Como compartilhar a internet do iPhone

Como compartilhar a internet do iPhone

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 21 de Julho de 2021 às 21h50
Imagem: Daniel Romero/Unsplash

A internet nos permite realizar diversas tarefas do cotidiano que facilitam nossa vida, desde nos comunicarmos com amigos e familiares à longa distância, ver filmes e escutar músicas em streaming, jogar com outras pessoas, estar por dentro das últimas notícias, entre outras atividades. Atualmente, existem diversos meios que facilitam o acesso à web com possibilidades de conexão sem fio por meio de um roteador ou transmissão de dados via satélite.

O que muitos não sabem é que o iPhone também podem se tornar um roteador de internet sem fio. O recurso Acesso Pessoal funciona no dispositivo exatamente como um modem comum — desde que o aparelho esteja recebendo internet via pacote de dados. Nesse sentido, ele permite transmissão de dados para outro iPhone, iPad, Mac e, até mesmo, Android ou PC com Windows. Isso muito útil em situações cujo um amigo precisa de internet para chamar um Uber, ou se você está sem Wi-Fi em casa e precisa compartilhar o sinal com um notebook.

Vale lembrar que o Acesso Pessoal também é disponível para o iPad com Wi-Fi e Celular. Abaixo, siga o passo a passo que preparamos e veja como configurar o Acesso Pessoal no seu dispositivo Apple e compartilhar a internet com outros aparelhos facilmente.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Compartilhando a internet do iPhone

1. Configurando o Acesso Pessoal

Passo 1: acesse o app Ajustes do iPhone. Em seguida, entre em "Celular".

Acesse os ajustes de Celular no iOS - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 2: toque em "Acesso Pessoal". Depois, ativa a opção "Permitir Acesso a Outros".

Ative o Acesso Pessoal nos ajustes do dispositivo Apple - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Você ainda pode alterar os ajustes abaixo:

  • Em "Senha Wi-Fi", você pode escolher uma escolha personalizada para o acesso à rede do Acesso Pessoal.
  • Para alterar o nome, vá aos "Ajustes" > "Geral" > "Sobre" > "Nome".
  • Caso queira desconectar os dispositivos que acessaram a rede, acesse os ajustes do Acesso Pessoal (passo 2) e desative-o.

Caso você esteja usando um modelo de iPhone com dois chips, o Acesso Pessoal irá funcionar para o chip selecionado a receber dados de rede.

2. Conectando um dispositivo por Wi-Fi

Para acessar a rede disponibilizada pelo Acesso Pessoal por Wi-Fi em um dispositivo móvel, Mac ou PC, basta acessar a seção de Wi-Fi do dispositivo que deseja conexão e localizar as redes disponíveis. Depois, será necessário apenas digitar a senha que você configurou ao recurso e esperar o aparelho conectar à web. Atente-se ao ícone do Acesso Pessoal exibido na barra de estado do aparelho conectado.

Atente-se ao símbolo do Acesso Pessoal ao conectar-se por outro dispositivo Apple - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

3. Conectando um Mac/PC por cabo USB ou Bluetooth

Nos computadores, ainda há a possibilidade de ter acesso à rede do Acesso Pessoal por um cabo USB ou Bluetooth. Para isso, realize uma das tarefas abaixo:

  • Por um cabo USB, conecte o iPhone ao PC ou Mac. Em seguida, confira o alerta para "Confiar neste Computador?" e toque em "Confiar". Entre nas preferências de rede do computador.
  • Pelo Bluetooth, certifique-se de que o recurso esteja ativado no iPhone indo ao "Ajustes" > "Bluetooth". Depois, no computador, entre nas configurações de Bluetooth para pareamento seguindo as instruções do fabricante.
Conecte à rede de internet disponibilizada pelo Acesso Pessoal em um Windows - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Lembre-se de que o pacote de dados estará sendo consumido no aparelho conectado. Tenha controle do uso para manter em dia seu pacote de dados via operadora de celular.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.