Como ativar a sincronização Wi-Fi do iPhone, iPad e MacBook

Como ativar a sincronização Wi-Fi do iPhone, iPad e MacBook

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 23 de Junho de 2021 às 21h50
Imagem: Pixabay/Pexels

Você já conectou o cabo USB no Mac para abrir informações do seu iPhone e/ou inserir conteúdo diretamente no aparelho, sem utilizar os recursos de nuvem e continuidade da Apple? Embora seja muito comum em smartphones Android, plugar o cabo no iPhone no seu Mac para por músicas, vídeos, demais arquivos do computador ou, ainda, atualizar o aparelho é possível e pode ser feito de forma muito prática.

No entanto, utilizar o cabo todas às vezes que você quiser realizar essa tarefa pode tornar o processo inconveniente, visto que o cabo pode estar no carregador ou guardado em outro cômodo do ambiente. Para resolver isso, a Apple disponibiliza a comunicação sem fio para sincronização de conteúdo, basta utilizar a mesma rede Wi-Fi entre o iPhone, iPad e Mac. Confira, neste artigo, um passo a passo que preparamos para você realizar esse procedimento.

Vale lembrar que a sincronização via Wi-Fi pode tornar a transferência de arquivos mais lenta por, obviamente, depender da velocidade de conexão. E caso opte por utilizar um cabo para a tarefa, aguarde terminar a tarefa antes de retirá-lo, caso contrário, mesmo com a sincronização Wi-Fi ativada a transferência será interrompida.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Importante: para restaurar um iPhone ou iPad para as configurações de fábrica, deverá sempre utilizar um cabo USB ou USB-C. A sincronização via Wi-Fi não permite esse ajuste.

Dado os devidos recados, vamos, finalmente, aprender como ativar a sincronização via Wi-Fi do iPhone, iPad e Mac.

Ativando a sincronização Wi-Fi do iPhone, iPad e Mac

Passo 1: conecte o cabo USB ou USB-C do iPhone ou iPad no Mac.

Passo 2: no Mac, abra o Finder e selecione o aparelho na barra lateral da janela.

Na barra lateral do Finder, acesse o iPhone ou o iPad conectado pelo cabo - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 3: na aba “Geral”, arraste a tela para baixo e clique na caixa de seleção em “Mostrar este iPhone ao usar o Wi-Fi”.

Clique na caixa de seleção indicada para ativar a opção "Mostrar este iPhone ao usar Wi-Fi" no Finder - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 4: clique em “Aplicar” para confirmar a configuração.

Por fim, clique em "Aplicar" para que a sincronização seja ativada no Finder - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Pronto! Sempre que o seu iPhone ou iPad estiverem na mesma rede Wi-Fi do Mac, você poderá acessar as opções de sincronização sem precisar usar o cabo USB.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.