Dicas para liberar mais espaço de sua conta no Gmail

Por William Nascimento

O popular serviço de e-mail do Google, que estreou em 2004, é um dos mais usados no mundo. Atualmente o Gmail oferece 15 GB gratuitos para os usuários enviarem e receberem mensagens. Este número não é pouco, afinal você precisará de muitos e-mails para conseguir atingir o limite de 15 GB em sua conta. No entanto, com o passar dos anos esta quantidade é bastante comprometida e para continuar utilizando o serviço você terá que tomar algumas providências.

Pensando nisso, elaboramos algumas dicas simples e bastante úteis para lhe ajudar a liberar espaço em sua conta no Gmail.

Esvaziar a lixeira e caixa de spams

Esta pode ser uma dica óbvia, mas não é o que parece. No Gmail, e-mails deletados na Caixa de Spams são automaticamente "excluídos permanentemente". No entanto, os emails comuns, ao serem deletados, são enviados à Lixeira.

Muitos usuários acham que por deletarem tais mensagens elas já estão excluídas de sua conta. É verdade que após 30 dias os emails da Lixeira são deletados automaticamente. No entanto, para quem precisa de espaço imediato, a melhor opção é manualmente deletá-los. Para eliminá-las por completo você deve ir até a Lixeira de sua conta e esvaziá-la. Somente desta forma as mensagens excluídas não estarão mais presentes, ocupando espaço de armazenamento.

Gmail

Elimine e-mails com anexos

Os principais vilões do armazenamento de contas de e-mails são os anexos. O Gmail permite que você anexe em um e-mail um arquivo com no máximo 25 MB. Se você já possui uma conta no Gmail há anos, é provável que já tenha enviado e recebido centenas de anexos. Por isso, a quantidade de espaço que eles ocupam em sua conta deverá ser bastante considerável.

Utilize a barra de busca no topo da página para localizar arquivos em anexo. Você poderá utilizar o comando filename: e o tipo de arquivo que pretende localizar como doc, pdf ou jpg.

Gmail

Baixe uma cópia de seus e-mails

Outra excelente dica para conseguir mais espaço em sua conta é realizar um backup de seus e-mails. Após entrar em sua conta no Google, acesse a aba "Ferramenta de dados" nas configurações de sua conta. Você poderá notar que ao lado direito existe uma opção interessante para fazer o download de todos os seus dados. Clique em "Selecione os dados para o download".

Contas Google

Em seguida, clique em "Criar um Arquivo". Agora você poderá realizar o backup de todos os seus dados da conta Google, incluindo seus e-mails no Gmail.

Contas Google

Elimine todos os e-mails relacionados a promoções

Você deve receber em seu e-mail dezenas de mensagens promocionais de empresas. No Gmail estas mensagens estão separadas das demais em uma aba chamada "Promoções". Sinta-se à vontade para excluí-las e obter um espaço considerável em sua conta. Com o tempo, estes e-mails podem se acumular aos milhares.

Gmail

Mantenha as dicas acima sempre em dia para utilizar sua conta no Gmail de maneira mais eficiente e prática. 15 GB podem ser uma incrível quantidade de armazenamento para os que mantêm apenas o necessário em seu e-mail.

Fonte: http://fieldguide.gizmodo.com/5-quick-ways-to-free-up-space-in-your-gmail-account-1605253430/+kcampbelldollaghan

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.