Como pagar compras usando o Apple Pay

Como pagar compras usando o Apple Pay

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 10 de Novembro de 2021 às 22h00
Foto: naipo.de (Unsplash)

O Apple Pay é um excelente serviço de pagamento online tamanha a praticidade e segurança, dispensando a utilização de cartões físicos para fazer compras — basta estar com um iPhone ou Apple Watch e aproximar o dispositivo em uma máquina compatível. Além disso, também é possível usá-lo em um iPad ou Mac para fazer compras em aplicativos ou lojas online.

Como pagar com o Apple Pay

O Apple Pay pode ser utilizado para fazer pagamentos em vários lugares, como restaurantes, hotéis, postos de gasolina, aplicativos ou sites. Antes de começar a usar a plataforma, você precisa cadastrar um cartão compatível com o serviço. Veja, abaixo, a lista de bancos e cartões aceitos no Brasil:

  • Banco do Brasil (Ourocard Visa, Ourocard Elo e Ourocard MasterCard
  • Banco Inter (MasterCard)
  • Banco Original (MasterCard)
  • Bradesco (Visa ou Elo)
  • BTG Pactual (todos os cartões)
  • Digio (Visa)
  • Itaú (Itaú, Itaucard, Credicard Zero e Credicard Black)
  • Next (Visa)
  • Nomad (MasterCard)
  • Nubank (MasterCard)
  • Porto Seguro (Visa)
  • XP (Visa)

Se você estiver em dúvida sobre como adicionar o seu cartão, aqui no Canaltech já ensinamos como cadastrá-lo no Apple Pay. Após seguir todas as etapas, basta verificar se a máquina de aproximação de um estabelecimento ou site possui um dos símbolos abaixo:

Uma dica muito útil é utilizar o Mapas no iPhone, iPad ou Mac para encontrar estabelecimentos que aceitam a plataforma de pagamento, basta pesquisar por "Apple Pay". Em seguida, escolha um dispositivo compatível para iniciar o pagamento.

1. Pagar com iPhone

Para pagar em um iPhone com Face ID, basta pressionar duas vezes no botão lateral e autenticar a biometria facial ou código de acesso assim que o cartão aparecer. Em um iPhone com Touch ID, coloque o dedo no sensor biométrico. Se preferir trocar de cartão, toque no cartão padrão para ver os outros disponíveis e, depois, fazer a autenticação. Por fim, aproxime o aparelho próximo à máquina de pagamentos.

Escolha um cartão e aproxime o iPhone na máquina de pagamento - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

2. Pagar com Apple Watch

No Apple Watch, pressione o botão lateral duas vezes. O cartão padrão é o primeiro a aparecer, role para baixo caso queira trocar por outro. Então, aproxime o dispositivo próximo à máquina de pagamentos até sentir um toque no pulso e ouvir um som de confirmação.

Aproxime o seu Apple Watch com o Apple Pay ativado - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

3. Pagar em sites e apps com iPhone, iPad ou Mac

Você também pode usar o Apple Pay para fazer pagamentos online no Safari ou em aplicativos. Verifique se o site possui o selo "Apple Pay", "Comprar com Apple Pay" ou "Doar com Apple Pay". Ao passar para etapa de confirmação, toque no botão Apple Pay ou escolha o serviço como forma de pagamento.

Em um iPhone ou iPad, pressione duas vezes o botão lateral e confirme a ação com Face ID ou código de acesso. Em aparelhos com Touch ID, basta usar a digital ou o código correspondente.

Caso você esteja utilizando um Mac, o processo de pagamento é igualmente simples. Se o computador tiver Touch ID, basta colocar o dedo no autenticador biométrico. Se não tiver, confirme o pagamento utilizando um iPhone ou Apple Watch conectados via Bluetooth com mesmo ID Apple.

Utilize o Apple Pay para pagamentos em sites no Safari - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Após a aprovação, será exibido um "OK" com a marca de verificação na tela. Muito prático usar o Apple Pay para pagamentos do dia a dia!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.