Como fazer um GIF no WhatsApp

Como fazer um GIF no WhatsApp

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Guadalupe Carniel | 18 de Janeiro de 2022 às 11h50
André Magalhães/Canaltech

Você sabe como fazer um GIF pelo WhatsApp? O aplicativo de mensagens permite transformar vídeos do seu celular em animações curtas para enviá-los em conversas. Dessa forma, é possível gerar um arquivo mais leve e repetível.

O WhatsApp permite converter vídeos em GIFs de até seis segundos de duração. Caso seja mais longa, é necessário fazer os cortes na janela de edição do aplicativo (Android | iOS). Além disso, a criação de GIFs só pode ser feita pelos celulares e não está disponível no WhatsApp Web. Veja o passo a passo!

Como fazer um GIF no WhatsApp a partir de um vídeo

  1. Abra uma conversa no WhatsApp e toque no ícone de anexo para enviar um vídeo. Em seguida, escolha entre procurar por um arquivo na galeria ou usar a câmera;

  2. Após escolher seu vídeo, o WhatsApp exibirá a tela de edição. Caso tenha até seis segundos de duração, o ícone “GIF” será exibido no canto superior direito da tela, ao lado de um ícone de câmera. Em vídeos mais longos, é necessário usar a barra na parte superior para ajustar a duração. Toque na opção para salvá-lo nesse formato e envie o arquivo para a conversa;

  3. Seu GIF será enviado no WhatsApp. Toque na miniatura para vê-lo.

Veja como fazer um GIF no WhatsApp a partir de vídeo (Captura de tela: André Magalhães)

Diferenças entre GIF e vídeo no WhatsApp

No WhatsApp, o GIF tem duração máxima de seis segundos, é reproduzido com replay automático e pode ser identificado por um ícone com o nome do formato. Os vídeos, por outro lado, são identificados com um sinal de reprodução na miniatura, podem reproduzir som e não possuem limitações de duração, apenas de tamanho do arquivo.

No Android, ainda há uma diferença no local de armazenamento de cada conteúdo: os vídeos são salvos em uma pasta chamada “WhatsApp Videos”, enquanto os GIFs são localizados em uma pasta de nome “WhatsApp Animated Gifs”.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.