Apple lança iOS 14.6 com novidade no app Podcasts; confira

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Maio de 2021 às 18h05
Reprodução: Omid Armin/Unsplash

Não demorou muito e a Apple já lançou a versão final do iOS 14.6. A atualização para o iPhone introduz o suporte para a assinatura individual de canais no Apple Podcasts e prepara o modo de alta definição do Apple Music destinado aos audiófilos de plantão para a chegada em junho. Ao lado, claro, de melhorias gerais em desempenho e na experiência com o smartphon.

O iOS 14.6 acontece depois da liberação de duas versões Release Candidate e, como de costume, ao lado de iPadOS e14.6, tvOS 14.6, watchOS 7.5 e macOS 11.4. No iPhone, as novidades vão além da correção de bugs, mas são significativamente menores do que a atualização de meio ciclo, o iOS 14.5.

Dessa vez, a Apple incluiu ao “modo perdido” a alternativa de fornecer o endereço de e-mail no lugar do número de telefone em acessórios compatíveis com o Buscar (incluindo AirTags). Ademais, se tocado por dispositivo compatível via NFC, o chaveirinho inteligente da Maçã passa a mostrar o número do usuário parcialmente coberto para evitar o compartilhamento indevido de informações.

O pacote de atualização do iOS pesa cerca de 800 MB, mas o tamanho pode variar conforme o modelo (Captura: Gustavo de Lima Inácio/Canaltech)

O mais importante do pacote talvez seja a assinatura de canais e podcasts individuais, o novo modelo de pagamentos do Apple Podcasts. Assinantes do serviço terão acesso ao catálogo de conteúdos exclusivos da plataforma, enquanto permitem que o criador tenha retorno financeiro maior a partir da audiência.

Vale lembrar que na atualização do iOS 14.5 o Apple Podcasts apareceu com visual repaginado. A plataforma ganhou canais diversificados, programas agrupados e curadoria dos próprios criadores — tudo com direito a títulos, descrições e capas exclusivas. Felizmente, ainda existirão os canais gratuitos.

Depois disso, também com seu grau de importância, está no modo sem perdas de qualidade sonora do Apple Music, em que formato proprietário ALAC foi elevado à máxima resolução para reproduzir faixas com alta fidelidade. Ademais, Dolby Atmos com som espacial chega no mesmo pacote para títulos selecionados. Nos dois modos, o fone de ouvido precisa ser compatível habilitar o recurso.

Como sempre, correções de bugs não ficaram de fora. A descrição do iOS 14.6 inclui:

  • O desbloqueio com o Apple Watch poderia não funcionar depois de usar a opção Bloquear iPhone no Apple Watch;
  • Lembretes poderiam aparecer como linhas em branco;
  • Extensões de bloqueio de ligação poderiam não aparecer nos Ajustes;
  • Dispositivos Bluetooth poderiam às vezes ser desconectados ou enviar o áudio para um dispositivo diferente durante uma ligação ativa;
  • O iPhone poderia ter um desempenho reduzido durante a inicialização.

A compilação pode ser baixada a partir da página "Atualização de software" do iPhone. Assim como fez nas demais versões, a fabricante está distribuindo o pacote gradativamente, portanto, pode não chegar em todos os aparelhos simultaneamente. Ainda assim, vale conferir se há algum download disponível manualmente e, quem sabe, dar a sorte de acelerar a chegada das novidades.

Vale lembrar que para os inscritos no Apple Beta Software Program o iOS 14.7 já está disponível em seu primeiro beta. Novamente, o fluxo de atualizações deve ser feito de forma acelerada e não dá para esperar grandes novidades na próxima compilação.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.