Publicidade

Apple libera iOS 18 com personalização da tela inicial, mas sem recursos de IA

Por  |  • 

Compartilhe:
Divulgação/Apple
Divulgação/Apple

A versão estável do iOS 18 foi liberada ao público na tarde desta segunda-feira (16). A nova geração do sistema operacional para iPhones ainda não traz os recursos de IA do Apple Intelligence, mas chega com uma nova leva de funções para personalizar a tela inicial e a tela de bloqueio do aparelho. 

Quem possui um iPhone compatível já pode baixar o pacote de instalação, que ocupa 3,44 GB, na tela “Atualização de Software” dentro do app Ajustes. Além do iOS, a Apple lançou as novas versões de iPadOS 18, macOS Sequoia, tvOS 18,visionOS 2 e watchOS 11.

O que muda no iOS 18

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A nova versão do sistema operacional traz muitas novidades para personalizar a interface. A tela inicial, por exemplo, permite posicionar os ícones de apps em ordem aleatória e mudar a cor das miniaturas, enquanto a Central de Controle ganhou ajustes para escolher quais widgets são exibidos em primeiro lugar. 

No caso da tela de bloqueio, é possível personalizar os atalhos de apps e trocar os tradicionais comandos para abrir lanterna e câmera.

A atualização conta com um novo aplicativo, o gerenciador de senhas Password — a ferramenta pode ser usada para armazenar todas as palavras-chave e outras informações sensíveis do ID Apple, além de sincronizar os dados entre dispositivos da Maçã. Ainda com relação à privacidade, é possível bloquear apps por senha ou armazená-los numa pasta oculta. 

O aplicativo Fotos foi remodelado para simplificar o visual da tela inicial e criar Coleções automáticas com registros de viagens e outros acontecimentos importantes na biblioteca. A atualização enfim marca a chegada do protocolo RCS aos iPhones, uma espécie de sucessor do SMS que facilita a troca de mensagens com usuários de Android sem recorrer a apps de terceiros, como o WhatsApp.

Como atualizar para o iOS 18

Siga estes passos:

  1. Abra o app Ajustes;
  2. Toque em “Geral”;
  3. Acesse “Atualizações de Software”;
  4. Selecione “Atualizar para o iOS 18”;
  5. Pressione “Atualizar agora”;
  6. Aceite os termos;
  7. Instale o pacote.

Continua após a publicidade

Além de considerar o espaço de armazenamento, também é recomendável reservar alguns minutos do dia para a instalação, que é um pouco demorada, e baixá-la com pelo menos 50% da carga da bateria. 

Quais iPhones vão atualizar para o iOS 18?

Os modelos compatíveis com o iOS 18 incluem a nova linha do iPhone 16 e os aparelhos que também atualizaram para o iOS 17:

Continua após a publicidade

Já o pacote de IA do Apple Intelligence chega apenas em outubro com uma versão Beta em inglês. Porém, nem todo iPhone que atualiza para o iOS 18 vai receber as funções — veja a lista.

Novidades nos demais sistemas

Sistema operacional dos iPads, o iPadOS ganhou as mesmas funções de personalização de ícones de apps do iOS 18, além de um inédito app de calculadora compatível com o Apple Pencil. No macOS Sequoia, a principal novidade é o espelhamento da tela do iPhone nos computadores, que permite controlar o celular com mouse e teclado.

O tvOS 18 lançou o recurso InSight, um painel com informações do filme ou série, da trilha sonora e do elenco em cena em formato similar ao do Amazon Prime Video. Os Apple Watches com watchOS 11 ganharam novos recursos para monitorar a saúde, incluindo o app Sinais Vitais com um resumo das principais informações do usuário, enquanto o visionOS 2 amplia opções para criar fotos em 3D no Apple Vision Pro.

Continua após a publicidade

VÍDEO: Preço dos iPhones 16, o que mudou nos AirPods e Apneia do Sono no Apple Watch Series 10

LEIA TAMBÉM: