Como fazer GIF no iPhone

Como fazer GIF no iPhone

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 17 de Abril de 2022 às 16h00
Imagem: charlesdeluvio/Unsplash

Fazer GIF no iPhone é uma maneira divertida de interagir com seus amigos em aplicativos de mensagens e redes sociais. No iPhone, existem algumas ferramentas que são capazes de criar GIFs facilmente a partir de uma foto, vídeo ou do rolo de câmera.

Para facilitar a tarefa, separamos as principais dicas para você criar facilmente um GIF no smartphone da Apple e compartilhar com outras pessoas. Confira:

1. Pelo Live Photos

O Live Photos é um recurso da Apple que da vida às fotos tiradas no app câmera. O truque é bastante simples, ao tocar no obturador, a imagem captura tudo que aconteceu 1,5 segundos antes e depois — incluindo o som ambiente.

Além de dar "vida" à foto, ela também pode ser convertida em GIF nativamente editando-a para o modo Loop. Para isso, basta abrir uma Live Photo, tocar na seta ao lado de "Live" (no canto superior esquerdo), e escolher a opção "Loop".

Crie um GIF no iPhone pelo Live Photos (Imagem: Thiago Furquim)

Pronto! Agora, você pode compartilhar para qualquer pessoa que a imagem será enviada em formato de GIF.

2. Pelo Twitter

O Twitter é uma das redes sociais que mais utilizam GIFs para interação com outras pessoas. Ele também permite que você crie um GIF rapidamente ao postar uma nova publicação, utilizando o app de câmera. A função é bastante simples e você pode compartilhar diretamente na rede social, sem precisar acessar a Fototeca ou um app de terceiros.

Crie um GIF no iPhone pelo Twitter (Imagem: Felipe Freitas)

3. Pelo WhatsApp

O WhatsApp também possui sua própria ferramenta para criar GIFs curtos e enviá-las rapidamente em uma conversa. Assim, você cria um arquivo mais leve para ser compartilhado com outras pessoas e economiza no plano de dados móveis.

Os GIFs são criados pelo aplicativo de câmera, basta iniciá--lo em uma conversa e realizar uma gravação curta — com duração de seis segundos. Se passar do limite de tempo, o recurso irá desparecer e você não poderá converter o clipe de vídeo. Porém, você pode fazer cortes na edição rapidamente e enviar a animação pelo app.

Crie GIFs no iPhone pelo WhatsApp e mande diretamente em conversas (Imagem: Thiago Furquim)

4. Pelo Keynote

Poucas pessoas sabem, mas é possível criar um GIF a partir do app Keynote, da Apple. O app é gratuito para baixar na App Store e, com ele, você também pode aproveitar para criar uma animação e exportá-las em formato GIF, seja em um iPhone, iPad ou Mac.

A tarefa é bastante simples, cada slide do Keynote serve como uma cena para criar o GIF. Ou seja, você pode montar animações e tudo que sua imaginação guiar para criar seus próprios GIFs personalizados e compartilhar com amigos nas redes sociais. Após finalizar a apresentação, toque no botão de "Mais" (representado por três pontos), vá em "Exportar! e escolha "GIF Animado".

Crie um GIF animado pelas apresentações do Keynote do iPhone (Imagem: Thiago Furquim)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.