. Então, o dispositivo aguarda até momentos onde você realmente costuma usá-lo para carregá-la acima de 80%. Tal recurso foi pensado para aproveitar melhor a carga dos seus ciclos de bateria.

4. Configure atividades em segundo plano

Acessando a aba "Bateria" é possível conferir informações detalhadas sobre seu consumo diário. Lá você pode observar: quando você carregou até ultima vez em 100%, quanto tempo seu celular demorou para atingir a carga máxima, quais foram os picos de atividade durante o dia e muito mais.

Continua após a publicidade

No entanto, ao tocar em "Mostrar atividade" você pode identificar quais aplicativos tem consumido bateria em primeiro e segundo plano. O sistema iOS costuma classificar o tempo de uso dos aplicativos e se sua atividade foi realizada na tela (primeiro plano) ou fora de tela (em segundo plano).

Feito isso, é possível limitar aplicativos que tem consumido bateria desnecessária em segundo plano através da aba "Geral". Lá você pode definir quais aplicativos podem realizar atualizações em segundo plano para preservar a duração da bateria.

5. Evite temperaturas extremas

Continua após a publicidade

Outro cuidado diário, é evitar exposições a temperaturas extremas em seu iPhone. Caso você esteja identificando aquecimentos, pode ser que isso esteja relacionado as superfícies onde seu celular tem repousado enquanto carrega. Sendo assim, evite deixá-lo sobre camas, lençóis, sofás, travesseiros e outras superfícies que armazenam calor.

Inclusive, também é necessário tomar cuidado a exposição a temperaturas muito baixas. Caso o problema persista, considere entrar em contato com o suporte da Apple.

6. Reduza animações do sistema

Reduzir animações de sistema também pode ajudar a diminuir o consumo de energia a longo prazo. Para isso, o iOS oferece o recurso "Reduzir movimento" através da aba "Acessibilidade". Quando essa opção está ativa, o sistema desativa alguns efeitos de transições e animações de aplicativos. Além disso, o recurso de acessibilidade "Reduzir pontos brancos" feito para dar um descanso para a vista, também pode ajudar a economizar bateria.

Continua após a publicidade

7. Aproveite o modo de Pouca Energia

O modo "Pouca Energia" é um recurso essencial entre modelos de iPhone. Lançado no iOS 9, ele é responsável por reduzir temporariamente atividade em segundo plano, economizar recursos e diminuir o brilho máximo da tela até que o dispositivo possa ser completamente carregado.

Naturalmente, o modo de economia é ativado automaticamente quando o iPhone chega a 20% de bateria e ele é desativado ao carregar 80% da capacidade. No entanto, ativá-lo manualmente ao longo do dia em períodos onde você não está usando seu celular, pode ajudar a economizar bateria e também prolongar ciclos entre uma carga e outra.

Continua após a publicidade

8. Mantenha o software sempre atualizado

A principal recomendação da Apple é que você sempre mantenha seu dispositivo atualizado em sua versão mais recente. Tal ação permite que você tenha acesso a novos recursos, correções de bugs e eventuais otimizações do sistema. Para verificar se existem novas atualizações, você só precisa acessar a aba "Geral" e tocar em "Atualização de Software".

Continua após a publicidade

Em suma, essas são algumas dicas e truques que podem te ajudar a preservar a bateria do iPhone com mais eficiência ao longo dos anos. Gostou dessa matéria? Compartilhe essas dicas com seus amigos!