Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Bug do iOS 12 envia mensagens para outros contatos que não os selecionados

Por| 01 de Outubro de 2018 às 17h10

Link copiado!

Bug do iOS 12 envia mensagens para outros contatos que não os selecionados
Bug do iOS 12 envia mensagens para outros contatos que não os selecionados
Tudo sobre Apple

A última versão do iOS 12, disponibilizada para todos os usuários no mês de setembro, já está rendendo algumas dores de cabeça. Isso porque uma falha no sistema operacional está fazendo com que o app Mensagens envie conversas e arquivos para outros contatos que não aqueles selecionados para receber os envios.

A culpa seria de uma ferramenta do iOS 12 que deveria mesclar as conversas com usuários que possuem diversos números de telefone ou contas de e-mail nos seus dispositivos Apple, como costuma acontecer com quem tem um número pessoal e outro para trabalho, mantendo as conversas organizadas em um só canal.

O problema é que surgiram alguns relatos em fóruns de usuários Apple dizendo que a versão mais recente do sistema operacional está mesclando contatos erroneamente, unindo em apenas uma conversa indivíduos totalmente diferentes. As mesclas não intencionais estão enchendo às comunidades de suporte com histórias sobre imagens e mensagens enviadas para mães que foram copiadas por engano para irmãs, ou conteúdos que foram enviados pelas mães para seus maridos aparecendo também para seus filhos.

Alguns usuários também dividiram o problema no Twitter, como é o caso de @sabrina98ucf, que escreveu: "O [Suporte da Apple] é uma droga. Nossas mensagens de texto estão zoadas. Meus filhos estão se passando como meu marido e vice-versa. Minha mãe me manda uma mensagem e vai para o meu marido, ou para o telefone dos meus filhos. Também vemos o histórico de chamadas telefônicas uns dos outros. O que está acontecendo?", como pode ser visto na reprodução abaixo:

Continua após a publicidade

Como a maior parte dos relatos diz respeito a familiares, acredita-se que o erro pode estar relacionado a quem faz uso do iCloud em família, ou mesmo compartilhando IDs da Apple em seus dispositivos, o que leva o sistema operacional a interpretar erroneamente esses acessos como partindo de um mesmo usuário.

Devido a isso, acredita-se também que não seja um bug da última versão do iOS, mas sim uma consequência de mau planejamento da ferramenta por parte da Maçã, que pode não estar contabilizando seus usuários por meio da ID da Apple, única para cada pessoa e intransferível. Em análise compartilhada pelo site internacional Mashable, mutos dos casos relatados pode vir de famílias que parecem estar compartilhando as IDs para fazer compras da App Store ou monitorar o uso da Internet por crianças.

Continua após a publicidade

Apontada como solução, a configuração de IDs individuais para cada um dos membros da família, segundo os relatos divididos nos fóruns, não funciona para aqueles que já tiveram seus contatos unificados pelo iMessenger. Outra crítica que a ferramenta está recebendo é que não há uma forma manual de desfazer os bate-papos mesclados depois que o iOS faz a junção por engano.

Por enquanto, não há clareza sobre quantos usuários estão sendo afetados, nem mesmo se o problema ocorre com clientes Apple de todos os países. Também não se sabe se aqueles que nunca compartilharam suas IDs da Apple estão a salvo.

Fonte: Mashable