Como dividir a tela do iPad

Como dividir a tela do iPad

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 16 de Junho de 2021 às 12h50
Imagem: 2dsight/Envato Elements

O tamanho da tela do iPad dá liberdade ao usuário para aproveitar melhor aplicativos, realizar tarefas e ler informações mais facilmente em comparação ao iPhone. O espaço de sobra é tamanho que o tablet da Apple permite ao usuário usar dois aplicativos ao mesmo tempo, com interação mútua, sem perder a fluidez e praticidade do sistema.

Este incrível recurso do iPad se chama Multitarefa e, além de mostrar aplicativos que foram abertos recentemente, ele embarca o recurso de divisor de tela que se divide em duas opções: o modo Slide Over e Split View. Ambos cumprem a mesma função, abrir um app em conjunto com outro que já está aberto na tela, porém de maneiras diferentes. Enquanto o Slide Over se propõe a exibir um app flutuando na tela com outro aberto, o Slipt View literalmente divide o espaço do display entre dois aplicativos.

As duas ferramentas de divisão de tela do Multitarefa são muito úteis para trabalhar com vários aplicativos simultaneamente e entre si. Em outras palavras, se, por exemplo, você gostar de uma imagem no app Fotos e quiser salvar no Notas, basta abrir o Fotos, arrastar o Notas para fora do Dock (e fazer o Slide Over), ou arrastá-lo para a borda direita da tela (e fazer o Spli View).

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Complicou? Não se preocupe. Elaboramos um passo a passo para você aprender exatamente como acionar as duas funções e aproveitar todo potencial que o espaço de tela do seu iPad oferece.

Como dividir a tela do iPad

1. Abrindo um aplicativo com Slide Over

Passo 1: abra um aplicativo. Em seguida, deslize o dedo debaixo para cima da leta para exibir o Dock.

Arraste o dedo para cima para revelar o Dock - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 2: toque e segure um app do Dock, depois arraste para a tela.

Arraste o app com o dedo para o meio da tela - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Há algumas ações importantes que você precisa saber depois de abrir um app pelo Slide Over, confira:

Se você quiser mover o app no Slide Over, basta pressionar o ícone de traço ("—") para esquerda ou para a direita da tela.

Mova o app para o canto oposto caso deseje visualizar melhor uma parte da tela - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Para ocultar um app aberto no Slide Over, pressione o ícone de traço ("—") e mova o aplicativo para fora da tela, pela lado esquerdo ou direito. Para exibir novamente, basta deslizar o dedo no canto da tela para o centro.

Oculte o aplicativo no Slide Over rapidamente arrastando para o lado que está na tela - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Para fechar um app no Slide Over, deslize a barra inferior para cima e pressione no centro da tela para exibir outros apps nesse modo. Depois, deslize para cima o app que deseja fechar.

Arraste a barra inferior para cima para abrir o Multitarefa do Slide Over e feche os apps que você desejar - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

2. Usando dois apps simultaneamente com Split View

Para usar dois apps ao mesmo tempo no iPad, siga o primeiro passo acima. Depois, no Dock, pressione o segundo app que deseja abrir e arraste-o para o canto esquerdo ou direito da tela.

Arraste o app do Dock e leve para o canto da tela para dividi-la - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Após dividir a tela com dois apps, veja, abaixo, alguns ajustes importantes que você pode fazer ao Split View:

Para distribuir o espaço de tela, arraste o divisor de app para os lados.

Escolha qual aplicativo você quer expandir no Split View para visualizar mais informações - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Para mudar do Split View para o Slide Over, deslize o app de cima para baixo.

Abra o Slide Over diretamente no Slip View - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Para fechar o Split View, arraste o divisor até o extremo da tela (do lado do app que você deseja encerrar).

Arraste o dedo até o canto da tela para fechar o app no Split View - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

3. Interaja entre os aplicativos

Conforme dissemos anteriormente, você pode utilizar o recurso de arrastar e soltar para mover textos, fotos e arquivos entre os aplicativos abertos. Para isso, basta selecionar um item pressionando com o dedo e arrastar na tela para o outro app. Para arrastar vários itens, toque e pressione um, arraste-o devagar e continue a pressioná-lo enquanto você escolhe outros com outros dedos. Por fim, basta arrastar no outro aplicativo.

Arraste uma foto para enviar e-mal ou enviar uma mensagem no iPad pelo Split View - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

4. Desative os recursos do Multitarefa

Se nenhum dos recursos da Multitarefa forem importantes para você, ou se você acionar muitas vezes de forma acidental o Slide Over, pode preferir desativá-lo do sistema. Siga os passos abaixo:

Passo 1: abra o app Ajustes e toque em "Tela de Início e Dock" > "Multitarefa".

Entre no menu de Multitarefa nos Ajustes do iPad - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 3: desative a opção "Permitir Vários Apps".

Caso você queira desativar o recurso, vá aos Ajustes do iPad e toque no seletor de "Permitir vários Apps" - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.