Publicidade

Apple revela os primeiros e inovadores recursos de acessibilidade do iOS 15

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Maio de 2021 às 21h35

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech

A Apple é uma empresa tradicional quando o assunto é o seu sistema operacional: ela raramente anuncia detalhes antes de ter algo para mostrar. Mas, nesta quarta-feira (19), a companhia surpreendeu ao compartilhar uma coleção de recursos em desenvolvimento que devem chegar ao iPhone e iPad com o iOS 15.

Às vésperas da conferência oficial da Maçã — a WWDC 2021 está prevista para começar no dia 7 de junho —, a empresa deu um gostinho aos fãs do que está por vir. E foi por um excelente motivo: falar sobre a chegada de novas opções de acessibilidade.

Continua após a publicidade

Uma das principais introduções do iOS novo são voltadas para pessoas com deficiência motora, visual, auditiva e cognitiva. Essas adições vão permitir a inclusão destes usuários no ecossistema da companhia, de modo a tornar o iPhone cada vez mais amigável para todos os públicos.

O primeiro item da lista é o AssistiveTouch para o watchOS, cuja função é facilitar o uso do relógio da Apple sem a necessidade de tocá-lo fisicamente. A atualização fará com que os sensores de movimento integrados ao sensor óptico de frequência cardíaca e o mecanismo de aprendizado de máquina ajudem o Apple Watch a detectar movimentos sutis, apenas com gestos.

Dispositivos de rastreamento ocular de terceiros também devem chegar ao iPad para permitir que pessoas sem qualquer tipo de movimento possam controlar seu dispositivo apenas com o movimento dos olhos. Assim que a atualização sair, os dispositivos compatíveis rastrearão para onde o usuário olha na tela e um ponteiro seguirá na direção indicada — o olhar fixo permitirá a execução de uma ação, com abertura ou fechamento de aplicativo.

Continua após a publicidade

O VoiceOver, ferramenta de leitura da tela da Apple, também receberá aprimoramentos junto ao novo sistema operacional. Ela agora vai fornecer ainda mais detalhes sobre o que é exibido, o que inclui pessoas, textos, dados de tabelas e outros objetos. A promessa é que ela consiga descrever com precisão a posição exata das coisas. Isso deve vir junto com a ampliação do suporte a dispositivos auditivos bidirecionais com suporte a reconhecimento de audiogramas.

Para ajudar pessoas com distúrbios neurológicos, o iOS e o iPadOS virão com sons de fundo, como oceano, chuva e riachos — para ajudar a minimizar as distrações e aprimorar a concentração, manter a calma ou descansar.

Ações produzidas a partir da voz vão substitui botões e interruptores físicos serão substituídos por sons de boca, como clique, pop ou som “ee” para usuários que não falam e têm mobilidade limitada.

Continua após a publicidade

O uso da voz também vai ser empregado para novos comandos como configurações de exibição, tamanho do texto para aplicativos individuais e personalizações dos Memoji, no intuito de representar usuários com tubos de oxigênio, implantes cocleares e outros.

A Apple não menciona no comunicado que o recurso virá junto do novo sistema, mas promete a chegada "ainda para este ano". Como a empresa deve lançar o iOS 15 em setembro, entende-se que as adições de acessibilidade devem chegar juntas.

Bem interessantes os novos recursos da Apple, não é? Deixe sua opinião nos comentários.

Continua após a publicidade

Fonte: Apple